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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2008
  • Percepción sobre estilos e inconsistencia parentales en adolescentes argentinos

    Casullo, María Martina; Liporace, Mercedes Fernandez

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan avances parciales de un estudio descriptivo realizado con 214 adolescentes escolarizados de 15 y 16 años, residentes en la Ciudad de Buenos Aires, Argentina, evaluados mediante una escala autoadministrable sobre Percepción de Control y Estilos e Inconsistencia Parentales, basada en la Controlling and inconsistent parenting scale. Se verificó un grado considerable y significativo de consistencia en los niveles de Control/castigo/aceptación/perdón impartidos (r=.655**), así como en la consistencia o estabilidad temporal de tales comportamientos (r=.785**).entre los miembros de la pareja parental. Se halló, también, que el Control/castigo impartido por los padres varones resulta significativamente más elevado cuando los padres viven juntos, en tanto que cuando existe una separación o divorcio, es significativamente más bajo. El nivel educativo de ambos adultos introduce diferencias en el grado de consistencia o estabilidad temporal de las reacciones independientes, de cada uno, ante comportamientos indeseados de los hijos, y estas diferencias se dan en el mismo sentido para ambos padres: el grupo con educación primaria incompleta y completa exhibe una inconsistencia significativamente mayor que el que ha alcanzado niveles educativos medios y terciarios o universitarios. También la consistencia resulta significativamente mayor, en cada progenitor, para los casos en que el estatus económico autopercibido por el adolescente es alto.

    Resumo em Inglês:

    Partial results from a descriptive study performed on 214 adolescent students from the city of Buenos Aires, Argentina, are presented herein. They were assessed by means of a self-administrable questionnaire involving Perception about Parenting Styles and Parental Inconsistency, based on Controlling and Inconsistent parenting scale. Significant correlations in the levels of Acceptance/forgiveness/controlling/ punishment (r=.655**) amongst the individuals' parents, as well as with the temporal consistency of such behavior (r=.785**), were verified. Controlling/punishment carried out by fathers was significantly higher when both parents lived together, and significantly lower when they were separated or divorced. The educational level of the parents has an influence on the consistency of their reactions to the adolescents' undesirable behavior: consistency is significantly lower in parents with incomplete or complete elementary education compared with those who reached high school or college levels, where consistency is significantly higher. Where adolescents recognize they possess a higher economic status, the perception of consistency is significantly higher in each parent.
  • Violência sexual: caracterização e análise de casos revelados na escola Artigos

    Viodres Inoue, Silvia Regina; Ristum, Marilena

    Resumo em Português:

    Estudos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes indicam que familiares e conhecidos são os maiores agressores, tornando difícil a sua denúncia. Na infância e na adolescência, a escola pode ser um local ideal para detecção, intervenção e promoção de fatores de proteção que diminuam a violência e seu impacto sobre o desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo analisar os casos de violência sexual identificados ou revelados no contexto educacional, descrevendo suas formas, incidências, perfil da vítima, do agressor, do responsável pela identificação e circunstância da revelação. As ocorrências foram selecionadas dentre os 2.522 protocolos de atendimento de um programa estadual de denúncia e assistência a vítimas de violência sexual, e totalizaram apenas 22 casos. Nestes, houve o predomínio do sexo feminino e idade até 12 anos. A professora foi a maior responsável pelo desvendamento, que ocorreu principalmente por meio de relatos verbais das vítimas.

    Resumo em Inglês:

    Studies on sexual violence towards children and teenagers have demonstrated that family members and acquaintances are the most usual aggressors, which makes it all the more difficult to make accusations. During childhood and adolescence, the school setting might be the ideal place for detection, intervention, and promotion of features of protection to reduce violence and its impact upon their development. The aim of this paper was to analyze cases of sexual violence identified or revealed in educational settings, describing its forms, incidence, victim and aggressor profiles, as well as the individuals responsible for their identification. Twenty-two cases have been selected out of 2, 522 records provided by a state accusation program that offers support to victims of sexual violence. The data also show that victims are mainly females under the age of 12. Teachers were largely responsible for revealing the cases, which were mainly verbally communicated by the victims.
  • Escala multidimensional de satisfação de vida para crianças: estudos de construção e validação Artigos

