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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2006
  • Estudo da estrutura fatorial da bateria multidimensional de inteligência infantil Artigos

    Schelini, Patrícia Waltz; Wechsler, Solange

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como principal objetivo o estudo da estrutura fatorial da Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil, destinada à avaliação intelectual de crianças de sete a doze anos, por meio de algumas capacidades incluídas no Modelo Cattell-Horn-Carroll. Os resultados demonstraram que, no que diz respeito às correlações entre os testes e à análise fatorial confirmatória, parece ter havido, de maneira geral, uma concordância entre os dados obtidos e os estudos associados ao modelo teórico. Além disso, a bateria mostrou-se capaz de avaliar fundamentalmente as capacidades de inteligência cristalizada e velocidade de processamento cognitivo. A maior parte da variância dessas capacidades gerais foi explicada pelos testes destinados a mensurá-las.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this paper was the factorial structure study of the Multidimensional Battery for Children´s Intelligence, a children's intelligence test based on the Cattell-Horn-Carroll´s Model abilities, that assesses children from seven to twelve years old. The results have demonstrated consonance between these data and Cattell-Horn-Carroll´s Model studies. Also, the analyses demonstrated that this instrument was able to evaluate, fundamentally, the abilities of Crystallized Intelligence and Processing Speed. These capacities variance could be explained by tests focused on their measurement.
  • A transmissão do diagnóstico e de orientações pais de crianças com necessidades especiais: a questão da formação profissional Artigos

    Höher, Síglia Pimentel; Wagner, Angélica Dotto Londero

    Resumo em Português:

    Quando nasce uma criança com necessidades especiais, o discurso dos profissionais da saúde, ao informar o conteúdo do diagnóstico e fornecer orientações, é de extrema importância. Trata-se de um momento significativo para os pais adquirirem capacidade de olhar para o "filho real" e não o idealizado, facilitando o processo de aceitação. O presente trabalho teve por meta apreender e analisar concepções de profissionais e estudantes da área da saúde (Medicina e Enfermagem) quanto à vivência e ao preparo para fornecerem diagnósticos e orientar pais de crianças com necessidades especiais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas individuais, que foram transcritas e submetidas à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin em 1977. As categorias obtidas na análise apontam que os profissionais da saúde entrevistados julgam que não se encontram tecnicamente preparados para informar o diagnóstico e orientar esse grupo de pais.

    Resumo em Inglês:

    When a special needy child is born, the diagnosis and guidance are extremely important so that the acceptance process of the real, not the expected child, can be facilitated. This study aimed to look into and analyze health (Medicine and Nursing) professionals and students' conceptions about their own capabilities and experiences in providing diagnosis and guidance to parents of special needs children. Data were collected through individual interviews which were, then, submitted to a content analysis. (Bardin, 1977) The identified categories have indicated the health professionals did not feel technically prepared to offer diagnosis and guidance to those parents.
  • Atitudes e conhecimentos em relação à velhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: subsídios ao planejamento curricular Artigos

    Neri, Anita Liberalesso; Jorge, Mariana Dias

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa descreve e compara atitudes e conhecimentos sobre velhice em alunos de graduação, com uma amostragem de 277 alunos de Pedagogia, Educação Física, Medicina e Enfermagem, de 18 a 43 anos (M=23, DP=3,39), sendo 190 mulheres; 50,0% freqüentaram disciplina; 60,0% estudaram tópico sobre velhice; 62,0% convivem e 32,0% trabalham com idosos. Os instrumentos utilizados foram a) Diferencial semântico - 30 itens bipolares - domínios agência, cognição, relações sociais e persona; e b) Escala de conhecimentos - 25 itens - físicos, psicológicos e sociológicos. São apresentados os seguintes resultados: a) atitudes positivas, principalmente nos mais jovens, mulheres e que convivem com idosos; b) Baixo nível de acertos em conhecimentos (M=41,0%, DP=10,3%); c) Os que estudaram sobre velhice (cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina) sabem mais do que os que não estudaram (Educação); d) Atitudes e conhecimentos positiva e significantemente correlacionados. Portanto, educar e atender adequadamente os idosos dependem da oferta de estruturas de conhecimento e de oportunidades para desenvolver habilidades e valores específicos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is describe and compare the undergraduates' attitudes and beliefs toward aging. Two hundred and seventy seven students (190 women) aged from 18 to 43 (M=23; SD=3,39) have participated in this investigation. Fifty percentagem of them had attended to disciplines; 60% studied aging issues; 62% had social contacts and 32% worked with aged people. The instruments were a) Semantic differential: 30 bi-polar items (DSS) reflecting agency, cognition, social relations and social image; b) Knowledge scale: 25 multiple choice items reflecting physical, psychological and sociological knowledge. The according to the results: a) Positive attitudes, mostly among the youngest, women and those who lived close to aged people; b) Aging right answers low rate (M=41%, SD=10,3%); c) Those that have studied aging matters( Nursing, Physical Education and Medicine students) knew more than those who did not (Education); d) Attitudes and knowledge were positively and significantly correlated. It was concluded that aging attendance and education depends on the offering of opportunities and knowledge structure.
  • Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em foco Artigos

