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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2003
  • Stress Infantil e Desempenho Escolar: avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo Artigos

    Lemes, Sandra Ozeloto; Fisberg, Mauro; Rocha, Gláucia M.; Ferrini, Luciana G.; Martins, Geórgia; Siviero, Karina; Ataka, Marcos A.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi caracterizar o stress em crianças de 1ª a 4ª série, de uma escola pública do município de São Paulo e ainda comparar a presença ou ausência do stress com o respectivo desempenho escolar, das crianças. 342 crianças foram avaliadas pela Escala de Stress Infantil (ESI). O desempenho escolar das crianças foi obtido a partir da média de conceitos (A, B, C, D e E) fornecidos pelos professores, em sete disciplinas. E, para fins de tratamento estatístico, o desempenho escolar passou a se configurar nos seguintes critérios: forte (A), médio (B) e fraco (C). Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas. Porém, os dados mostraram que 30,1% das crianças apresentaram stress e, das crianças estressadas, 38,2% apresentaram desempenho fraco.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article was to evaluate stress in children (1tst to 4th grade ) at a public school in São Paulo city and also to study the correlation between the presence or absence of stress and the children's school performance. 342 children were evaluated through the ESI (Escala de Stress Infantil) and their school performance was assessed on the basis of the average grade (A, B, C, D or E) given by their teachers in seven different subjects. For statistical purposes, the average school performance grades were defined as: A-strong; B-medium; C-weak. The results did not show differences that were statistically significant. However, they showed that 30,1% of the children had stress symptons and 38,2% of the children who had stress had also weak school performance.
  • Cuidar, morte e morrer: significações para profissionais de Enfermagem Artigos

    Silva, Antonio Lucieudo Lourenço da; Ruiz, Erasmo Miessa

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetivou compreender as significações dos profissionais de saúde que lidam com pacientes graves acerca da morte. Utilizamo-nos da Etnometodologia, a qual nos possibilitou observar, interagir com o grupo e entrevistá-lo a fim de compreender o fenômeno. O grupo investigado constituiu-se de 10 profissionais de enfermagem lotados na sala de ressuscitação de um hospital de referência de Fortaleza, especializado em atendimento a pacientes politraumatizados. Denotamos que a morte no hospital é um fato de multienfoques e, sobretudo, negado de várias maneiras. O despreparo tanatológico produz uma série de reações nos profissionais, os quais tendem a significar a morte e o morrer, a partir das condições de trabalho, das relações de poder, envolvendo aspectos políticos, éticos, culturais e socioeconômicos. Percebe-se necessária a expansão do conteúdo tanático em âmbito acadêmico e profissional como meio de otimizar a assistência e permitir o autoconhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed understanding the health workers significations about death. For that, we used the Etnomethodology to observe, interact with the investigated group, which was composed by ten Nursing professionals who work in an emergency/urgency unit at a relevant hospital in Fortaleza-Ceará. Besides the interactive observation, we collected the data using interviews. The data analysis was based on daily appointments and the speech of the group. We figured out that death is a phenomenon that includes many variants, and overall, it is denied in many ways. The tanathological deficit seems to produce some reactions on the professionals, which gives death and dying a meaning based on their work environment, power relationships, and involves political, ethical, religious, social, economical and cultural aspects. We realized the necessity of spreading tanathological contents in colleges and health institutions for improving the assistence and permitting self-knowledge.
  • Identidade, família e relações sociais em adolescentes de grupos populares Artigos

    Arpini, Dorian Mônica; Quintana, Alberto Manuel

    Resumo em Português:

    Partindo da concepção de adolescência como um processo do desenvolvimento que apresenta transformações nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, constituindo-se numa fase que marca um importante período na vida dos sujeitos, este estudo faz uma reflexão sobre a construção da identidade em adolescentes de grupos populares, problematizando as noções de infância, família, maternidade e paternidade, assim como as relações de exclusão e violência que têm caracterizado a vivência dos adolescentes que integram o universo dos grupos populares.