    Giacomoni, Claudia Hofheinz; Hutz, Cláudio Simon

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste trabalho foram desenvolver uma escala, que foi intitulada de Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças, assim como apresentar informações substanciais sobre as propriedades psicométricas do instrumento. Paralelamente, viabilizou-se a testagem do Modelo Multidimensional de Satisfação de Vida Infantil de Huebner. Foram realizados estudos de construção e de validação da escala. A versão final da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças contém 50 itens, distribuídos em seis fatores: self, self Comparado, Não-Violência, Família, Amizade e Escola. Foram encontradas consistências internas adequadas para cada uma das sub-escalas, assim como para a escala total. A validade concorrente das sub-escalas da escala multidimensional de satisfação de vida para crianças foi confirmada por correlações médias com medidas critério.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this study was to develop a Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children, as well as to present significant psychometric information. In parallel, we tested Huebner's Children's Life Satisfaction Multidimensional Model. Construction and validation studies were carried out. The final version of the Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children includes 50 items, divided into 6 groupings: self, Compared self, Non-violence, Family, Friendship and School. We found adequate internal consistencies for each subscale as well as for the scale as a whole. The concurrent validity of the Children's Life Satisfaction Multidimensional sub-scales was confirmed through average correlation coefficients using criterion measurement.
  • O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte Artigos

    Domingues, Angela Ferreira; Motti, Telma Flores Genaro; Palamin, Maria Estela Guadagnucci

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de um estudo que analisou a interação e o brincar entre 20 mães e seus filhos com deficiência auditiva, de graus severo e/ou profundo, com idades entre três e seis anos, em rotina de atendimento no Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. As mães foram entrevistadas e as respostas, analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a interação com a mãe durante o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social, e que as mães carecem de orientações, a fim de que esse espaço seja utilizado mais eficientemente para o aprendizado.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a study assessing social interaction and play among 20 mothers and their children, between 3 and 6 years old, who suffer from a severe and/or profound hearing loss, in routine visits to the Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão, at the Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais at the Universidade de São Paulo. Mothers were interviewed and their responses were quantitatively and qualitatively assessed. Results showed that mother and child interaction during play assists with the development of social skills for adjusting to the social environment, and that mothers lack guidance, in order that this space is used more effectively for learning purposes.
  • Efeitos da entrevista motivacional em adolescentes infratores Artigos

    Andretta, Ilana; Oliveira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    A entrevista motivacional é uma intervenção breve, que visa estimular a mudança de comportamento. Foi aplicada, nesta pesquisa, em adolescentes usuários de drogas, identificando-se as modificações ocorridas após a mesma. A amostra foi constituída por 50 adolescentes usuários de drogas que cometeram ato infracional. Todos foram avaliados por meio de protocolo padrão, depois submetidos a cinco sessões de entrevista motivacional, e reavaliados posteriormente. Os resultados encontrados na reavaliação foram: o aumento do número de dias de abstinência de maconha e álcool; diminuição da quantidade de uso de álcool, tabaco e maconha; abstinência de cocaína, crack e solventes. Houve também diferenças significativas no estágio motivacional da pré-contemplação e nas crenças cognitivas acerca do uso de substâncias. Os dados evidenciaram que, após a entrevista motivacional, houve mudança no consumo de drogas, nos estágios motivacionais e nas crenças cognitivas em adolescentes infratores usuários de drogas.

    Resumo em Inglês:

    The motivational interview is a brief intervention that aims to stimulate behavioral changes, and it has been applied in this research to adolescent drug users, and identifying the changes after the motivational interviewing. The sample group consisted of 50 adolescent drug users who had committed offenses. All of them were evaluated by means of a standard protocol, then they received five motivational interview sessions and were subsequently reevaluated. The findings of the follow-up were: definitive increases in the number of days of abstinence from marijuana and alcohol, a reduction in the usage of alcohol, tobacco and marijuana, abstinence from cocaine, crack and solvents. There were also significant changes in the pre-contemplation motivational stage as well as the cognitive beliefs regarding substance use. The data shows that, after motivational interviewing, there were changes in the patterns of drug consumption, in the motivational stages and in the cognitive beliefs of the drug-using adolescent offenders.
  • Condutas desviantes e traços de personalidade: testagem de um modelo causal Artigos

    Vasconcelos, Tatiana Cristina; Gouveia, Valdiney Veloso; Pimentel, Carlos Eduardo; Pessoa, Viviany Silva

    Resumo em Português:

