Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 23, Issue: 4, Published: 2006
  • Editorial

    Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
  • Explaining the embarrassment feeling: emotional contagion and gender evidences Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Singelis, Theodore; Guerra, Valeschka Martins; Rivera, Giovani Amado; Vasconcelos, Tatiana Cristina

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi saber em que medida o sentimento de constrangimento experimentado em diversas circunstâncias sociais poderia ser explicado pelo contágio emocional e gênero. Tratou-se de um estudo correlacional, com a participação de 325 pessoas, a maioria do sexo feminino (65,7%), com idade entre 14 e 75 anos (média= 26,7; desvio-padrão= 10,40). Um terço era formado por membros da população geral e os demais eram estudantes (87,7% universitários; 12,3% secundaristas). Todos responderam individualmente ao Questionário de Sentimento de Constrangimento, à Escala de Contágio Emocional e a um conjunto de perguntas demográficas. Os resultados indicaram que a pontuação total de constrangimento e seus fatores específicos se correlacionaram negativamente com o contágio emocional. As mulheres apresentaram maior pontuação nas dimensões de constrangimento do que os homens. Os resultados foram analisados com base nas atuais teorias acerca da emoção, considerando igualmente a perspectiva de gênero.

    Abstract in English:

    This study aimed to comprehend the extension of emotional contagion and gender influences on the embarrassment experienced in several social circumstances. It was a correlational study, with 325 participants, 65% of which were female, all aged from 14 to 75 years old (media= 26.7; standard deviation= 10.4). The sample group included students, 87.7% of them were from the local university, 12.3% were high school students, and the rest of the group were from the general population. They answered individually the Embarrassment Questionnaire, the Emotional Contagion Scale, and also a set of demographic questions. Results showed that the total score of embarrassment and its specific factors are negatively correlated to the emotional contagion. Women have presented higher scores on embarrassment dimensions. These findings were analyzed based on the present theories of emotions, as well as on a gender perspective.
  • Catholic's totalitarian movements: effects in terms of subjectivity production Artigos

    Benelli, Sílvio José; Costa-Rosa, Abílio da

    Abstract in Portuguese:

    Nossa pesquisa visa estudar a produção de subjetividade em instituições e estabelecimentos católicos dedicados à formação religiosa de seus membros. Neste artigo, tomamos como estudo o caso de um relato feito por um ex-membro do movimento Focolare. Procuramos descrever seu percurso formativo, sua integração e posterior abandono do grupo religioso. Operando basicamente por subtração e por meio de acréscimo de imaginário, a tecnologia empregada pelos movimentos religiosos integristas pode produzir uma subjetividade serializada de matiz fortemente fanático, sem espaço para a individualidade, para a iniciativa criadora, para a singularidade. Concluímos com algumas notas psicossociais relativas à compreensão psicanalítica do fanatismo religioso.

    Abstract in English:

    Our research aims to study the subjectivity production into Catholic institutions and environments dedicated to their members' religious formation. In this article, we had analyzed a report from an ex-Focolare member as a case study. We focused on describing his formative path, integration and latter desertion from such group. Basically by subtraction and by imaginary addition, the technology settled by this kind of integrative religious movement can produce a serialized subjectivity of deep fanatic shade, with no space for individuality, creative initiative, nor singularity. We have concluded with some psychosocial notes related to psychoanalysis understanding onto religious fanaticism.
  • Psychological instruments: comparative study between cognitive-behavioral students and professionals Artigos

    Oliveira, Katya Luciane de; Noronha, Ana Paula Porto; Dantas, Marilda Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa analisou se há diferença entre os instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais. Participaram 40 estudantes, do último ano do curso de Psicologia e 35 psicólogos. Foi utilizado instrumento composto de duas partes, a primeira contemplou questões que visavam à caracterização dos sujeitos quanto à formação, atuação profissional, estratégias e instrumentos utilizados na avaliação. A segunda parte constava de uma relação contendo 152 instrumentos de avaliação psicológica, na qual os sujeitos tinham que assinalar os conhecidos e os utilizados. Os resultados evidenciaram que tanto estudantes quanto profissionais utilizam com maior freqüência em sua avaliação as entrevistas. Os instrumentos mais conhecidos pelos sujeitos foram o Zulliger, a Escala de Maturidade Mental Columbia, o Teste de Apercepção Temática e o WISC-III. Os mais utilizados foram o Bender Infantil, o Desenho da Figura Humana e o Teste Wartegg. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de promover avanços na preparação do psicólogo brasileiro.

