Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 27, Número: 4, Publicado: 2010
  • Reflexões: prazeres e agruras de um editor Editorial

    Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
  • Factores personales y familiares asociados a los problemas de comportamiento en niños

    Rodríguez, María Clara

    Resumo em Espanhol:

    Se identificaron los factores personales y familiares asociados a los problemas de comportamiento en niños. Participaron 254 escolares, entre 7 y 11 años, sus respectivos padres y docentes. Una vez obtenido el consentimiento informado, se aplicaron la Escala Multidimensional de la Conducta de Reynolds y Kamphaus; estandarizada en Medellín, Cuestionario de Evaluación de factores personales y familiares. El análisis chi-cuadrado muestra que la inconsistencia en las pautas de crianza, no vivir con el núcleo familiar, ser mujer y tener una edad entre los 8 y 9 años, está relacionada significativamente con una mayor frecuencia en las dimensiones correspondientes a externalizar problemas como la hiperactividad y problemas de conducta. Igualmente el género femenino y la edad entre 8 y 9 años se asociaron con la dimensión de "conducta excesivamente controlada", como la ansiedad y la depresión, y también con los problemas académicos, así como la somatización que fue reconocida por los docentes como más frecuente en los niños. Estos resultados aportan a la prevención.

    Resumo em Inglês:

    This study identified personal and family factors associated with behavioral problems in children. The study group consisted of 254 students between 7 and 11 years, their parents and teachers. After obtaining informed consent from all participants, the following tests were carried out: Kamphaus and Reynold's multidimensional scale of behavior standardized in Medellin's questionnaire of personal and familiary-related factors.The chi-square test shows that inconsistencies in patterns of parenting, that is, not living with the nuclear family, being a woman and the age between 8 and 9 years, were associated with a significantly higher frequency of aspects associated with externalizing problems, such as hyperactivity and behavioral issues . Likewise, being female and between 8 and 9 years of age were associated with the aspect of "excessive control behavior" such as anxiety and depression, academic problems and also somatization, which was recognized by teachers as being more frequent in boys. Those results could be useful in formulating preventative measures.
  • A influência do gênero e da escolaridade no diagnóstico de demência Artigos

    Coelho, Cristina Lúcia Maia; Bastos, Claudio Lyra; Camara, Fernando Portela; Landeira-Fernandez, Jesus

    Resumo em Português:

    Um problema no diagnóstico das demências é a ausência de informação prévia sobre o nível cognitivo dos pacientes, anterior às manifestações atuais. A análise das discrepâncias nos testes cognitivos torna-se assim uma referência para o diagnóstico. A relação entre gênero, nível de escolaridade, experiência profissional e resultados da avaliação neuropsicológica foi analisada a partir de prontuários clínicos de pacientes idosos. A amostra masculina de nível superior apresentou médias significativamente menores nas subescalas de execução em relação às verbais. Apesar do nível de escolaridade e da atividade intelectual ocultarem a perda de performance nos quadros demenciais, a análise das discrepâncias evidencia as quedas de rendimento. Na amostra feminina, com menor nível de escolaridade, embora os resultados mostrassem deficiência cognitiva, não ocorreram diferenças significativas entre os subtestes verbais e de execução. A análise da covariância indicou que o nível de escolaridade, e não o gênero, foi o fator responsável pela diferença.

    Resumo em Inglês:

    A major problem with the early diagnosis of dementia is the lack of prior information about the cognitive level of patients before the current expression of the symptoms. The analysis of discrepancies in cognitive tests has become a reference for driving the diagnosis. Based on neuropsychological assessments of dementia in elderly patients, the present study analyzed the relationship between gender, level of education and professional experience. The WAIS-III, Rey auditory verbal learning, Folstein and Zülliger tests were employed. Results indicated that male subjects with higher education presented lower scores in the performance subtest when compared to the verbal subtest. Although educational status and intellectual activity had a tendency to mask the loss of performance in dementia disorder, the evaluation of the discrepancies indicated a reduction in efficiency. In the sample of females, with lower levels of schooling, although the results indicated a tendency towards cognitive impairment, no differences between verbal and performance subtests were detected. A covariance analysis indicated that the level of education was the variable responsible for this difference, and not gender.
  • Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância Artigos