    A meta principal deste estudo foi comprovar a adequação de um modelo causal à explicação de comportamentos socialmente desviantes (condutas anti-sociais e delitivas), considerando a contribuição dos traços de personalidade (neuroticismo, extroversão e busca de sensações). Para tanto, participaram 755 estudantes do Ensino Médio e Superior, sendo a maioria do sexo feminino (50,3%), de escolas privadas (53,0%) e com idades variando de 16 a 26 anos (média=20,1; desvio-padrão=3,12). Estes responderam ao Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, à Escala de Busca de Sensações e ao Questionário de Condutas Anti-Sociais e Delitivas. Os principais resultados indicaram que os traços neuroticismo e busca de sensações explicam satisfatoriamente as condutas anti-sociais, e estas predizem diretamente as condutas delitivas. Neste aspecto, conseguiu-se constatar que os traços de personalidade são úteis ao entendimento das condutas socialmente desviantes, com especial destaque para o traço busca de sensações. Destaca-se, no entanto, a necessidade de estudos posteriores considerando outras variáveis e contextos.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this study was to test the adequacy of a causal model to explain socially deviant behavior (i.e. antisocial and criminal behavior), taking into account the contribution of personality traits (neuroticism, extraversion, and sensation seeking). To this end, 755 high school and undergraduate students participated, most of them female (50.3%) and from private schools/universities (53%), with ages ranging from 16 to 26 (average=20.1; standard deviation=3.12). They answered a questionnaire in which three different measures were incorporated: Big Five Inventory, Sensation Seeking Scale, and Antisocial and Criminal Behavior Questionnaire. The main results demonstrated that the traits of neuroticism and sensation-seeking satisfactorily explained the antisocial behavior, and these directly predicated criminal behavior. It was confirmed that the personality traits, especially sensation seeking, are helpful in the understanding of socially deviant behavior. However, the need for further studies incorporating other variables and contexts should be emphasized.
  • Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica Artigos

    Bariani, Isabel Cristina Dib; Pavani, Renatha

    Resumo em Português:

    Entendendo ser fundamental a incrementação de pesquisas sobre as relações interpessoais no âmbito da educação universitária, objetivou-se descrever e analisar as relações professor-aluno e aluno-aluno e os motivos que levam os estudantes a assumir diferentes atitudes em sala de aula, relativas a interesse e participação, segundo os próprios discentes e seus professores. As informações foram coletadas com 21 professores e 90 alunos de um Curso de Psicologia, por meio de questionários abertos. Os dados foram submetidos à análise categorial e, posteriormente, à análise quantitativa. Foram formuladas as seguintes categorias: Estrutural, Interacional, Pedagógica, Comportamental e Comprometimento. Os aspectos associados às relações interpessoais em sala de aula são de cunho positivo para as aulas práticas e negativo para as teóricas. Como principal motivo para o interesse e a participação em sala de aula, são apontados aspectos relativos à categoria Pedagógica, em especial à sub-categoria Procedimentos de Aula.

    Resumo em Inglês:

    As the increase of research into interpersonal relationships in the sphere of university education is regarded as fundamental, this study has aimed to describe and analyze teacher-pupil and pupil-pupil relationships and the reasons why students behave in different ways in the classroom, in terms of their interest and participation, according to the pupils themselves and their teachers. The information was collected from 21 teachers and 90 students of a Psychology Course by way of open questionnaires. The data was submitted to categoric analysis and, subsequently, to quantitative analysis. The following categories were formulated: structural, interactional, pedagogic, behavioral and commitment. The aspects associated with interpersonal relationships in the classroom are seen to be positive for the practical classes and negative for the theoretical ones. Those aspects related to the Pedagogic category are shown to be the main reason for interest and participation in the classroom, especially those relating to the Classroom Procedures sub-category.
  • Abrigar/desabrigar: conhecendo o papel das famílias nesse processo Artigos

    Azôr, Ana Mafalda Guedes Cabral Courinha Vassalo; Vectore, Celia

    Resumo em Português:

