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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 30, Número: 3, Publicado: 2013
  • Inteligência e competência social na adaptação à universidade Teaching And Learning Psychology

    Soares, Adriana Benevides; Francischetto, Vanuza; Peçanha, Adriana Penha da Costa Lima; Miranda, Jacqueline Maia de; Dutra, Betânia Marques da Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é verificar a influência da inteligência e das habilidades sociais na adaptação acadêmica à universidade, assim como de dados sociodemográficos tais como sexo, idade, classe social e tipo de instituição de ensino. Participaram deste estudo 393 estudantes universitários, sendo 128 homens; 167 sujeitos estavam na faixa etária de mais de 20 anos, 101 de 20 a 30 anos; 31 de 31 a 40 anos e 26 acima de 40 anos; 55 participantes da classe social A, 134 da B e 94 das classes C e D; 184 pertenciam a instituições públicas. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais, o Questionário de Vivências Acadêmicas (versão reduzida) e o teste Matrizes Progressivas de Raven. Foram obtidos como principais resultados correlações significativas entre Habilidades Sociais e Adaptação Acadêmica, mas não foram encontrados resultados significativos entre inteligência e adaptação acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    This research paper concerns the influence of intelligence and social skills on the academic adjustment to university. Social demographic data was compiled based on gender, age, social class, and the type of teaching institution. A total of 393 university students took part in this survey, including 167 students under 20 years of age, 101 between 20 and 30, 31 between 31 and 40, and 26 over 40 years of age. Males accounted for 128 of the students, with 55 belonging to social class A, 134 to B, and 94 to classes C and D, and 184 participants attending public institutions. Data collection was performed using the Inventário de Habilidades Sociais, a Questionário de Vivências Acadêmicas (reduced version), and the Raven's test Matrizes Progressivas. The main results achieved presented significant correlations between social skills and academic adjustment, however, no significant results were found between intelligence and academic adaptation.
  • Amizade em meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    Sena, Soraya da Silva; Souza, Luciana Karine de

    Resumo em Português:

    Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade tendem a participar de relações de pares insatisfatórias, podendo ser rejeitadas socialmente e até vitimizadas. O objetivo deste trabalho foi de comparar a percepção da qualidade da melhor amizade e do conflito nessa relação, em 17 meninos com e 19 sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, de sete a nove anos de idade, por meio de entrevista semiestruturada e da Escala da Qualidade da Amizade. Os meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade não diferenciaram daqueles sem o transtorno na percepção da qualidade da amizade; destes últimos, os mais velhos pontuaram melhor o amigo. Foi maior a percepção de situações de conflito com o amigo por parte de meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, inclusive dos mais velhos. É possível que o portador de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade perceba mais os conflitos com o amigo em virtude do aumento etário, pois o avanço sociocognitivo pode auxiliar a captar melhor as reações negativas dos pares a seu comportamento frequentemente desrespeitoso às regras sociais.

    Resumo em Inglês:

    Children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder tend to engage in unsatisfactory peer relationships, being at risk for social rejection or victimization. The aim of this study was to compare the perception of friendship quality and conflict regarding their best friend in 17 boys with and 19 without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder. The subjects were 7 to 9 years of age and data collection was performed through a semi-structured interview and application of the Friendship Quality Scale. The perception of friendship quality did not differ between the boys with and without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder and the older boys without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder scored their perceived friendship quality higher. The perception of conflict situations was higher in boys with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder, also higher in those of 9 year of age compared to the younger children with this condition. It is speculated that children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder better perceive conflict situations with a best friend, as they grow older, as social and cognitive growth might help them better capture the negative peer reactions to their frequent disrespect for social rules.
  • O efeito do alerta emocional na qualidade da memória Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    Neufeld, Carmem Beatriz; Brust-Renck, Priscila Goergen; Leite, Liziane Souza; Palma, Priscila de Camargo

    Resumo em Português:

    Este artigo visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias à distorção mediante um estudo das falsas memórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para eventos complexos estimulantes. A amostra foi composta por 380 adultos com idade entre 17 e 45 anos. Foi usada a versão brasileira do Procedimento de Apresentação de Slides de Cahill e McGaugh adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a realidade Sul-brasileira e para a investigação do efeito do alerta emocional na memória e nas falsas memórias. O procedimento é constituído por 11 slides, acompanhados por duas versões de uma narrativa (uma emocionalmente estimulante, sendo então a versão estimulante, e outra com um apelo emocional muito menos intenso, ou seja, a versão controle). O desempenho da memória foi avaliado por meio de um teste de memória de reconhecimento. Os resultados indicaram que a introdução de informações emocionais no meio da versão emocionalmente estimulante pode levar ao aumento de memórias verdadeiras, bem como ao aumento da produção de falsas memórias.