    Abstract in English:

    This research analyzed if there was any difference between the well-known psychological instruments and the ones used by cognitive-behavioral students and professionals. 40 students and 35 psychologists participated in this study. This study material was composed by two parts. The first one comprised by questions about graduation, professional activity, strategy and instruments used in the assessment. The second part constituted a set of psychological assessment instruments, and the participants task was to assign if they were known or used. Results indicated the most of students and professionals uses the interview in the assessment. The most well-known instruments were Zulliger, Escala de Maturidade Mental Columbia, este de Apercepção Temática and WISC-III. The most used instruments were Bender Infantil, Desenho da Figura Humana and Wartegg Test. Others studies should be made to promote the psychologists' formation development .
  • HIV vulnerability comparison between public and private high school students Artigos

    Camargo, Brigido Vizeu; Bertoldo, Raquel Bohn

    Abstract in Portuguese:

    Os adolescentes fazem parte de uma população vulnerável à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, pois demandam emancipação, o que implica riscos. O presente estudo compara adolescentes de meios socioculturais distintos (escola pública - diurno e noturno - e privada) quanto ao conhecimento, comunicação, risco sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e atitude quanto ao preservativo. Utilizou-se um survey com 1 386 estudantes de ensino médio. O ambiente dos alunos do noturno é mais similar ao do adulto. Apesar de eles apresentarem atitudes positivas em relação ao uso do preservativo, essas não foram tão positivas quanto aquelas dos alunos do diurno. Apresentaram também mais problemas de conhecimento que os do diurno, estando tais problemas associados a atitudes menos positivas diante do preservativo, menor intenção em usá-lo, menor uso efetivo, e maior medo de contrair o vírus. O comportamento de risco dos alunos do turno noturno, associado a fatores cognitivos e ambientais, indica sua maior vulnerabilidade perante o Vírus da Imunodeficiência Adquirida.

    Abstract in English:

    The youth is a vulnerable population to Acquired Immune Deficiency Syndrome, as they demand freedom for their emancipation and, as a consequence, risk behaviors. This study compares adolescents from different socio-cultural backgrounds (public - diurnal and nocturnal - and private schools) about their Acquired Immune Deficiency Syndrome communication context, knowledge, risk behavior concerning Human Immunodeficiency Virus and attitudes towards the preservative. A survey was applied to a 1 386 high school student's sample. The environment of the students from the nocturnal period is more similar to the adult's; even though they show positive attitudes, they are not as positive as the diurnal students. They also showed more problems regarding the knowledge of Acquired Immune Deficiency Syndrome, which is related to their less positive attitudes towards the preservative and intention to use , lower frequency of use and more fear of acquiring the Human Immunodeficiency Virus. This group's risky behavior associated to cognitive and environmental indicators show us its greater vulnerability regarding the Human Immunodeficiency Virus.
  • Achievement performance assessment of elementary school students in Vitória, Espírito Santo, Brazil Artigos

    Dias, Tatiane Lebre; Enumo, Sônia Regina Fiorim; Turini, Flávia Almeida

    Abstract in Portuguese:

    A aquisição de habilidades acadêmicas tem sido de grande interesse para a Psicologia e para a Educação, pois problemas nessas áreas podem afetar o processo de escolarização e produzir um baixo senso de auto-eficácia para aprender. Esta pesquisa avaliou as habilidades de leitura, escrita e aritmética de alunos do ensino fundamental de Vitória, Espírito Santo, num intervalo de um ano. Participaram 172 estudantes de segunda à quinta série de uma escola pública com progressão continuada (90 alunas e 82 alunos; faixa etária: 8 a 19 anos), avaliados pelo Teste de Desempenho Escolar. Nas duas avaliações, prevaleceram a classificação inferior (1ª: 56,4%; 2ª: 59,3%) e o melhor desempenho feminino. Na segunda avaliação, aumentou significativamente a média de acertos no Teste de Desempenho Escolar (1ª: 95,05; 2ª: 103,2 pontos), porém não alterou a classificação. Comparando as séries nas duas avaliações, observaram-se diferenças significativas entre as séries com intervalo de dois anos. Os resultados revelam dificuldades na aquisição das habilidades acadêmicas avaliadas.

