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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2002
  • A atitude de boa vontade e a abordagem centrada na pessoa Artigos

    Amatuzzi, Mauro Martins; Cury, Vera Engler; Graetz, Carla Fabiana; Belatini, Juliana Martensen; Andrade, Marilu Lorete de; Seber, Moema Maria

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo levantar as características da atitude de Boa Vontade, levantar também as características da Abordagem Centrada na Pessoa enquanto uma abordagem mais ampla que sua aplicação no campo da clínica psicológica, e comparar uma coisa com a outra. O método adotado foi qualitativo, de tipo fenomenológico. A comparação mostrou que há semelhanças e diferenças entre as duas, e que a forma como os conceitos são construídos nesse caso e noutro difere. Na idéia de BV o foco é a bondade do ato apontando para o aspecto ético, e na ACP o foco é a relação voltada para o outro confiando nos processos básicos da vida. Da aproximação dos dois conceitos tira-se a conclusão da importância do aspecto ético, entendido como essencial, na formação para ACP e, em geral, na formação do psicólogo.

    Resumo em Inglês:

    This research intended to raise the characteristics of the attitude of goodwill, and also the characteristics of the Person Centered Approach, considered as wider than its application to the specific field of clinical psychology, and to compare both of them. The adopted research method was qualitative and phenomenological. The comparison showed that there are some similarities and differences between the two modes and that the way the concepts are built in each considered system differs. Within goodwill the focus is the kindness of the act itself, pointing to ethical aspects, and for PCA the focus is the relationship with other persons, pointing towards trusting the basic processes of life. By approaching these two concepts emerged a conclusion on the importance of ethics, considered here as essential for PCA formation and in general for the psychologist constitution as a professional.
  • A crítica desinformada aos testes de inteligência Artigos

    Flores-Mendoza, Carmen E.; Nascimento, Elizabeth do; Castilho, Adail Victorino

    Resumo em Português:

    Prestes a comemorar um século da criação dos testes psicológicos e, com ela, a sofisticação da avaliação psicológica, o presente artigo pretende apresentar alguns dos pontos polêmicos que acompanham a produção e aplicação dos instrumentos psicológicos, principalmente aqueles relacionados à medição da capacidade intelectual. Discute-se que o desprestígio dos testes de inteligência no país deve-se, em primeiro lugar, ao desconhecimento dos princípios básicos sobre construção de testes, o que permite freqüentemente que se exija dos testes o que não pode ser esperado (ex. predição perfeita) e, em segundo lugar, a exacerbação de crenças políticas pretensamente científicas. Conclui-se que os testes que, inicialmente, indicaram a existência de grandes diferenças intelectuais entre grupos humanos conforme a etnia, faixa etária e gênero sexual são os mesmos que atualmente indicam que essas diferenças estão diminuindo. Os testes continuam sendo os mesmos, porém mudaram as condições sociais. Portanto, os testes não criam diferenças intelectuais, apenas as retratam.

    Resumo em Inglês:

    Now, when psychologists can celebrate a century since the creation of psychological tests and the sophistication of psychological measurements, this paper presents some polemical viewpoints that comes along with the uses and applications of psychological tests, mainly those concerned with assessment intellectual ability. It says the discre about tests, in our country, at first because of lack of acquaintance with its basic construction principles that often allows unreal expectations as for example perfect predictions and, at second, because political and ideological beliefs intended as scientific itselves. The psychological tests that years ago pointed to the existence of large intellectual differences among human groups concerning ethnical, age and gender variables are the same that, currently tell us these differences are showing diminution. Psychological tests continue to be the same, notwithstanding social conditions changed. So, psychological tests do not create intellectual differences, they just show it.
  • A produção da subjetividade no contexto institucional de um seminário católico Artigos

    Benelli, Sílvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa visa estudar a produção da subjetividade no contexto institucional de um Seminário Católico. Este estabelecimento funciona em regime de internato no qual atualmente 70 seminaristas estudam Filosofia durante 3 anos, numa etapa preparatória para o sacerdócio. Pesquisamos o funcionamento da vida institucional através da observação participante e utilizamos entrevistas semi-estruturadas para entender como o seminarista experiencia sua vida. Os resultados preliminares indicam que a vida no contexto institucional do Seminário produz diversas modalizações da subjetividade nos seminaristas internados no estabelecimento: há uma perda considerável de autonomia pessoal, da liberdade de ir e vir, agir e decidir, originando comportamentos de dependência excessiva, de resistência à mudança, de conversão ao papel proposto, de rivalidade fraterna. A contradição detectada entre o aparelho repressivo e o discurso participativo parece produzir nos indivíduos características marcadas pela clivagem e pela recusa.

    Resumo em Inglês:

    This reseach aims to study the production of the subjectivity on the institutional context of a Catholic Seminary. This is a boarding school in which 70 seminarists study Philosophy for 3 years, as a preparatory activity to priesthood. The way of being of the institutional life was researched through the participating observation and half-structured interviews were carried on in order to make out how the seminarist experiences his life on the institutional context. The preliminary outcome shows that we can understand the seminary as a total institution, a place comprising residence, work, study, background, sociability and entertainment, where lots of people living alike but apart from the well-off society lead a reclusive life and formally administrated. Life in the institutional context of the Seminary brings about several facets of subjectivity to the seminarist. There is a deep loss on the personal autonomy, freedom of going out and coming back, acting and deciding as well, causing a behavior of excessive dependence, resistence of changing, conversion to the proposed role and fratenal rivalry. The contradiction found between the repressive apparatus and the participating speech seems to cause the people characteristics set by fragmentation and refusal.
  • A prática de jogos computadorizados em um grupo de adolescentes Artigos

