Abstract in Portuguese:
A situação de tratamento odontológico em geral está relacionada à ansiedade e ao stress; a dor e os aspectos fisiológicos e psicológicos envolvidos no tratamento podem ser avaliados pelos pacientes, em especial pelas crianças, como potencialmente ameaçadores ao seu bem-estar. Objetivou-se comparar, quanto ao estresse infantil e ao perfil comportamental, um grupo de crianças que apresentam um alto nível de ansiedade frente ao tratamento odontológico (G1) a um grupo de crianças que colaboram com o atendimento (G2). Procedeu-se a aplicação dos instrumentos: Escala Comportamental A2 de Rutter e Escala de Estresse Infantil. As crianças do G1 apresentaram mais indicadores de estresse e de dificuldades emocionais e comportamentais que as do G2 ( p < 0,01). Conclui-se que a utilização sistemática desses instrumentos no contexto de uma clínica-escola pode permitir a identificação de crianças com dificuldades e a aplicação de medidas profiláticas e de intervenção que minimizem a ocorrência de situações de dificuldades para a realização de tratamento odontopediátrico.Abstract in English:
Anxiety and stress are usually related to the dental treatment situation; and pain, physiological and psycological treatment issues may be evaluated specially by children patients, as they are considered well-being potential threats. The comparison between children's stress and behavioral profile of a children's group with high level of anxiety during dental treatment (G1) to a group of children, who cooperate to the attendance (G2) was this study proposal. The following technical intruments were applied: the Rutter A2 Parent Scale and the Child Stress Scale. Children from G1 had presented highier stress and behavioral difficulties rates than the G2 (p< 0.01) ones. According to this paper, the systematic application of these instruments in a clinical school has identified those children with difficulties, and the best prophylactic and intervention procedures that minimize the pediatric dental treatment dificulties occurrence situations.Abstract in Portuguese:
Muitas características foram apontadas em relação a agressores conjugais, tais como: ciúme, baixa auto-estima, insegurança, minimização e negação da violência. A teoria da aprendizagem social de Bandura focaliza o papel do ambiente na aquisição, manutenção e modificação de respostas agressivas. Uma revisão da literatura brasileira realizada pelos autores indicou poucos trabalhos direcionados a agressores. Este estudo objetivou avaliar a eficácia de um grupo psicoterapêutico cognitivo-comportamental para agressores conjugais, buscando eliminar ou reduzir sua violência. Sete homens denunciados por agredirem suas parceiras participaram deste estudo. Os temas e as técnicas utilizados foram: assumir responsabilidade pela agressão, controle da raiva, role-playing e time-out. Realizaram-se oito sessões, sendo uma por semana (com duas horas de duração cada uma), durante dois meses. Os resultados foram avaliados por meio de entrevistas, questionários, Escala de Táticas de Conflito e relatos recolhidos no pré- e pós-teste e em três períodos de "follow-up" de três, seis e doze meses. Os resultados apontam para a redução das agressões, tendo sido registrados dois casos de reincidência.Abstract in English:
Many batterers' characteristics have been described, such as: jealousy, low self-esteem, insecurity and denial of violent behavior. Bandura's social learning theory emphasizes the influence of the social environment on the aggressive behaviors acquisition, maintenance and development. The Brazilian authors' literature review did not find enough systematic and specific projects for batterers. The goal of this study was to appraise a cognitive-behavioral group therapy efficiency for batterers, in order to reduce aggressive behaviors. Seven men who had been charged with wife assault participated of the study. The themes and techniques used were: taking responsibility for the aggression anger management, role-playing and time-out. There were eight two-hour weekly sessions for two months. The results were analyzed from the interviews, pre and post test questionnaire responses (Conflict Tactics Scale) and three moments of Follow-up (three, six and twelve months after the process). According to this evaluation, the study's goals were achieved. Two reincidence episodes were registred.Abstract in Portuguese:
Este trabalho visa um dos problemas sociais mais severos que acometem a população da terceira idade: a rualização. Baseado na história de vida de um sujeito emblemático dessa condição, o trabalho aponta que a rualização faz parte de um círculo de pobreza e inserção prematura no mercado de trabalho, gerador de inserções temporárias, irregulares e instáveis no sistema produtivo. A vulnerabilidade familiar, o alcoolismo e a itinerância são destacados como componentes gerais dessa situação. Como plena realização do mito de Sísifo, tais circunstâncias favorecem a constituição de indivíduos presos em um eterno presente, como se carregassem seus fardos, para cima e para baixo, sem perspectivas e sem futuro, voltados para o único horizonte que conseguem vislumbrar: a espera da morte.Abstract in English:
