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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2001
  • Casamento e família de origem: lealdade invisível Artigos

    Borghetti, Rosicler; Lech, Marilise Brockstedt; Martins, Paulo Cesar Ribeiro

    Resumo em Português:

    O tema "casamento e família de origem" surgiu a partir de observações feitas no atendimento de um casal, cuja queixa principal de um dos cônjuges era o fato do outro permanecer mais "casado" com sua família de origem do que com ele - embora ambos estivessem ligados às suas famílias. Esse fato acabou por se refletir negativamente em suas vidas causando-lhes sofrimento, o que os levou a procurar ajuda terapêutica. O caso clínico caracteriza-se pela lealdade invisível em relação à família de origem, que funciona como amarras, impedindo o desenvolvimento do casal.

    Resumo em Inglês:

    The theme, marriage and origin family, appeared from observations in the attendance of a couple, whose main complaint of one of the spouses was the fact of that the other remains more "married" to the origin family than to the spouse -although both were tied to their families. This fact reflected negatively in their lives, causing them suffering, making them seek therapeutic help. The clinical case is characterized by the invisible loyalty in relation to the origin family, which works as ties, impeding the couple’s development.
  • A esquizofrenia e seu tratamento farmacológico Artigos

    Alves, Cilene Rejane Ramos; Silva, Maria Teresa Araujo

    Resumo em Português:

    A esquizofrenia é um transtorno mental bastante complexo de causas ainda hoje desconhecidas. O tratamento farmacológico dessa síndrome consiste basicamente no uso de medicamentos antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas e ajudam o paciente a conviver normalmente em sociedade. Este artigo apresenta inicialmente uma breve descrição da esquizofrenia; em seguida, analisa as intervenções atuais utilizadas para seu tratamento farmacológico, fazendo um levantamento dos principais antipsicóticos típicos e atípicos, seus efeitos terapêuticas e colaterais, e seu mecanismo de ação. Finalmente, analisa alguns aspectos da interação entre tratamento farmacológico e intervenção psicoterápica.

    Resumo em Inglês:

    Schizophrenia is a rather complex mental disorder whose causes are still unknown. The pharmacological treatment of this disorder is based on antipsychotic drugs, which provide symptom improvement and allow for a better pattern of social interaction. This paper presents a brief description of schizophrenia, followed by an analysis of present pharmacological interventions used in its treatment. The therapeutic and collateral effects of the main typical and atypical antipsychotic agents are described, and their mechanism of action is discussed. Finally, some aspects of the interaction between pharmacological treatment and psychotherapeutic intervention are discussed.
  • Disciplinas de Psicologia em cursos de graduação em enfermagem Artigos

    Carvalho, Ana Maria Pimenta; Fukushima, Emília Tiemi

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de descrever características das disciplinas de Psicologia oferecidas em cursos de graduação em Enfermagem, em universidades públicas brasileiras. Até recentemente, a legislação que rege a grade curricular de tais cursos é a Portaria 1721 de 15 de Dezembro de 1994, do Ministério da Educação e do Desporto. Verificou-se que tais disciplinas são oferecidas em caráter obrigatório, na maior parte das escolas, com uma carga horária que atende ao mínimo previsto pela legislação, não são ministradas apenas por psicólogos e seu conteúdo é, na maior parte das vezes, de Psicologia Geral. Os esforços de inserção destas disciplinas vão ao encontro de uma formação do profissional enfermeiro que visa superar o modelo médico biológico.

    Resumo em Inglês:

    In this article the insertion of Psychology courses in Nursing Programmes in public universities of the country is described. Until now the law that guides such matter is Regulation 1721 - December 15th, 1994, of the Ministry of Education and Sports. According to the data gathered from questionnaires aswered by members of the Nursing Programmes, most of the schools have Psychology courses offered as obbligatory; the time spent by theses courses fit the legislation demand; the teachers responsible for this courses are not psychologists only and their content is mainly General Psychology. Is seems to have an effort to offer the nursing students a graduation programme that surpasses the medical biological model
  • Atitudes frente ao computador: elaboração e validação de uma escala de medida Artigos

    Gouveia, Valdiney Velôso; Andrade, Josemberg Moura de; Queiroga, Fabiana; Meira, Maja

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi construir a Escala de Atitudes frente ao Computador, estabelecendo seus parâmetros psicométricos. A hipótese era de dois fatores: Máquina Autônoma e Instrumento Interatuante. No início havia 100 itens, reduzidos para 50 depois da análise teórica e semântica, e do poder discriminativo. Com respostas de 487 sujeitos, fez-se uma PAF, com rotação oblimin, que resultou dois fatores diferentes dos hipotetizados: Atitudes Positivas e Atitudes Negativas, com Alfas de Cronbach, respectivamente, de 0,77 e 0,74; estes explicaram 16,3% da variabilidade dos escores. Por fim, a correlação entre tais fatores (r = -0,48, p < 0,000) sugeriu uma escala unifatorial, com os 31 itens, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,83. Concluiu-se que o instrumento pode ser útil para diagnosticar as atitudes dos potenciais usuários de computador e para saber como a população geral percebe esta máquina.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to construct the Attitudes Towards Computer Scale, establishing its psychometric parameters. There were two factors as hypothesis: Autonomous Machine and Interacting Instrument At the beginning there were 100 items, reduced to 50 after theoretical and semantical analysis, and discriminatory power. Based on answers of 487 subjects, a PAF analysis was performed, with oblimin rotation, which resulted in two different factors from those formulated: Positive Attitudes and Negative Attitudes, with Cronbach’s Alphas of .77 and .74, respectively. These two factors together explain 16.3% of the variability of the scores. Final/r. the correlation between such factors (r= -.48, p< .000) suggested a unifactorial scale, with the 31 items and Alpha of .83. It was concluded that the instrument can be useful to diagnose the attitudes of the potential computer user and to know how the general population perceive this machine.
  • Trabalho docente e valores: em questão as novas tecnologias de informação e comunicação Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes

    Resumo em Português:

    Este é o segundo artigo de uma série que pretende apresentar algumas considerações acerca das relações entre as tecnologias de informação e comunicação, as organizações educacionais, os valores e o trabalho docente. O objetivo principal deste artigo é o de discutir algumas conseqüências das tecnologias de informação e comunicação, especialmente do computador, no trabalho docente. Para uma compreensão mais abrangente do assunto dividimos o texto em três pequenas partes: i) a importância do trabalho na vida humana; ii) os valores relacionados ao trabalho docente e iii) o uso dos computadores na educação.

    Resumo em Inglês:

    This article is lhe second of a series presenting some considerations on the relations between information and communication technologies, education organizations and values and lhe academic work of the teacher. The main purpose ofthis article is to discuss some consequences of information and communication tecnologies, particulary those related to lhe use of the computer in academic work. In arder to have a more comprehensive understanding of the subject, the text is divided into three parts: i) the importance of work in human life; ii) the values related to academic work and iii) the use of computers in education.
  • A imagética kinetica e mental em praticantes de desportos colectivos e individuais Artigos

    Raposo, José Vasconcelos; Costa, Goreti; Carvalhal, Isabel Mouráo

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo foi avaliar e comparar os valores de imagética mental e cinética em jovens praticantes de vários niveis competitivos de desportos colectivos e individuais, de dois niveis de escolaridade, com diferentes anos de prática e que nunca foram submetidos a uma programa de preparação psicológica para a competição nem a qualquer tipo de teste psicológico. A amostra foi constituida por 366 individuos, 152 do sexo feminino e 214 do masculino. A média das idades foi 20.29 anos. Os sujeitos aceites para o estudo foram subdivididos em grupos de acordo com as variáveis independentes definidas para este estudo. Assim, para o nível de escolaridade integraram o grupo UTAD, 205 indivíduos (50 fem. e 155 masc.) e o grupo 12A com 161 sujeitos (102 fem. e 59 masc.). Quando organizados por tipo de desporto constamos que 143 eram praticantes de modalidades individuais (31 fem. e 112 masc.) e 117 (44 fem. e 73 masc.) de colectivas. Os resultados da comparação por sexos evidenciaram diferenças estatisticamente significativas na componente imagética mental. Foram encontradas diferenças entre os diferentes grupos da variável anos de prática. Os valores obtidos tendem a reforçar algumas das conclusões já publicadas e discutidos na literatura desta área do saber. A forma como interpretamos os resultados recorrem a argumentos diferentes daqueles habitualmente constatados na literatura da especíalidade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present study was to compare levels of mental and kinetic practice among young athletes involved in collective and individual sports. The independent variables were: level of school attendance, years of sports practice. Having been subjected to a program of mental training was used as thee inclusion criteria in the sampling procedure. The sample consisted of 366 individuals (152 females and 214 males). The average age was 20.29 years. These subjects were divided into groups according to the independent variables of this study. For the school levei there were 205 individuais in lhe group "UT" (50 famels and 155 males) and 161 subjects in lhe group "12A" (102 remates and 59 males). When organized according to lhe type of sport, 117athletes practiced a collective sport (44 remates and 73 males) and lhe individual sports group consisted of 143 subjects (31 remates and 112 males). The results showed that there were statistical significant differences between lhe sexes for mental imagery. There were also significant differences between lhe groups according to lhe years of practice. These results tend to confirm some of lhe previous research published in this scientific area, however lhe arguments that we use to explain some lhe values obtained differ from lhe known literature.
  • Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula Artigos

    Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela

    Resumo em Português:

    As preocupações de professores, pais e educadores em geral relativamente ao comportamento escolar dos alunos têm-se acentuado consideravelmente nas últimas duas décadas. Algumas das razões em que assentam tais preocupações atêm-se ao aumento significativo do número de alunos que apresentam comportamento escolar desviante, à gravidade desses mesmos comportamentos e ao seu aparecimento em populações escolares cada vez mais jovens. Neste trabalho é apresentado um estudo que, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretendeu conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento na sala de aula. Concebeu-se, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois, ao julgamento de professores do 3º ciclo de escolas secundárias de Ponta Delgada, Açores. Pretendeu-se, assim, conhecer as situações de desvio a que esses professores atribuíam maior gravidade, os factores que acreditavam constituir agentes facilitadores da indisciplina na sala de aula e os tipos de intervenções que consideravam mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na sala de aula passa, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.

    Resumo em Inglês:

    In the last decades parents, teachers and educators in general have been feeling an increasing concern about students disruptive behaviour in schools. Underlying these concerns are the growing number of students with disruptive behaviour, the severity of these behaviours, and their manifestation in ever younger pupils. This article presents a descriptive and exploratory study designed to explore teachers’ conceptions of classroom disruption. A set of situations containing classroom disruptive behaviours were created and later presented to teachers of grades seven to nine in schools of Ponta Delgada, Açores. We aimed at finding out which of these situations teachers considered more severe in terms of disruption, which factors they believed were more influential, and what kind of interventions they considered more appropriate to deal with those situations.
  • Plantão psicológico, novos horizontes Resenha

    Linares, Rosilene
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