    A pesquisa objetivou conhecer o papel desempenhado pelas famílias de adolescentes ex-abrigados em uma instituição do município de Uberaba (MG), durante o processo de institucionalização/desinstitucionalização que viveram. Participaram do estudo cinco famílias que haviam recuperado a guarda dos filhos. Os materiais utilizados para coleta dos dados foram entrevistas semi-estruturadas com o pai ou a mãe dos adolescentes, com os próprios adolescentes e com a diretora do abrigo; fichas de identificação socioeconômica; verificação de livros de registros do abrigo e das pastas arquivadas com informações dos adolescentes; e diários de campo da pesquisa. Os resultados apontaram que as causas que levam ao abrigo são multifatoriais, associadas à pobreza, carência de rede de apoio sócio-psicológica para a família, ausência da figura paterna e desestruturação familiar. O período de institucionalização apresentou-se como doloroso para filhos e genitores. O trabalho das instituições envolvidas, o desejo dos adolescentes de sair do abrigo e a reestruturação financeira das famílias foram fatores que auxiliaram no desligamento dos abrigados. Contudo, o estudo evidencia a necessidade de um acompanhamento multiprofissional pós-desligamento.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to evaluate the role exercised by families of adolescents experiencing the process of institutionalization/deinstitutionalization, in an entity in the city of Uberaba, Minas Gerais. It studied five families who had regained custody of their children. The materials used to collect the data included semi-structured interviews with the parent(s), the adolescents themselves and the director of the institution; socioeconomic identification records; examination of the institution's record books; adolescents' information files; research field diaries. The results showed multifactorial reasons for the sheltering, associated with poverty, lack of socio-psychological family support from the community health centers, absence of the father figure and a poor family structure. The sheltering period was painful for both children and parents. The work of the institutions involved, the adolescents' desire to leave the institution and the financial restructuring of their families helped with the process of deinstitutionalization. However, the study showed the need for subsequent multi-professional monitoring.
  • Escala hassles & uplifts: versão em português Artigos

    Silva, Maria Teresa Araujo; Franceschini, Ana Carolina Trousdell; Manrique-Saade, Elizabeth Ann; Carvalhal, Layana Guedes; Kameyama, Marcia

    Resumo em Português:

    A escala Hassles & Uplifts avalia a intensidade da resposta a pequenos eventos cotidianos, sendo considerada um preditor de sintomas psicológicos. O objetivo deste estudo foi avaliar uma tradução da escala Hassles & Uplifts, aqui intitulada Aborrecimentos e Alegrias; para tal, realizou-se a réplica de um estudo norte-americano que mediu o desempenho, nessa escala, de indivíduos cujo padrão de comportamento fosse do tipo A ou B segundo a escala de Jenkins (Escala Aborrecimentos e Alegrias). As escalas Aborrecimentos e Alegrias e A/B foram aplicadas em 145 universitários brasileiros. Os resultados mostraram que: 1) as pontuações médias de Aborrecimentos e Alegrias foram similares às do estudo norte-americano, exceto pelos Aborrecimentos dos participantes tipo B; 2) a intensidade das Alegrias dos participantes tipo A foi significativamente superior à dos tipo B, como na literatura; 3) a intensidade de Alegrias e Aborrecimentos não diferiu entre os dois tipos, provavelmente devido à especificidade da época do teste. Concluiu-se que o padrão e a consistência dos resultados indicam que a tradução pode ser utilizada como instrumento confiável de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The Hassles & Uplifts Scale assesses the reaction to minor every-day events in order to detect subtle mood swings and predict psychological symptoms. The aim of this study was to evaluate the Portuguese translation of Hassles & Uplifts (Aborrecimentos e Alegrias) through the replication of a North American study which used this scale to measure the performance of individuals with type A and type B behavior patterns. The Aborrecimentos e Alegrias and Jenkins A/B scales were answered by 145 Brazilian college students. Results showed that: 1) The average Aborrecimentos e Alegrias scores were similar to the North American study, except for the type-B Hassles scores; 2) Uplifts received higher scores than Hassles from both types, substantiating literature on the subject; 3) the intensity of Hassles and Uplifts did not differ between types A and B, probably due to the timing of the testing period. It was concluded that the pattern and consistency of the results indicate that the translation can be used as a reliable research tool.
  • Mulheres, soropositividade e escolhas reprodutivas Artigos

    Sant'Anna, Ana Carolina Cunha; Seidl, Eliane Maria Fleury; Galinkin, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    O crescimento da epidemia do vírus da imunodeficiência humana entre as mulheres vem atualizando questões referentes à sexualidade e à reprodução. Este estudo investigou a percepção de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana positivo quanto às escolhas reprodutivas no contexto da soropositividade. Optou-se pela metodologia qualitativa, com a utilização de um grupo focal com mulheres soropositivas residentes no Distrito Federal. Na análise dos resultados, observou-se que as participantes estavam bem informadas sobre o processo de prevenção da transmissão vertical. A condição sorológica teve impacto na vida sexual e reprodutiva, evidenciado no adiamento ou extinção dos planos de ter filhos. A reação das pessoas em geral, bem como do profissional de saúde, diante do desejo de ter filhos por parte da mulher soropositiva foi apontada como desfavorável. Os achados do estudo, de caráter exploratório e preliminar, apontam para a relevância da realização de pesquisas na área, a fim de que os direitos reprodutivos das mulheres soropositivas sejam compreendidos, favorecendo sua valorização e respeito.