    Hoff, Miriam Schifferli; Wechsler, Solange Muglia

    Resumo em Português:

    Por meio de um questionário elaborado pela autora principal e aplicado coletivamente, investigou-se a prática de jogos de computador em um grupo de adolescentes (40 meninos e 26 meninas, de 6ª - 8ª séries, de uma escola particular de Campinas/SP; nível socioeconômico médio/médio-alto). Meninos jogavam mais do que meninas, mas, nos dois sexos, o tempo investido decresceu com a maior instrução. Entre os meninos destacaram-se: tempo de jogo sob controle heterônomo (pais) ou autônomo; preferência dos mais novos por jogo de esporte ou ação e dos mais velhos, por esporte; os determinantes principais da preferência foram desafios/exigências de estratégias e conteúdo do jogo. Para as meninas predominaram o controle autônomo do tempo de jogo e seu grau de motivação; não se revelaram preferências claras por diferentes tipos de jogos, mas desafios/exigências de estratégias e diversão/interesse despertados foram as principais razões de preferências individuais. As discussões focaram as diferenças de gênero e controle pelos pais.

    Resumo em Inglês:

    With a questionnaire elaborated by the main author and collectively administered, it was examined the computer game-playing habits among an adolescents' group (40 males and 26 females, 6th to 8th grade, from a private school of Campinas/SP and with middle/middle-high socioeconomic status). Males played more than females but in both sexes, the time dedication decreased from 6th-7th to 8th grade. Among males became evident: the heteronomous control (parents) of time playing and the autonomous control; a predominant preference to sport games among the elders, and to sport or action games among the youngsters; the main causes of predilection were the challenges/strategies demands and the game contents. Among females, predominated the autonomous control and their motivation degree to computer games; there haven't clearly manifested preferences to different game types, but the challenges/strategies demands and the aroused amusement/interest were the major reasons for individuals predilections. Discussions focused the identified gender differences and parent's control.
  • Psicologia e religião: recursos para construção do conhecimento Artigos

    Ancona-Lopez, Marília

    Resumo em Português:

    O desafio metodológico enfrentado pela Psicologia da Religião é o de evitar o reducionismo de uma a outra. Manter um equilíbrio entre as áreas, respeitando suas especificidades, exige uma abordagem interdisciplinar que, discutindo aproximações e distanciamentos conceituais e metodológicos, permita uma análise crítica dessa relação. O pesquisador precisa movimentar-se entre as duas perspectivas mostrando competência e capacidade para estabelecer pontes entre elas. Esse diálogo permite a aproximação a fenômenos da religião, como o da meditação. Essa prática, na exegese cristã, inclui movimentos que se aproximam das propostas do método fenomenológico utilizado em investigações psicológicas; no entanto, aproximações e diferenças entre as duas propostas salientam a necessidade de diferenciação semântica.

    Resumo em Inglês:

    The methodological challenge faced by the Psychology of Religion is to avoid the Reductionism. To keep a balance between the two areas, considering their singularities, it is necessary a multidisciplinary approach which, discussing conceptual and methodological approaches and differences, leads to the possibility of a critical analysis of this relation. The researcher has to move between the two perspectives, showing competence and capacity to establish links between them. This dialogue allows approaches of phenomenon, as the meditation practice. This experience proposes movements that get closer of the phenomenological method proposals, as used in psychological investigations. Approaches and differences between meditation shown by christian exegetic and the phenomenological method in psychology, allows to emphasize the necessity of semantic differentiation.
  • A importância do aspecto (psico)motor na avaliação e tratamento das dificuldades sociais infantis Comunicação

    Prebianchi, Helena Bazanelli

    Resumo em Português:

    O presente trabalho pretende discutir, brevemente, a importância das habilidades motoras nas interações sociais de crianças, sem handicaps físicos ou intelectuais, em idade escolar. A partir do reconhecimento de que as habilidades sociais se desenvolvem continuamente ao longo da vida dos indivíduos e de que são fatores de ajustamento e qualidade de vida, enfatiza-se a importância do relacionamento da criança com o grupo de companheiros. Propõe-se que, numa perspectiva Comportamental, a avaliação e o tratamento das dificuldades sociais infantis têm negligenciado o aspecto motor, a despeito de as habilidades motoras serem requisitos fundamentais à participação nas atividades com o grupo de iguais. Um exemplo clínico é apresentado, de forma a ilustrar a necessidade de os processos de avaliação e intervenção psicoterápico não se restringirem ao desenvolvimento de habilidades sociais verbais, uma vez que, as mesmas, isoladamente, não garantem a manutenção da criança no grupo de companheiros e a formação de amizades. Conclui-se que, ao terapeuta comportamental infantil é indispensável o conhecimento de técnicas de avaliação e intervenção psicomotoras.

    Resumo em Inglês:

    The text briefly discusses the importance of the motor skills to no handicapped school age children's social interactions. Social skills are recognized as having a continuous development during one's life time and this way they are seen as factors of one's adjustrment and quality of life. According to this, children's relationships with peers are said very important. The author argues that in a Behavioural perspective, both the assessment and the treatment of the children's social difficulties have been neglected the motor feature of the social interactions, despite the motor skills are essential to children's participation in their peers' activities. A clinical example shows the utility for both the processes (psychotherapeutic assessment and intervention) not to be restricted to the social verbal skills since they are not enough for the children's maintenance in the group neither for friendship. The conclusion indicates that is necessary for the child behavioural therapist to know psychomotor assessment and intervention techniques.
  • Psicologia e saúde Resenhas

    Ferreira, Adriana Aparecida
  • Nove manifestos para ajudar a pensar o humano na psicologia Resenhas

    Maciel, Josemar de Campos
  • Literatura e o jovem adulto Resenhas

    Witter, Geraldina Porto
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