    Abstract in English:

    Academic abilities acquisition has been focused by Psychology and Education, as problems in these areas can affect schooling process and produce a low self-efficacy learning sense. This research assessed children's reading, writing and arithmetic abilities, in an Elementary School of Vitória, Espírito Santo, Brazil during one year. 172 (One hundred and seventy two) students from the elementary course had participated: public school children from the 2nd to 5th grade in the context of the educational continuous progression (90 girls and 82 boys; ages: 8-19 years old) had been assessed by the School Achievement Test. In both assessments, the lowest classification prevailed (1st: 56.4%; 2nd: 59.3%) and women got the best performance. Correct answers increased significantly in the 2nd application (1st: 95.05; 2nd: 103.2), however, the lowest classification hasn't change. Comparing the grades in these two applications, significant differences between the grades over an interval of two years were observed. The results disclose the difficulties in those academic abilities acquisition.
  • Stress level evaluation of technicians from the health area Artigos

    Malagris, Lúcia Emmanoel Novaes; Fiorito, Aurineide Canuto Cabraíba

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de stress dos técnicos da área de saúde da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, localizada no Rio de Janeiro. Participaram 34 técnicos de diversos setores, sendo 29 militares e cinco civis, 28 mulheres e 6 homens. Foram utilizados um questionário elaborado pelas autoras e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Verificou-se que 82,3% dos participantes encontravam-se estressados, estando 76,9% na fase de resistência e 23% na fase de quase-exaustão e havendo predominância de sintomas psicológicos (69,2%). Encontrou-se 83% de mulheres estressadas e 66,6% de homens. É possível que o stress desses profissionais esteja associado ao fato de trabalharem junto ao público, em contato com o sofrimento alheio e realizarem, além de atividades técnicas, atividades burocráticas e, muitas vezes, militares. Sugerem-se estudos mais aprofundados com número maior de participantes e implantação de programas de controle do stress a fim de se obter melhoria na qualidade de vida.

    Abstract in English:

    The objective of the study was to evaluate the stress level of the health area technicians from Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, located in Rio de Janeiro, Brazil. Participated 34 technicians of diverse sectors, 29 military and 5 civilians, 28 women and 6 men. A questionnaire elaborated by the authors and the Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults were used. According to these data, 82.3% were stressed, 76.9% in the resistance and 23.0% in the almost-exhaustion phase, with predominance of psychological symptoms (69.2%), 83.0% of the women and 66.6% of men were stressed. Maybe the these professionals' stress is associated to the public contact, that demands not only the technical operations, but also ability to deal to the others' suffering, bureaucratic and, many times, military activities. Studies involving bigger samples and implementation of stress control programs are suggested in order to improve life quality.
  • Teaching and learning at specialized institutions: a clinical view of team ties Artigos

    Pinel, Jean-Pierre

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda a exploração de processos psíquicos mobilizados quando equipes instituídas encontram-se em situação de articular uma missão de educação especializada e de ensino adaptado. Tentará mostrar que a análise clínica de práticas de equipe permite uma melhor compreensão das fontes inconscientes dos entraves à cooperação, que tomam a forma de antagonismos radicais a partir do momento em que a psicopatologia dos vínculos prevalece. Os argumentos, situados na perspectiva de uma clínica psicanalítica dos vínculos e da intersubjetividade, basear-se-ão em experiências grupais.