    Resumo em Inglês:

    The growth of the human imunodeficiency virus epidemic among women brings into focus questions of sexuality and reproduction. This study investigated the perception of women, who are seropositive, as to their reproduction choices in the context of seropositivity. Qualitative methodology was chosen with the use of a focus group comprising seropositive women living in the Federal District (Brasilia). On analyzing the results, it was observed that the participants were well informed about the process of prevention of vertical transmission. The serological condition had an impact on their sexual and reproductive life, evidenced by the postponement or abandonment of plans to have children. The reaction of people in general, as well as the health professional, faced with the seropositive woman's desire to have children, was shown to be unfavorable. The results of this exploratory and preliminary study, demonstrate the importance of developing research studies in the area, in order to understand the rights of these seropositive women to reproduce, helping to accord them value and respect.
  • Comunicação equipe-família em unidade de terapia intensiva pediátrica: impacto no processo de hospitalização Artigos

    Nieweglowski, Viviane Hultmann; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Este artigo resulta de um estudo que teve como objetivo analisar o processo de comunicação equipe-família e seu impacto em todos os envolvidos na situação de internação, na perspectiva da Teoria da Pragmática da Comunicação Humana. Buscou-se trazer à tona subsídios para instrumentalizar a equipe, visando um melhor entendimento da comunicação diagnóstica e da hospitalização, favorecendo estratégias de enfrentamento para a mencionada situação. Foi uma pesquisa de base qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 16 familiares de oito crianças internadas na unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital Público de Santa Catarina. A análise dos dados, agrupados em unidades temáticas, evidenciou a presença de uma trama comunicacional multideterminada na comunicação entre equipe de saúde e família, a qual afetava decisivamente o processo interacional dos envolvidos. Por sua vez, isto tinha uma repercussão direta na qualidade do trabalho dos profissionais e no maior ou menor sofrimento emocional da família.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the process of communication between the health team and the families, and its impact on those involved in the hospitalization process, from the perspective of the Pragmatics of Human Communication theory. The purpose of the study is to promote strategies for coping with hospitalization by suggesting elements that can provide tools to the health teams as well as to the families in order to better understand the diagnosis and the process of hospitalization. Semi-structured interviews were conducted with 16 family members of 8 children admitted to the pediatric intensive care unit in a public hospital in the state of Santa Catarina in southern Brazil. The analysis of the data, grouped into thematic units, demonstrated the presence of a multidetermined communication network with regard to the process of communication between the health team and the family, which decisively affected the interaction process in the context of the Pediatric Intensive Care Unit. Consequently, this had a direct repercussion on the quality of the work of the professionals and on the greater or lesser emotional suffering by the family.
  • Implicações da teoria da evolução para a psicologia: a perspectiva da psicologia evolucionista Artigos

    Lopes, Rafael Gimenes; Vasconcellos, Sílvio

    Resumo em Português:

    A idéia de que o comportamento humano está baseado em instintos mostrou-se popular entre os psicólogos há cem anos. Na atualidade, os psicólogos evolucionistas vêm postulando que o comportamento é fortemente influenciado por fatores hereditários, e que os mesmos objetivam ampliar a aptidão. O principal propósito deste estudo foi introduzir e discutir a teoria evolucionista e suas implicações para a área de psicologia. Os autores revisaram artigos e livros sobre o tema. Este artigo pode contribuir para o desenvolvimento de um novo paradigma para a etologia e para a psicologia comparativa no âmbito da psicologia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The idea that human behavior is based on instincts was popular among psychologists about 100 years ago. At the present time, the evolutionist psychologists postulate that behavior is strongly influenced by inherited factors, and that the aim of every human being is to enhance his own fitness. The main aim of this study is to introduce and to discuss the evolutionist theory and its implications for the area of Psychology. The authors reviewed articles and books on this subject. This paper can contribute to the development of a new paradigm for ethology and comparative psychology in the context of Brazilian psychology.
  • A crise da psicologia clínica no mundo contemporâneo Artigos

