Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2001
  • Em busca de uma nova identidade: o grupo de alcoólicos anônimos Artigos

    Oliveira, Rosiane Gonçalves de; Menandro, Paulo Rogério Meira

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve uma investigação com membros de Alcoólicos Anônimos, conduzida com o objetivo de verificar transformações em seu cotidiano e em suas concepções sobre temas relacionados ao alcoolismo. Foram entrevistados 19 homens, utilizando-se um roteiro de questões que solicitava de diversas formas que comparassem sua condição anterior de alcoolista na ativa com sua condição atual de abstinente. Foi utilizado, também, um instrumento adaptado da técnica do diferencial semântico. Os resultados revelaram extensas alterações -tanto nas concepções sobre alcoolismo e temas relacionados, como nas ações pessoais dos membros de AA - em várias esferas de suas vidas (família, grupo de amigos, trabalho, vizinhança). Tais resultados indicam a construção de uma nova identidade social revestida de caráter positivo. Fica evidente também a grande aceitação, pelos sujeitos, dos princípios de AA e adesão às propostas do grupo na condução de suas vidas. Adicionalmente, os resultados permitiram discutir alguns mecanismos de influência dos grupos de AA.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes an investigation with Alcoholics Anonymous (AA) members, conducted with the objective of verifying transformations in their daily life and their conceptions on alcoholism related themes. Nineteen men were interviewed, utilizing a questionnaire that, in different ways, asked them to compare their previous condition of active alcoholic to the current condition of abstinence. The subjects also answered an instrument adapted from the semantic differencial technique. The results revealed extensive alterations both in the conceptions about alcoholism and themes related to it, and in the personal actions of AA members in various levels of their lives (family, group of friends, work, neighborhood). These results indicate the construction of a new social identity of a positive character. The acceptance of the AA principles, as well as the adherence to the group proposals in conducting their lives, also becomes evident. Additionally, the results are used in the discussion of some influence mechanisms of the AA groups.
  • A questão da espiritualidade na realidade hospitalar: o psicólogo e a dimensão espiritual do paciente Artigos

    Elias, Ana Catarina de Araújo; Giglio, Joel Sanes

    Resumo em Português:

    Visando minimizar o sofrimento psicológico de pacientes Fora de Possibilidade de Cura e promover Qualidade de Vida na Dor Simbólica da Morte, representada pela Dor Psíquica e Dor Espiritual, desenvolveu - se um método integrando - se as técnicas de Relaxamento Mental e Visualização de Imagens Mentais com o conceito de Espiritualidade, o qual foi estruturado a partir de pesquisas que descrevem os relatos de pacientes que passaram por uma Experiência de Quase Morte (E.Q.M.), e voltaram a viver normalmente. Neste artigo discorremos sobre os dados que estruturam o conceito de Espiritualidade na composição do método proposto, para re-significar a Dor Simbólica da Morte de pacientes terminais.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the elements of Spirituality's conception, which integrates the techniques of Mental Relaxation and Mental Images. This method is intended to promote Quality of Life in the Death Symbolic Pain, what is represented by the Psychic Pain and Spiritual Pain, in the care of terminal patients. The elements of Spirituality' s conception are based in psychiatric research on the report of patients that experienced a Near Death Experience and come back to the normal life.
  • O brincar no hospital: análise de estratégias e recursos lúdicos utilizados com crianças Artigos

    Aragão, Rita Márcia; Azevedo, Maria Rita Zoega Soares

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa buscou caracterizar a preferência de recursos e atividades lúdicas de acordo com faixas etárias e, de modo geral, investigar a efetividade desses recursos e atividades no atendimento a crianças hospitalizadas, facilitando a expressão de sentimentos e aquisição de conceitos relacionados ao contexto hospitalar. A população-alvo consistiu de trinta e seis sujeitos, sendo vinte e três do sexo masculino e treze do sexo feminino, com idade entre nove meses a doze anos, internados no setor de enfermaria pediátrica de um hospital público da cidade de Londrina. A coleta de dados foi realizada através do relato das observações de atividades desenvolvidas e do material lúdico utilizado com cada um dos sujeitos. Verificou-se a relação entre a freqüência de utilização de um determinado material e a atividade para cada faixa etária o Concluiu-se que atividades ou recursos puderam ser explorados em determinadas idades, enquanto outras foram aceitas em diversas faixas etárias, contudo com objetivos diferentes. De modo geral, pode-se dizer que os recursos foram efetivos, possibilitando a expressão de sentimentos relacionados à hospitalização.