    Resumo em Inglês:

    Having as a starting point the concept that adolescence is a development process which presents changes in biological, psychological and social aspects, and is a phase which marks an important period of people's life, this study makes a reflection on the identity construction in adolescents from popular groups. It also shows troubles on the conceptions of childhood, family, maternity and paternity as well as the exclusion and violence relationships which have characterized the life of adolescents who belong to the universe of popular groups.
  • A aprendizagem como disciplina de diálogo: implicações científicas e sociais Artigos

    Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    No artigo são examinadas as bases históricas e filosóficas do pensamento ocidental para explicitar as crenças tácitas sobre a natureza do conhecimento que subjazem às interações sociais, com ênfase nos meios acadêmicos e científicos. São analisadas as conseqüências de idéias e atitudes presentes na tradição filosófica iniciada por Sócrates e Platão sobre o modo típico de pensar e resolver problemas em nossa cultura. A tarefa do conhecimento é descrita como uma disciplina de diálogo e construção coletiva.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the historical and philosophical background of occidental thinking in order to make explicit the tacit beliefs about the nature of knowledge behind the social interactions with emphasis on the academic and scientific fields. The consequences of the ideas and attitudes inherent in the philosophical tradition started by Socrates and Plato on the typical mode of thinking and problem-solving of our culture are analyzed. The task of knowing is described as a discipline of dialogue and social construction.
  • Comunicação e gagueira Artigos

    Oliveira, Maria Helena Mourão Alves; Gargantini, Marisa Bueno Mendes

    Resumo em Português:

    Comunicação, processo de criação e formulação de significado por meio de mensagens enviadas, recebidas e interpretadas, envolve um entrelaçamento de informações transmitidas por elementos verbais, motores e sociais. Comunicação produtiva inclui postura/linguagem corporal, formulação de informação, voz e articulação, cuja sincronia produz a fala fluente; caso contrário, pode aparecer a disfluência chamada gagueira. Uma das grandes dificuldades do gago adulto é o problema ocupacional. Estudos têm mostrado que a gagueira diminui a empregabilidade do sujeito e a probabilidade de promoção. O objetivo principal do gago deve ser realizar uma comunicação produtiva por meio de um processo terapêutico que o leve a construir um modelo de comunicação no qual a informação se sobreponha a quaisquer outros comportamentos (evitação, fuga e ansiedade).

    Resumo em Inglês:

    Communication, the process of creation and formulation of meaning by means of messages sent, received and interpreted, involves a blending of information transmitted by verbal, motor and social elements. Productive communication includes corporal posture/language, formulation of information, voice and articulation whose synchronization produces the fluent speech. Otherwise, the defficiency called stuttering may appear. One of the great difficulties of the adult stutterer is the occupational problem. Studies have shown that stutttering diminishes the employability of a person and the probability of promotion. The main objective of the stutterer is to accomplish a productive communication by means of a therapeutic process that will enable him to construct a model of communication in which the information will superpose any other behavior such as avoidance, flight and anxiety.
  • A legitimidade psicológica da linguagem religiosa Artigos

    Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    Este ensaio propõe-se a entender a linguagem religiosa e seu possível uso pela psicologia. Visa reconstruir sua possibilidade a partir da comparação com outras linguagens mais comumente consideradas pela psicologia. Considera, em primeiro lugar, o discurso expressivo da experiência subjetiva individual, no qual já se encontra o uso metafórico de termos pertencentes, em sua origem, à fala designativa de objetos. Em seguida, considera os discursos expressivos da experiência grupal e social, nos quais ocorre a passagem de um "eu" para um "nós". O acesso a esse "nós", como experiência subjetiva, supõe uma renúncia ao excessivo desejo de controle objetivo dos processos coletivos, e o acesso a um outro nível de racionalidade. Passa-se, em seguida, ao "nós" ecológico, cuja vivência supõe mais metáforas e renúncias, como condição de acesso. Chega-se finalmente à linguagem religiosa, na qual os símbolos e o tipo de racionalidade adquirem características novas, se bem que em continuidade às linguagens anteriores.

    Resumo em Inglês:

    This essay intends to understand the religious language and its possible use in Psychology. It intends to reconstruct its possibility through the comparison with other languages usually considered by Psychology. It begins considering the individual expressive speech of the subjective experience, experience, in which are found the metaphonical uses the uses of terms that originally belong to the designative speech of external objects. After that, it considers the expressive speeches concerning the social and group experiences, in which can be seen the change of the "I" speech to the "we" speech. To reach this "we", as a subjective experience, means a renunciation of the excessive desire of contralling a colective process, and to access another rationality level. Then, it considers the ecological "we" as an experience, that shows more metaphors and renunciations as an access condition. Finally it reaches the religious language in which the symbols and the kind of rationality acquire new characteristics, but continuation of the former languages.
  • Em sala de aula: literatura para jovens Resenha

    Witter, Geraldina Porto
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