    Portela, Marco Antônio

    Resumo em Português:

    O mundo contemporâneo determina novas formas de relação, que afetam a constituição da subjetividade e, por conseguinte, levam ao advento de um novo sujeito. Neste trabalho, fez-se uma análise a fim de compreender quem é o sujeito pós-moderno. No estudo realizado acerca do percurso da psicologia clínica, concluiu-se que suas principais abordagens são individualistas, confirmando o paradigma dominante, ou seja, o paradigma da subjetividade, que levou à exacerbação do individualismo na Pós-Modernidade. Procurou-se fazer uma análise da crise na clínica contemporânea, a fim de compreender suas causas e buscar saídas viáveis para os impasses que se apresentam. Este estudo pautou-se na idéia de que uma nova visão de mundo e do próprio homem está sendo presentemente construída, visão esta que aponta para conceitos como intersubjetividade, dialogia, narrativa, ecologia, entre outros, embora não tenha sido propósito deste trabalho aprofundar estes conceitos.

    Resumo em Inglês:

    The text considers that the contemporary world is determining new forms of relationships, which affect the constitution of subjectivity and, consequently, lead to the advent of a new type of individual. An analysis was performed with the aim of understanding exactly who this post-modern individual is. In the study carried out concerning the progression of clinical psychology, it is concluded that its principal approach is individualist, confirming the dominant paradigm, in other words, the paradigm of subjectivity, that has led to the escalation of individualism in the post-modern period. The text seeks to analyze the contemporary clinical crisis in order to understand its causes, and attempts to find viable solutions for the impasses which this crisis presents. The study is predicated upon the idea that a new vision of the world and of man himself is now under construction, a vision which points to concepts such as inter-subjectivity, dialogue, narrative, and ecology, among others. It was not, however, the purpose of this text to explore these concepts.
  • A psicopatologia fenômeno-estrutural e o Rorschach no transtorno de pânico Artigos

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de; Franco, Renata da Rocha Campos; Farah, Flávia Helena Zanetti

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar a ocorrência de mecanismos ou dinâmicas típicas de pacientes com transtorno de pânico, considerando os princípios da psicopatologia fenômeno-estrutural. Participaram quatro pacientes diagnosticados pela SCID-I, que responderam à tarefa proposta pelo método de Rorschach. As interpretações tiveram como base os mecanismos de ligação e corte. Os resultados não demonstraram um padrão de funcionamento psíquico nos pacientes, mas, no que diz respeito a esses mecanismos, evidenciaram queda de qualidade e deslizes de pensamento na transição entre os mecanismos de corte e ligação. Quando o estilo predominante era o epilepto-sensorial, observaram-se perdas na qualidade das associações nas passagens para o mecanismo de corte, diferentemente do estilo esquizo-racional, que demonstrava fracasso na integração quando os pacientes usavam o mecanismo de ligação. Conclui-se que a percepção e a comunicação foram mais adequadas quando estavam presentes os mecanismos de ligação para o estilo epilepto-sensorial, sendo, em contrapartida, o mecanismo de corte mais eficiente para um estilo esquizo-racional.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the occurrence of typical mechanisms or dynamics of patients with panic disorder, according to the principles of the structural psychopathology phenomenon. Four patients participated in the study, assessed according to the criteria of Axle 1 of the Structuralized Clinical Interview for DSM-IV (SCID-I). The participants responded to the proposed task using the Rorschach methodology and the interpretations were based upon the switch on / switch off mechanisms in the structure of language. The results did not show a standard mechanism in the patients, but, with regard to these mechanisms, they demonstrated a definite inadequacy in terms of the transition between both mechanisms. When the epilepto-sensorial style was predominant, the more evident failures occurred with the transition to the switch off mechanism, while the schizo-rational style demonstrated a failure to integrate when the patients employed the switch on mechanism. Therefore the language and perception were more appropriate when using switch on mechanisms for the epilepto-sensorial style and the switch off mechanism for a schizo-rational style.
  • A psicologia e a psiquiatria perdem um de seus maiores expoentes: uma homenagem ao Dr. Mauricio Knobel Homenagem

    Vizzotto, Marília Martins
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