    Resumo em Inglês:

    These research had the objectives to characterize the preference of resources and activities of the games in agreement with the age groups and, in general to investigate the effectiveness of those resources and activities in the attendance to hospitalized children, facilitating the expression of feelings and acquisition of concepts related to the hospital context. The target people were thirty six subjects, twenty three male and thirteen female, with ages between nine months and twelve years old, interned in the children ward section of a Londrina's Public Hospital. The data collection was accomplished through the observations reported among the activities developed, and the gaming material used with one of the subjects. Was verifyed the relation between the frequency of using a kind of material and activity for each age groups. Deduced that activities or resources they could be explored in certain ages, while others were accepted in several age groups, however, with different objectives. In general, it can be said that the resources were effective, making possible the expression of feelings related to the hospitalization.
  • Adaptação e validação interna de duas escalas de empatia para uso no Brasil Artigos

    Koller, Sílvia Helena; Camino, Cleonice; Ribeiro, J'aims

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi adaptar e validar duas escalas de empatia para uso no Brasil. A Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI) é uma medida de empatia (reatividade interpessoal) composta por três subescalas com sete itens cada, que avaliam componentes afetivo (CE), cognitivo (CG) e comportamental (CC). A Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (EECA) é uma medida com 22 itens. Foram testados 320 adolescentes de 14 a 16 anos, de nível sócio-econômico alto e baixo, estudantes da segunda etapa do Ensino Fundamental (sétima série) e do Ensino Médio (primeira e segunda séries), de ambos os sexos, em escolas públicas e privadas de João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS. Os escores de consistência interna de ambas as escalas (EMRI, alpha= 0,75; EECA, alpha= 0,74) e das três subescalas da EMRI (CA, alpha= 0,67; CG, alpha= 0,63; CP, alpha= 0,54) foram considerados satisfatórios e permitem recomendar a utilização das versões traduzidas para o Português por pesquisadores no Brasil. Foi calculada a validade convergente entre as escalas, obtendo correlação da EECA com os componentes afetivo, cognitivo e comportamental da EMRI.

    Resumo em Inglês:

    The aim of tuis study was to adapt and validate two scales of empathy to be used in Brazil. The Interpersonal Reactivity Index of Davis (EMRI, in Portuguese) has three subscales: emotional (CE), cognitive (CG), and behavioral (CC) components of empathy. Bryant's Empathy Scale for Children and Adolescents (EECA, in Portuguese) has 22 items. Thirty-two hundred adolescents, high and low SES, 14 to 16 years old, both sexes, of public and private schools of João Pessoa/PB and Porto Alegre/RS were evaluated. The reliability analysis of the subscales showed EMRI alpha= 0,75, CE alpha= 0,67, CG alpha= 0,63, CC alpha= 0,54, and EECA alpha= 0,74, which are considered adequate, and recommend the research use of Portuguese version in Brazil. Convergent validity was found among the EECA scale, CG, CA, and CC subscales of EMRI.
  • Utilização da discriminação condicional no ensino da literatura e escrita a crianças com paralisia cerebral Artigos

    Rodrigues, Valíria; Medeiros, José Gonçalves

    Resumo em Português:

    O presente estudo está voltado para a área da aprendizagem que lida com o comportamento textual-, o comportamento de leitura e escrita, - ensinada através de um procedimento de escolha de acordo com o modelo (matching to sample) e foi desenvolvido com cinco crianças com paralisia cerebral, vinculadas a um serviço de reabilitação e ao ensino regular, sendo quatro com história de repetência, participaram deste trabalho. Os dados demonstram que os procedimentos de escolha de acordo com o modelo, desenvolvidos para ensinar leitura e escrita, conduziram os sujeitos com paralisia cerebral a ler com compreensão, ainda que limitadamente, os textos fornecidos pela professora. Através da observação direta em sala de aula e depoimentos de pais e professores, observou-se, também, algumas mudanças no comportamento acadêmico dos sujeitos em sala de aula, facilitando sua relação neste contexto e no ambiente familiar.