    Sathler, Thaïs Cardoso; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Participaram desta pesquisa 122 alunos de um curso de graduação naquela modalidade. Utilizou-se uma escala que avaliava a percepção dos alunos tanto acerca da implementação, realizada por seu tutor, de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade, quanto acerca das barreiras à criatividade na educação a distância. Foram analisados aspectos do projeto político-pedagógico relativos ao desenvolvimento/expressão da criatividade. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que favorecem a criatividade são desenvolvidas pelos tutores. A barreira à criatividade mais citada refere-se à dificuldade de gerenciar o tempo. O projeto político-pedagógico do curso contempla a criatividade e formas de desenvolvê-la na educação a distância. A identificação de estímulos e barreiras à criatividade possibilita que intervenções sejam planejadas e implementadas a fim de catalisar o desenvolvimento/expressão do potencial criativo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate incentives and barriers to creativity in the context of distance learning. One hundred and twenty-two students of an undergraduate distance course participated in the research. A scale was used to assess the students' perception of both the pedagogical practices which help to develop and express creativity, implemented by their tutors, and the barriers to developing/expressing creativity in distance learning. Aspects of the political and pedagogical design relating to the development/expression of creativity were analyzed. The results showed that the students consider that pedagogical practices implemented by their tutors have developed their creative skills. The barrier to creativity most frequently referred to by the students was the difficulty with time management. The political and pedagogical design of the course includes creativity and ways of fostering it in distance education. The identification of practices that stimulate creativity, as well as the barriers, allows interventions to be planned and implemented in order to enhance the development of students' creative potential.
  • A construção de si em um grupo de apoio para pessoas com transtornos alimentares Artigos

    Scorsolini-Comin, Fabio; Souza, Laura Vilela e; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo compreender a construção de si mesmo a partir do discurso de pessoas diagnosticadas com anorexia e bulimia, participantes de um grupo de apoio psicológico. Participaram 14 jovens atendidas em um serviço público de saúde de um hospital universitário. A partir do referencial histórico-cultural bakhtiniano, analisaram-se qualitativamente as transcrições audiogravadas de 10 sessões consecutivas do grupo. Constatou-se que os discursos produzidos socialmente sobre os transtornos alimentares são evocados nas falas das participantes e encontram no grupo um espaço para que possam ser contestados, negociados ou aceitos, promovendo a desconstrução de mitos erigidos em torno da enfermidade. A análise empreendida aponta o grupo como uma ferramenta terapêutica significativa para a produção de novos sentidos, não patologizantes com relação aos transtornos alimentares e seus portadores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand the discursive constructions of self, made by people diagnosed with anorexia and bulimia, who were participating in a psychological support group. Fourteen young women, who were being attended to in a psychological support group in a public health service at a university hospital, took part in the study. Ten consecutive weekly group sessions were selected and qualitatively analyzed using Bakhtin's historical and cultural approach. Commonly held beliefs about eating disorders were evoked in the participants' words, and were refuted, negotiated, or accepted in the group, furthering the deconstruction of myths about the disorders. The analysis highlights the importance of support groups as a therapeutic tool that enables the production of new, non-pathological approaches to eating disorders and the people diagnosed with them.
  • Lei Maria da Penha: as representações do judiciário sobre a violência contra as mulheres Artigos