    Abstract in English:

    This text focuses on the exploring psychic processes activated when instituted teams are set to articulate a mission for specialized education and adapted teaching. It attempts to show that a "clinical analysis of teamwork" provides a better understanding of the unconscious sources that impair cooperation, and which turns into radical antagonisms from the moment the psychopathology of links prevails. My arguments, under the links and of intersubjectivity perspective from the psychoanalytic clinic will be based on group experiences.
  • Would Saussurian semiology be the basis and justification for literature review of the psychoanalytical research method? Artigos

    Bento, Victor Eduardo Silva

    Abstract in Portuguese:

    Esta revisão de literatura analisou criticamente a noção de Semiologia em Saussure, 1916, no campo da Lingüística, caracterizando seus principais componentes e aspectos constitutivos, e destacando as operações necessárias numa pesquisa semiológica. Foram abordados os seguintes pontos: 1) Saussure, a Semiologia como Psicologia Social, o corte do signo e a Lingüística Estrutural; 2) A diferença entre Semiologia e Lingüística em Saussure; 3) Lévi-Strauss, a Antropologia estrutural e os mitos como língua, fala e sistema universal de signos; 4) A semântica em Saussure; e 5) A etimologia em Saussure. Finalmente, na conclusão, interrogou-se se o método semiológico de Saussure poderia ou não ser justificativa e fundamento para o método de pesquisa de revisão de literatura em psicanálise.

    Abstract in English:

    This literature review analyzed Saussurian semiology, 1916, in the linguistics area, showing its principal components, constitutive aspects and the operations of semiology l search. The following points were discussed: 1) Saussure, semiology as a social psychology, sign cut and structural linguistics; 2) The difference between semiology and linguistics in Saussurian approach; 3) Lévi-Strauss, structural anthropology and the myths as a "language", "parole", and universal system of signs; 4) Saussurian semantics; and 5) Saussurian etymology. As a conclusion, this question was asked: Could the semiological method by Saussure be the basis and justification for literature review as a search method in psychoanalysis?
  • Alterity and humanistic psychology: an ethical reading of the Person-Centered Approach Artigos

    Vieira, Emanuel Meireles; Freire, José Célio

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho admite, de início, a ausência de um tratamento da alteridade radical na Abordagem Centrada na Pessoa - como proposta originalmente por Carl Rogers - para propor, ao fim, uma releitura da tendência atualizante e das atitudes facilitadoras - aceitação positiva incondicional, empatia e autenticidade - como lugares possíveis para o encontro com o outro em sua radicalidade. Aponta, assim, para uma perspectiva descentrada ou excêntrica da pessoa.

    Abstract in English:

    This study assumes , at the beginning, the absence of the radical alterity treatment on the Person-Centered Approach - as proposed originally by Carl Rogers - to consider, at the end, a re-reading of the realization tendency and the facilitative attitudes - unconditional positive regard, empathy and genuineness - as possible places to others meeting radically . It points out, thus, an non-centered or eccentric perspective of the person.
  • Infertility: a new field in Psychology health Artigos

    Farinati, Débora Marcondes; Rigoni, Maisa dos Santos; Müller, Marisa Campio

    Abstract in Portuguese:

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que entre 60 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentem dificuldades para levar a cabo seu projeto de paternidade e maternidade em algum momento de suas vidas. Desejar ter filhos mas se deparar com uma impossibilidade nesse processo produz uma ampla gama de sentimentos, tais como medo, ansiedade, tristeza, frustração, desvalia e vergonha, desencadeando por vezes quadros importantes de estresse. A situação de infertilidade pode provocar efeitos devastadores tanto na esfera individual como conjugal, e mesmo desestabilizar as relações do sujeito com seu entorno social, podendo ocasionar um decréscimo na qualidade de vida. Assim, este artigo objetiva propor uma visão integrada do sujeito segundo a qual os processos físicos estão intimamente relacionados com os psicológicos e sociais, incluindo a infertilidade como um campo de interesse da Psicologia da Saúde. Realizou-se, com essa finalidade, uma revisão de literatura.