    Resumo em Inglês:

    This essay concerns the learning area, which deals with textual behavior in reading and writing that is taught by means of a choice procedure according to a model (matching to sample) and was developed with five children with brain paralysis, who were placed in a rehabilitation center and were students in a standard education public school; four of these children had school failure history. Data show that choice procedures according to a model designed to teach reading and writing, led individuals with brain paralysis to read and understand texts presented by their teacher, though imperfectly. Through reports by parents and teachers it has been also known that subjects changed their behavior in classroom and home; their relationship to others in those settings has been made easier.
  • Hermenêutica, linguagem e psicologia Artigos

    Dutra, Lucas Vieira

    Resumo em Português:

    O artigo analisa aspectos teóricos da possibilidade de contribuição da Hennenêutica para a Psicologia, determinada por uma interface comum, a Linguagem. São apontadas algumas dimensões da linguagem que apresentam interesse tanto para a Psicologia quanto para a atividade hermenêutica. Após uma breve apresentação histórica da abordagem hennenêutica com suas principais vertentes, é discutido sucintamente o problema da Hennenêutica, comparando aspectos sua metodologia com as das propostas racionalistas e empiricistas. São apresentadas a atividade de interpretação neste contexto e a possibilidade de compreensão. O texto conclui que, no âmbito do Ser, a Hennenêutica pode oferecer algumas propostas metodológicas visando contornar certas dificuldades encontradas em outros posicionamentos teóricos. Neste particular, e em especial pela linguagem, a contribuição da Hennenêutica para a Psicologia pode ser proveitosa, principalmente para o campo da Psicoterapia.

    Resumo em Inglês:

    This artic1eanalyses some theoretical aspects of the possibility of contribution of Henneneutics to Psychology, provided by Language, a common interface. It is pointed some language dimensions having interests both to Psychology and hermeneutical activity. After a historical review of the hermeneutical positioning and its principals schools, it is briefly discussed the Hermeneutical problem, comparing aspects of this methodology to the methodologies of rationalist and empiricist proposals. It is placed the interpretation activity in this realm and the possibility of understanding. The article concludes that, in the ground of Being, Henneneutics can provide methodological proposals in order to deal with some difficulties encountered in others theoretical domains. In this sense, and by virtue of language, Henneneutics' contribution can be useful, mainly in the field of Psychotherapy.
  • O paciente queimado e a adesão ao tratamento: análise funcional de caso Comunicação

    Rezende, Maria Carolina Lizarelli Bento; Albuquerque, Silvia Regina Teixeira Pinto de; Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo do

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo descrever as variáveis que levaram o sujeito a abandonar o tratamento de reabilitação. Teve também como objetivo a introdução de variáveis que permitissem o retomo ao tratamento. Este trabalho foi um estudo de caso de uma criança queimada, de doze anos de idade, sexo masculino, nível sócio-econômico baixo, que recebeu preparação para realização de cirurgias. Foram realizadas seis sessões psicoterápicas de 50 minutos cada. Os resultados apontaram a importância das intervenções psicológicas para possibilitar a adesão do sujeito ao tratamento. O sucesso da intervenção tomou possível o retomo e a realização do tratamento cirúrgico

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed at describing the variables that lead to abandon rehabilitation treatment. It has as objective also the introduction the variables to enable the patient to return to treatment. This case study deals with a twelve-years-old mal e child of low social extraction and income, who had suffered bums and who received psychological treatment preparing for surgeries. Six psychotherapy sessions were conducted for 50 minutes each. The results pointed the importance of psychological intervention improving patient compliance. The successful intervention enable the patient to return and undergo plastic surgery treatment.
  • Psicologia e Avaliação Resenha

    Witter, Geraldina Porto
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br