    Porto, Madge; Costa, Francisco Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar as representações de juízes sobre a violência contra as mulheres, de forma a compreender como tais representações pessoais podem ou não influenciar as decisões prolatadas em suas sentenças. Foi realizada a análise de conteúdo de 15 sentenças, proferidas entre setembro de 2006 e agosto de 2007, correspondente ao primeiro ano de vigência da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, em uma cidade da região Norte do Brasil. Nesse contexto, pode-se afirmar que os magistrados percebem a violência contra as mulheres como elemento constitutivo das relações entre gêneros, como um fato que não oferece perigo para elas e que não se enquadra no estatuto jurídico, não configurando crime. Há uma naturalização do lugar social definido para as mulheres pela sociedade patriarcal e a consequente invisibilidade das várias formas de violência por elas sofrida, o que dificulta o acesso à Justiça.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to identify the representations of judges regarding violence against women in order to understand how these personal representations may or may not influence the decisions handed down when sentencing. An analysis was conducted of the content of 15 sentences handed down in a city in northern Brazil between September 2006 and August 2007 - the first year of Law 11.340/2006, known as the Maria da Penha Law. In this context, it may be stated that magistrates perceive violence against women as a component element in the relationship between men and women - as a fact that does not pose a danger to women and which is not covered by the legal statute and thereby does not constitute a crime. There is an acclimation of the social standing defined for women by the patriarchal society and the consequent invisibility of the different forms of violence women suffer, which hinders their access to justice.
  • Influência parental no desporto: a percepção de pais e jovens atletas portugueses Artigos

    Gomes, António Rui

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia a influência parental no desporto, a partir da análise da percepção de 205 pais e 213 jovens atletas. Para tal, aplicou-se um protocolo de avaliação com os seguintes instrumentos: Questionário de Comportamentos Parentais no Desporto, Questionário de Orientação Motivacional para o Desporto e Escala de Avaliação Cognitiva da Competição: Percepção de Ameaça e Desafio. No caso dos atletas, encontraram-se diferenças na avaliação dos pais em função do gênero, escalão desportivo e resultados desportivos obtidos. De igual modo, os atletas avaliaram de forma diferente os pais quando se referiram ao pai e à mãe, separadamente. No que toca aos pais, observaram-se diferenças entre pais de rapazes e de moças, entre pais mais novos e mais velhos e entre pais mais ou menos escolarizados. Assim, pode-se concluir que existem diferenças no modo como é exercida a influência parental, devendo esse aspecto merecer a atenção dos agentes desportivos e da investigação futura.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses parental influence in sport, based on an analysis of perception in 205 parents and 213 young athletes. The evaluation protocol comprised three measures: The Parental Behaviours in Sport Questionnaire, Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire and the Cognitive Evaluation of Competition Scale: Perceptions of Threats and Challenges. In the case of the athletes, we found differences in the evaluation of the parents according to the sex of the athletes, their level of prowess and the sporting results achieved. Similarly, we found differences in the athletes' evaluations of their fathers and mothers. In the case of parents, we found differences between parents of boys and girls, between younger and older parents and between parents with different academic backgrounds. In conclusion, this study showed that parental influence differs according to certain personal and sporting characteristics of the athletes and parents and this fact should be examined by agents in the sphere of sport and in future research.
  • "Ei, eu também estou aqui!": aspectos psicológicos da percepção de irmãos frente à presença de uma criança com paralisia cerebral no núcleo familiar Artigos

    Navarausckas, Heloise de Bastos; Sampaio, Iris Barreto; Urbini, Marcela Pereira; Costa, Regina Célia Villa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do nascimento de uma criança com paralisia cerebral no núcleo familiar e a percepção dos irmãos frente à situação. Parte-se do pressuposto de que o irmão da criança com deficiência é bastante afetado com o nascimento desta e, frequentemente, pouco assistido. Utilizou-se entrevista semi-estruturada com pais e irmãos primogênitos de crianças especiais, tendo como parâmetro um grupo-controle com os mesmos critérios, sendo que neste a deficiência não estava presente. Foi observado prejuízo na relação pais-primogênitos, bem como precoce amadurecimento destes últimos, ocasionado pela necessidade de adaptação. Por fim, ressalta-se a importância de maior atenção ao irmão da criança especial.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the impact of the birth of a child with cerebral palsy in the family, and the viewpoint of the siblings concerning this situation. The assumption is that the sibling of a child with a disability is significantly impacted, but that this is rarely recognized. Parents and older siblings of the special needs child were interviewed, having as a parameter a control group that observes the same criteria, but without a disabled child. There was found to be damage in the parent-firstborn relationship and a tendency for the older child to grow up more quickly, caused by her need to adapt. We would stress the need to pay greater attention to the siblings of special needs children.
  • Práticas educativas parentais em relação ao filho único e ao primogênito Artigos

    Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi examinar eventuais diferenças das práticas educativas parentais em relação a filhos únicos e primogênitos de famílias com dois filhos. Participaram 12 famílias com filho único e 10 com dois filhos, emparelhadas conforme o nível socioeconômico, idade e gênero das crianças. A idade dos filhos únicos variou entre 4,6 e 6,1 anos (M=5,5, DP=0,51) e a dos primogênitos entre 4,3 e 6,3 anos (M=5,1, DP=0,78). Mães e pais dos dois grupos responderam a uma entrevista sobre práticas educativas parentais, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo. O teste do qui-quadrado revelou diferença marginalmente significativa somente nas práticas maternas e paternas em relação ao filho único. Verificou-se semelhança nas práticas educativas entre mães e pais em ambos os grupos. Os resultados foram discutidos à luz da literatura, buscando entender os fatores que podem contribuir para explicar semelhanças das práticas educativas utilizadas para filhos únicos e primogênitos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to examine potential differences in parental child-rearing practices in respect of only children and first born of families with two children. Twenty-two families participated in this study, 12 with only children and 10 families with two children. Families were matched according to socioeconomic level, age and the children's sex. The age of the only children ranged from 4.6 to 6.1 years (M=5.5, SD=0.51) and the first born were aged from 4.3 to 6.3 years (M=5.1, SD=0.78). Mothers and fathers in both groups were interviewed about parental child-rearing practices and their responses were content-analyzed. The hypothesis of the study was not supported. According to the chi-square test, only marginally significant differences were obtained in maternal and paternal child-rearing practices in respect of the only child. Results indicated agreement between the mothers' and the fathers' child-rearing practices in both groups. Issues described as determinants of childrearing practices are discussed, taking into consideration the role of the family in child development.
  • Investigación psicoanalítica en la universidad

    Jardim, Luciane Loss; Rojas Hernández, María Del Carmen

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como propósito puntualizar las diferencias esenciales entre la investigación científica - como se establece desde el racionalismo contemporáneo - y la investigación psicoanalítica. A partir de esta diferenciación se plantean las condiciones necesarias para una investigación psicoanalítica, fundamentada en criterios exclusivamente psicoanalíticos, que tiene como objeto de estudio los procesos psíquicos inconscientes originarios de la clínica analítica. Luego, intentamos describir la formalización de la investigación psicoanalítica en el medio universitario que presupone la descripción y conceptualización del caso clínico.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to outline the essential differences in scientific research, starting from contemporary-rationalism, and psychoanalytic research. Using this distinction, it is possible to determine the necessary conditions for psychoanalytic research based exclusively on psychoanalytic criteria, which aims to study the unconscious processes originating in the psychoanalytic clinic. We therefore try to describe the formalization of psychoanalytic research in the university context, which involves the description and conceptualization of the clinical case.
  • Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa Artigos

    Moreira, Virginia

    Resumo em Português:

    Os interesses de Carl Rogers assumiram focos diferentes ao longo de seu pensamento, de maneira que seus comentadores dividiram sua teoria em distintas fases. Mais de 20 anos após sua morte, o que se observa atualmente é uma enorme diversidade de vertentes que se denominam Abordagem Centrada na Pessoa ou se dizem vinculadas a ela. Visando a contribuir para uma melhor compreensão do panorama atual da abordagem criada por Rogers, este artigo tem como objetivo revisitar as chamadas fases da Abordagem Centrada na Pessoa, propondo uma nova fase - a fase Pós-Rogeriana - consistente de vertentes atuais que, partindo de distintas fases daquela teoria, assumem distintos caminhos criando novas teorizações contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Carl Rogers' interests took on different focuses over the period of his thinking, such that his commentators divided his theory into different phases. More than 20 years after he passed away, what can be seen at the present time is a huge diversity of streams which call themselves Person Centered Approach or which are related to it. With the objective of contributing to a broader, present-day understanding of the approach created by Rogers, this article aims to revisit the so called phases of the Person Centered Approach and proposes a new phase - the Post-Rogerian Phase - which consists of present streams which, emerging from different phases of the Rogerian theory, assume different paths and create new, contemporary theorizations.
  • Violência, dependência química e transtornos mentais em presidiários Artigos