    Enumo, Sônia Regina Fiorim; Ferrão, Erika da Silva; Ribeiro, Mylena Pinto Lima

    Resumo em Português:

    Relações entre emoções e saúde de alunos com e sem dificuldade de aprendizagem foram analisadas por indicadores de ansiedade, depressão, stress, doenças físicas, queixas somáticas, faltas escolares, peso e altura. Responderam ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Criança e à Escala de Stress Infantil 60 alunos (8-14 anos) da 3ª e 4ª série, divididos em G1 (desempenho inferior no Teste de Desempenho Escolar) e G2 (desempenho superior no Teste de Desempenho Escolar). A Escala de Sintomatologia Depressiva para Mestres e o questionário sobre doenças e queixas somáticas dos alunos foram respondidos por 6 professoras. Não houve diferenças significativas entre dados das escalas, mas naqueles obtidos com as professoras, identificando-se 23,3% da amostra com indicações de risco para problemas emocionais e de saúde. Formaram-se dois subgrupos - G1a e G2a - com 14 alunos, entrevistados individualmente sobre o estado de saúde e a escola, dados esses submetidos à análise funcional, identificando-se eventos do contexto escolar e familiar que dificultam o desempenho acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    Relation between emotions and health for the students with and without learning disabilities have been analyzed, using anxiety, depression, stress, physical diseases, somatic complaints, school absences, weight and height indicators. Sixty students (8-14 years old), attending 3rd and 4th grades, divided in G1 (low performance in a Test of Academic School) and G2 (high performance), have answered the IDATE-C and the Child Stress Symptoms Inventory. Six teachers answered the Symtomatology of Depression Scale for Teachers and the students' diseases and somatic complaints questionnaire . There were no significant difference the group data scale, however, the interview data had identified 23.3% of the sample presented risk of emotional and health problems. Two groups were formed - G1a (learning disabilities) and G2a - composed by 14 students, who have been interviewed individually and, according to a data functional analysis about their health condition and the school, presented school and family experiences that hamper their academic performance.
  • Habilidades sociais em portadores de câncer de estômago Artigos

    Grün, Taísa Borges

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi detectar possíveis déficits em habilidades sociais, por meio do Inventário de Habilidades Sociais em pacientes com câncer de estômago em um hospital de tratamento do câncer em Curitiba. Participaram deste estudo 30 adultos de ambos os sexos. Os resultados revelaram que as mulheres participantes da pesquisa apresentaram um repertório de habilidades sociais mediano, enquanto os homens participantes da pesquisa apresentaram um déficit em habilidades sociais. Os participantes com escolaridade de segundo grau apresentaram uma média superior aos participantes com escolaridade entre primeira a quarta série para um dos fatores analisados pelo inventário. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os participantes da pesquisa de acordo com a idade. Como os resultados obtidos no presente estudo não são conclusivos, sugere-se a replicação da presente pesquisa, tomando esses achados como ponto de partida.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to detect possible social skills deficits, through Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette & Del Prette, 2001) application in stomach cancer patients from a hospital of cancer treatment in Curitiba, PR, Brazil. Thirty adults from both sexes had participated in this study. According to the outcomes, women presented social skills medium repertory, while men presented social skills deficit. The participants from highschool presented superior average than the participants from the elementary school in one of the inventory factors. There was no age statistical significant difference. As these results are not conclusive, the present research replication is suggested, taking these discoveries as a starting point.
  • Orientação de metas e contexto para a maestria: uma revisão de pesquisas contemporâneas e considerações para intervenções Articles

    Valentini, Nadia Cristina; Rudisill, Mary Elizabeth

    Resumo em Português:

    Este artigo é uma revisão da teoria motivacional de conquistas, com ênfase na orientação de metas e contextos motivacionais para a maestria. Especificamente, o artigo propicia uma visão geral de pesquisas conduzidas em orientação de metas e discute como a implementação de contextos de motivação na aprendizagem influencia respostas psicológicas e comportamentais de crianças e adolescentes. O artigo conclui com uma discussão crítica sobre linhas de pesquisas futuras nesta área, enfatizando a aplicação prática em contextos de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This manuscript is a review of human achievement motivational theory, that emphases goal orientation and mastery climates. Specifically, it provides an overview of goal orientation researches and discusses how much the implementation of motivational climates in learning settings affects children and adolescents' psychological and behavioral responses. The manuscript concludes with further discussion about researches in this field, and emphases the in learning environments practical application.
  • Depressão melancólica e depressão atípica: aspectos clínicos e psicodinâmicos Artigos

    Matos, Evandro Gomes de; Matos, Thania Mello Gomes de; Matos, Gustavo Mello Gomes de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi revisar a epidemiologia, a sintomatologia clínica e a classificação dos diversos subtipos de transtornos depressivos, conforme os modernos sistemas de diagnóstico e de pesquisa, e descrever, de forma crítica, sob à luz da Psicanálise, os principais aspectos psicodinâmicos subjacentes. Destacamos, particularmente, os quadros de depressão melancólica e atípica, enfatizando a necessidade do reconhecimento diagnóstico precoce e da compreensão psicanalítica como instrumentos importantes para a intervenção e para o tratamento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to review the epidemiology, symptomatology and classification of depressive disorders according to the modern systems diagnosis and research. This study had also the objective to describe, throughout the psychoanalysis theory, the depressive disorders main aspects, specially the melancholic and the atipic features. All along the text it has been emphasized the importance of an early diagnosis combined to a psychoanalytical comprehension of the patient's condition.
  • O papel das heurísticas no julgamento e na tomada de decisão sob incerteza Artigos

    Tonetto, Leandro Miletto; Kalil, Lisiane Lindenmeyer; Melo, Wilson Vieira; Schneider, Daniela Di Giorgio; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    Heurísticas são regras gerais de influência utilizadas pelo decisor para simplificar seus julgamentos em tarefas decisórias de incerteza. Com o intuito de entender as regras heurísticas no julgamento e na tomada de decisão, realiza-se uma revisão teórica, que prioriza as pesquisas de Tversky e Kahneman, englobando as heurísticas de ancoragem, disponibilidade e representatividade.

    Resumo em Inglês:

    Heuristics are influential rules that guide people' judgments in decision tasks under uncertainty. This paper presents a theoretical review of heuristic rules in judgment and decision making focusing on Tversky and Kahneman's research. It discusses heuristics of anchoring, availability and representative.
  • A inclusão escolar de alunos com deficiência mental: uma proposta de intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano escolar Artigos

    Jurdi, Andréa Perosa Saigh; Amiralian, Maria Lúcia Toledo de Moraes

    Resumo em Português:

    Parte-se do princípio de que, apesar da legislação existente em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência mental, ainda ocorre sua exclusão nas relações cotidianas que se estabelecem na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a atividade proposta pela terapia ocupacional poderia interferir e modificar as relações estabelecidas em relação aos alunos com deficiência mental no ambiente escolar. Por meio do relato de uma experiência de intervenção realizada por estagiários de Terapia Ocupacional no horário de recreio de uma escola estadual de ensino fundamental da cidade de São Paulo, procuramos verificar se a atividade proposta - a atividade lúdica - provocaria possibilidades de encontro entre os alunos da classe especial e os outros alunos, propondo mudanças no processo de inserção escolar dos alunos com deficiência mental. A análise qualitativa da intervenção realizada vem apontar as dificuldades que o ambiente escolar apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com o aluno com deficiência mental. Permeada por preconceitos e desconhecimento, as relações que se desenrolam no ambiente escolar reforçam, para o aluno com deficiência, o papel cristalizado no insucesso e no fracasso escolar, impossibilitando-o de ressignificar sua ação como indivíduo criativo, perpetuando um padrão de relacionamento que impede o processo de uma real inclusão escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper considers that, besides the school inclusion law that regards handicapped students, these students have faced exclusion on their daily school relations yet. This study aimed to comprehend how influent was the activity proposed by Occupational Therapy in order to modify the established relations about these students in the school environment. Through the Occupational Therapy Trainees' report of an intervention experiment, that was conducted during the break time in an elementary public school in São Paulo city, this study also intended to verify if the proposed activity (the joke) was able to provoke the special and non-special students meeting, impelling gathering possibilities among students ( special needy or not), providing the school inclusion process for the mental handicapped students. This intervention qualitative analysis has pointed out to the school environment difficulties in establishing daily relations to the mental handicapped students. The school relations reinforce the school failure to the mental handicapped students, and unable them to give their creative action a new meaning, that keeps the relation pattern and blocks up the real school inclusion process.
  • Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente Resenha

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