    Abstract in English:

    According to the World Health Organization, it is estimated that between 60 and 80 million people all around the world have faced difficulties to carry their parenthood projects out at some time of their lives. When a person, who wishes to have a baby, realizes this life project is impossible to become true, a lot of feelings are brought out, such as: fear, anxiety, sadness, frustration, depreciation, shame, and sometimes, it unleashes important stress situations. Infertility may provoke devastating effects in individual and conjugal spheres interfere in social relationships and quality of life. Thus, this article proposal is an integrated view of the subject considering the physical processes are intimately related to the psychological and social ones, and Infertility is part of the Psychology Health field. A literature review was accomplished to achieve this study objective.
  • Full nest: the young adult remaining at their parent´s home Artigos

    Silveira, Paula Grazziotin; Wagner, Adriana

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa os aspectos psicológicos e psicossociais envolvidos no processo de permanência em casa do adulto jovem solteiro de ambos os sexos. Participaram deste estudo quatro adultos jovens, sendo dois homens e duas mulheres, na faixa etária dos 27 aos 35 anos. Utilizou-se como instrumento da pesquisa uma entrevista semi-estruturada. O método empregado foi o estudo de casos coletivos e fez-se uma análise de conteúdo das informações. Observa-se que a percepção de dificuldade de inserção no mercado de trabalho e da conquista de salários melhores, aliada à vontade de seguir desfrutando do conforto e da segurança que o lar parental oferece, é o grande motivador da permanência dos filhos na casa dos pais.

    Abstract in English:

    The present article was aimed to analyze the psychological and psychosocial aspects involved in the young adult's process of remaining at their parents' home. Four young adults were interviewed, two men and two women, aged from 27 to 35 years old. The method used was Stake's Collective Case Study. Data analysis have been made according to the content analysis method. The difficulty of getting a job and good salaries associated to the wish of continuing enjoying their parents' home comfort and safety is the young adults' main reason to remain at their parents' home.
  • Identification of aging variables: a clinical case report behavioral analysis Artigos

    Battini, Elissa; Maciel, Evelise Martinelli; Finato, Mariza da Silva Santos

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as variáveis que influenciam a adaptação do indivíduo ao processo de envelhecimento. Para tanto foi realizado um estudo de caso que identificou algumas variáveis que, quando presentes, podem tanto aumentar quanto diminuir a probabilidade de adaptação adequada à velhice. Dentre as que podem aumentar a probabilidade de um envelhecimento bem-sucedido, destacam-se: autonomia, auto-aceitação, redes de apoio, crença religiosa e propósitos de vida. Entretanto outras características podem diminuir essa adaptabilidade, tais como: negação da velhice, isolamento, postura místico-religiosa conformista e alienação do presente. O resultado do estudo corrobora tal levantamento, de modo que a entrevistada parece ter se adaptado à velhice em virtude das habilidades desenvolvidas ao longo de sua vida, assim como das contingências atuais.

    Abstract in English:

    The objective of the present study was to identify and analyze variables which facilitate and difficult the individual adaptation during the aging process. A case study was made to identify some variables that can increase and decrease the probability of aging adaptation . Among those aspects that can increase the probability of a well-succeeded aging are: autonomy, self acceptance, support network, religious belief. The variables that influence negatively the aging process are: aging denial, isolation, conformist mystical religious posture and present alienation. The results confirm the study as the interview seems to be adapted to the aging process, regarding to the developed abilities during lifetime, and the actual contingencies.
  • Psychological evaluation in selecting process: contributions from systemic theory Artigos

    Parpinelli, Renata Fabiana; Lunardelli, Maria Cristina Frollini

    Abstract in Portuguese:

    A avaliação psicológica tem se caracterizado como uma das principais fases do processo de seleção de pessoal nas organizações. Entretanto, sua realização não se restringe apenas à aplicação de instrumentos e à avaliação dos resultados. Duas outras importantes etapas que dela fazem parte são o planejamento inicial e a devolutiva dos resultados, além de uma base teórica que norteie todo o processo. Dessa forma, este artigo visa lançar, sobre essas diferentes etapas da prática da avaliação psicológica em processos seletivos, um olhar teoricamente embasado na abordagem sistêmica, buscando levantar contribuições a sua aplicação.

    Abstract in English:

    The psychological evaluation has been one of the main phases in the selecting process of employees in the organizations. However, it does not depend only on the application of instruments and evaluation of their results. Two other important stages are part of it: the initial planning and the results feedback, besides the theory basis that guides all the process. So, this article tries to get a look at these psychological evaluation several stages according to the systemic theory, and brings contributions to its application.
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