    Tavares, Gislaine Pereira; Almeida, Rosa Maria Martins de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho realizou uma análise de artigos científicos selecionados nas fontes eletrônicas SciELO, PubMed e Web of Science, no período entre 1998 e 2008. Na elaboração da revisão e na discussão de dados, foram utilizados os descritores: violência (violence); dependência de drogas (drug dependence), transtornos mentais (mental disturbs) e prisioneiros (prisoners). No total, foram encontrados 408 artigos sobre a temática, tendo sido utilizados 60 deles, juntamente com 23 livros e teses que abordam a problemática em questão. A revisão teve por objetivo analisar a relação entre violência, dependência química e transtornos mentais na população carcerária masculina. Os resultados mostraram que o uso abusivo de drogas é um importante fator de risco para a violência e que os transtornos mentais, muitas vezes, acompanham atos violentos. Conclui-se que a violência e a dependência de drogas estão diretamente relacionadas em prisioneiros.

    Resumo em Inglês:

    The present article is an analysis based on scientific articles from internet sources such as SciELO, PubMed and Web of Science, between 1998 and 2008. For the search, the keywords used were: violence, drug dependence, mental disturbances and prisoners, in order to produce this review and discuss the data. A total of 408 articles were found, of which 60 were considered suitable for this discussion and 23 books were also found related to this topic. The aim of this study was to analyze the relationship between violence, drug abuse and mental disturbances in male prisoners. The results showed that drug abuse is an important risk factor in engendering violence and that mental disturbances often go hand in hand with aggressive behavior. It may be concluded that violence and drug dependence in prisoners are directly interrelated.
  • Campo psicossocial e jurídico: relações de poder nas decisões de conflito familiares Artigos

    Santos, Marcia Regina Ribeiro dos; Costa, Liana Fortunato

    Resumo em Português:

    Este artigo discute, a partir da experiência adquirida por profissionais psicossociais do Serviço de Atendimento a Famílias com Ação Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, as relações de poder presentes nos campos familiar, psicossocial e jurídico, com base em autores da Terapia Familiar, da Psicologia Jurídica e da Sociologia que fundamentem as questões apresentadas. O caso de Lorena ilustra o poder que existe nessas relações e nas inter-relações dos diferentes campos sociais, quando os avós materno e paterno disputam sua guarda na Justiça. Embora haja interesse da equipe psicossocial em compartilhar conhecimento com os profissionais do Direito, observou-se que o poder que perpassa pelos campos aqui referidos, apenas em parte atendeu à resolução do pleito. Ao final, questiona-se quanto ao futuro da família, à eficácia do trabalho dos profissionais do setor psicossocial e à participação da Justiça na disputa.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses, based on the experiences of psychosocial professionals from the "Family Support Services with Civil Action of the Court of Justice in the Federal District and Territories", the relations of power that exist in the family, psychosocial and juridical fields, based on authors of Family Therapy, Juridical Psychology and Sociology that underpin the issues presented. The Lorena case illustrates the power that exists in these relations and in the interrelationships of different social fields, when her maternal and paternal grandparents dispute her custody in court. Even though the psychosocial team has an interest in sharing knowledge with the Legal professionals, it was seen that the power that permeates the fields mentioned here only partially addressed the decision in the litigation. In terms of the future of the family, the effectiveness of the psychosocial workers and the participation of Justice in these disputes are addressed at the end of the paper.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br