This paper focus to one of the most severe social problems to the elder people: the homelessness. Based on the life of an emblematic person who lives in this condition, this study points out how the homelessness situation is related to the following circle: poverty, premature insertion to the market and the unstable market condition. This situation is composed basically by the familiar vulnerability, the alcoholism and itinerancy. As a Sisifo's Myth course conclusion, these circumstances feed up a non-perspective future condition planning that has just one certain choice: death.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste trabalho é indicar aspectos que configuram a infância e a adolescência na sociedade contemporânea, especificamente no que diz respeito à relação com o adulto. Este estudo foi desenvolvido a partir da revisão de alguns autores em psicologia e demais áreas afins, e pretende contribuir para o aprofundamento do debate sobre este tema. Na sociedade moderna, as crianças e os adolescentes inserem-se em condições sociais específicas que acentuam a sua dependência frente ao adulto. Hoje, no entanto, há uma nova forma de reconhecimento social dessas fases da vida que enfatiza um tratamento igualitário entre adulto, criança e adolescente. O desvelamento desse processo permite caracterizar os contornos que essas etapas do desenvolvimento humano vêm adquirindo atualmente e suas implicações na vida cotidiana.Abstract in English:
This paper proposal is to indicate the childhood and adolescence issues in the contemporary society, especially in the adult-adolescent or adult-child relations. From Psychology and other related areas authors review this study was developed, and its aim is to provide this theme a better and deeper knowledge. In the modern society, children and adolescents belong to specific social conditions that support their adults' dependence. Nowadays there is a new social recognition for life phases that emphasizes an equilaterally relationship among adults, adolescents and children. This process level difference allows the description of the human development stages and their implications in the daily life.Abstract in Portuguese:
Este trabalho objetivou conhecer como psicoterapeutas - de psicodrama, Gestalt terapia e abordagem centrada na pessoa (dois de cada abordagem) - que trabalham com crianças experienciam sua prática cotidiana.A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semidirigidas para o levantamento dos dados. A análise e a discussão dos resultados basearam-se na literatura consultada e permitiram concluir que os sentimentos experimentados são a valorização do caráter preventivo do trabalho com a criança, a frustração, a solidão e a impotência quando não contam com a colaboração dos pais. Em relação aos obstáculos enfrentados, têm-se a dificuldade em obter aliança com os pais, o pequeno número de profissionais atuantes na especialidade e a escassez de pesquisas e literatura. Os recursos utilizados são arede social da criança, brinquedos (estruturados ou não), testes e técnicas; as necessidades sentidas são a atualização constante e a troca de experiência com outros profissionais. Em relação à avaliação da especialidade, conclui-se que aatuação na área requer esforço físico, compreensão da linguagem infantil e superação das limitações da própria formação.Abstract in English:
The present study has investigated how is the daily practice of children's therapists from Psychodrama, Gestalt Therapy and Person-Centered (two of each approach). Semi guided interviews had been used to the qualitative data research, and the analysis of the results were based on the adequate literature. This study has appraised consequent feelings as the children's treatment preventive issue, and the frustration, loneliness and impotence as feelings related to those cases when parents don't want to be part of the process. Also, the difficulties in establishing parents' link or cooperation, and lack of specialized professionals, literature and researches was considered the obstacles of these therapy approaches practices. Children's therapy practice uses resources such as toys, children's social net, tests, techniques; and requires the professionals' good health condition, children's language comprehension ability, and the to overcome the graduation limitations.Abstract in Portuguese:
Este estudo avaliou o nível de stress e sua sintomatologia em pessoas atendidas em um serviço oferecido à comunidade. A amostra foi composta de 126 pessoas de ambos os sexos divididas em dois grupos: 62 moradores do interior e 64 da capital, São Paulo. Os resultados mostraram que 79% do total da amostra apresentaram sintomas significativos do stress e que não houve diferença significativa entre interior e capital. Os sintomas psicológicos foram os mais detectados entre os participantes. Esses dados sugerem a elaboração de programas, não somente de profilaxia, mas de tratamento do stress específico para a comunidade.Abstract in English:
This paper has evaluated the stress level and its symptomatology in people attended by the public service department. One hundred twenty-six people were examined and divided into two groups: 62 from the country and 64 from the capital. The results has shown that 79% presented significant stress symptoms without regional distinction, and the psychological symptoms incidence was higher than the others. According to these data, prophylactic and stress treatment programs should be developed focused on the community needs.Abstract in Portuguese:
O presente artigo visou compreender as possíveis origens e o significado do amor, utilizando como referência de análise a mitologia greco-romana. A escolha da abordagem mitológica justifica-se pelo fato de que, em nossa pesquisa, encontramos na cosmologia greco-romana uma das primeiras formulações e significado do amor através do mito de Eros e suas diversas repercussões. Utilizou-se dele para tornar mais claros os diferentes caminhos simbólicos concebidos para explicar a participação do amor no desenvolvimento e formação da psique individual e coletiva. Foram descritas e analisadas diferentes versões de Eros e suas possíveis influências na compreensão e vivência do amor nos tempos atuais. Em nossa análise, podemos afirmar, através do mito de Eros, que o amor é essencial para a realização e plenitude da pessoa, porque é o elemento que preenche de sentido a existência e humaniza as relações na medida em que abre espaço de existência para o outro junto a si.Abstract in English:
The proposal of the following paper was to identify all possible meanings of love through the Greek-Roman mythology. This mythology approach was chosen, as the Greek-Roman cosmology is one of the eldest love concepts and meanings through the Eros myth and its repercussions. This myth explores the symbolic possibilities to understand love influence on the individual and collective psiqué development. Many Eros versions have been analyzed in order to evaluate the actual love meaning possible influences. Considering Eros´ myth, this paper concludes love is part of human being, as it can give human being's life and relationships meaning.Abstract in Portuguese:
Com o objetivo de analisar as experiências afetivas relativas ao amor e ao sofrimento psíquico entre jovens de 18 a 30 anos e adultos entre 31 e 70 anos, com e sem experiência de vida conjugal compartilhada, realizamos a presente pesquisa com uma população de cem sujeitos residentes na cidade do Recife, PE. Utilizamos o multimétodo (qualitativo e quantitativo) e através da Análise Fatorial de Correspondência interpretamos os dados; com relação aos dados qualitativos, foram realizadas análises de acordo com as categorias constituídas. Os resultados, confirmando as hipóteses, revelaram uma diferenciação quanto ao conteúdo representacional conforme as variáveis: grupo etário, inserção social e compartilhamento ou não de vida em comum. A estrutura da representação é similar em todos os grupos. Concluímos que existe uma representação conservadora e metafísica do amor para todos os grupos, destituída de significações ou conotações associadas ao romantismo, sendo que o sofrimento, embora representado por todos os sujeitos como uma experiência de dor e de perda, revela-se diferenciado e determinado pelas variáveis (idade, vida conjugal etc.) dos sujeitos.Abstract in English:
The present research was undertaken in order to analyze young adults and adults' love and suffering experiences. The participants of this paper were 100 people who live in Recife, PE, without conjugal experience distinction. They were considered young adults when their ages were from 18 to 31 years old, and adults for those whose age was from 31 to 70. The multi-method (qualitative and quantitative) was used, and the data were understood through the Factorial Correspondence Analysis. The qualitative data were analyzed according to the various categories that made up the study. The results, which confirmed the hypothesis, have revealed a representational content differentiation in regards to the variables: age, social position, whether or not there was a conjugal relationship. The structure of the representation was similar in all groups. We conclude there is a conservative and metaphysical representation of love in all groups, devoid of romanticism meanings and connotations. Suffering, although represented by all subjects as an experience of pain and loss, was shown subordinated by the subjects' variables (age, conjugal living, etc.).Abstract in Portuguese:
Várias possibilidades são consideradas ao descreverem-se algumas condições que influenciam as publicações e especialmente a autoria e co-autoria de trabalhos científicos. Destacam-se o aumento de trabalhos realizados em curso de pós-graduação e a dificuldade de estabelecer normas pelas mudanças de contingências. O problema de autoria e co-autoria fica restrito ao acordo entre orientador e orientando e às exigências de avaliação da produção dos programas. Este trabalho mostra também como a colaboração em artigos é cada vez maior em publicações nacionais.Abstract in English:
The scientific papers are influenced by many variables, specially their authorship and co-authorship. The post-graduation publications and the difficulties in establishing the adequate rules to the current contingence changes are increasing, and the (co-)authorship problems are restrict to the common criteria's between students and their adviser orienting professor, and to the production evaluation programs. This paper also presents Brazilian co-authorship tendency.