    Resumo em Inglês:

    This study extends scientific evidence on the susceptibility of distorted memories by assessing false memories (remembering events that did not actually occur) in emotionally arousing complex events. The experiment was conducted with 380 participants, aged between 17 and 45 years. The South Brazilian version of Cahill and McGaugh's Slideshow Procedure adapted by Neufeld, Brust and Stein on the evaluation of the effect of emotion on memory and false memories was used. The procedure entailed showing the participant 11 slides, followed by asking the participant to read one of the two possible versions of a narrative (either the emotionally arousing or neutral narrative). Memory performance was investigated using a recognition memory test. Results suggest that introducing emotional information into the arousing narrative may lead to the enhancement of true memory as well as to the enhancement of the production of false memories.
  • Motivação de adolescentes e suas percepções do contexto de aprendizagem em língua estrangeira Teaching And Learning Psychology

    Cavenaghi, Ana Raquel Abelha; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli Édi

    Resumo em Português:

    O estudo investigou as orientações motivacionais de 396 adolescentes e suas percepções do contexto de aprendizagem de uma língua. Parte dos alunos estudava espanhol por escolha própria e, para os demais, o inglês era obrigatório. Como instrumento, utilizou-se um questionário em escala Likert com questões sobre as metas de realização "aprender" e "evitação do trabalho", percepção de aula interessante e o valor de utilidade dessa aprendizagem. Diferenças significativas foram encontradas entre os alunos das duas línguas estrangeiras. Apareceram relações positivas significativas entre a meta de realização "aprender" e a percepção de aula interessante e o valor de utilidade, e relações negativas entre a meta "evitação do trabalho" e essas mesmas variáveis. Pela análise de regressão, percepções de aula interessante e de utilidade predizem a meta de realização aprender. Os resultados foram discutidos à luz das teorias motivacionais e foram extraídas algumas sugestões tanto para novas pesquisas como para práticas educacionais com adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate motivational orientations of 396 adolescents of public schools and their perceptions of their learning contexts. About half of the sample suited English as a compulsory language, while others studied Spanish as an elected language. Data were collected through a Likert-type self report questionnaire with questions related to mastery and work avoidance achievement goals, to perceptions of interesting classes and utility value. Results showed significant positive relations among mastery goal orientation and perceptions of interesting classes and utility, and negative relations among work avoidance goal orientation and those variables. Regression analyses showed that perceptions of interesting classes and utility value predict mastery goal orientation. Some significant differences aroused among students of the two learning contexts. Results were discussed in the light of motivational theories and some suggestions for new researches and for educational practices as well with adolescents were drawn.
  • Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    Souza, Vera Lucia Trevisan de; Andrada, Paula Costa de

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de muitas leituras, estudos, reflexões e debates de um grupo de pesquisa que toma a Psicologia Histórico-Cultural como aporte teórico e metodológico. Sua natureza é teórica, visto que decorre dos escritos de alguns de seus estudiosos para apresentar compreensões das ideias centrais de Vigotski, principal teórico da referida abordagem. Objetivamos reunir e discutir conceitos-chave desse autor, os quais se encontram dispersos em sua obra, com o intuito de apresentar suas possibilidades de interpretação e aplicação em estudo e práticas sobre o desenvolvimento humano. A complexidade da obra do autor demanda inúmeras investigações devido ao caráter dialético e complexo de suas postulações. Buscamos, assim, demonstrar neste texto a plausibilidade de sua teoria para explicar os fenômenos psicológicos, oferecendo contribuições e sugerindo ações que possam respaldar a prática do psicólogo em contextos institucionais, principalmente a escola.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of many readings, studies, reflections and debates of a research group that takes Historical-Cultural Psychology as its theoretical and methodological basis. Its nature is theoretical, in that it results from the writings of the authors of this approach and some of his researchers to present understandings of the major concepts of Vygotski, its most important theoretician. It aims to gather and discuss the key concepts of this author, which are scattered throughout his work, in addition to introducing their interpretation and application possibilities in the study and practice on human development. The complexity of the work of the author demands countless studies and the commitment to the dialectical and complex aspect of his theories. We therefore seek to demonstrate in this text the plausibility of his theory to explain psychological phenomena, providing contributions and suggestions for actions that can support the practice of psychologists in institutional settings, especially schools.
  • Preparação psicológica para cirurgia: relato verbal de desenho-história Psychological Treatment And Prevention

    Broering, Camilla Volpato; Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    A comunicação com a criança hospitalizada para realização de procedimentos invasivos costuma ocorrer de maneira velada e indireta. Este estudo avaliou o relato verbal das crianças sobre os desenhos que produziram em situação de preparação psicológica pré-cirúrgica. Os participantes foram trinta crianças, divididos em dois grupos de preparação (informações verbais e brinquedos), usuários de um hospital infantil, e utilizou-se a técnica do desenho-história. A pesquisa foi realizada em três etapas: a) a criança recebe instrução sobre o desenho-história e ouve uma história, no dia anterior à cirurgia; b) preparação psicológica, nos grupos, submetidos a diferentes programas de preparação; c) reaplicação da instrução sobre o desenho-história, antes da cirurgia e após a preparação. Ambos os Programas de preparação foram eficazes na diminuição do estresse pré-cirúrgico e nos tipos de reações avaliados, tais como sentimento de inferioridade, abandono e insegurança, independentemente do programa aplicado.

    Resumo em Inglês:

    Communicating with hospitalized children for invasive procedures usually takes place in a veiled and indirect way. This present study evaluated children's verbal report on the drawings that they produced in situations of the psychological preparation for surgery. The research was conducted with 30 participants divided into two preparation groups (verbal information and toys), users of a children's hospital who used the technique of drawing-story. There were three distinct stages: a) the child receives instruction on the design history and hears a story the day before the surgery; b) the psychological preparation, in both groups submitted to different programs of preparation, and c) reapplication of the technique of drawing-story, on the day of the surgery, after preparation. Both preparation programs were effective in reducing the pre-surgical stress, and evaluated the types of reactions, such as feelings of inferiority, abandonment and insecurity, regardless of the applied program.
  • Avaliação de um programa de prevenção à reincidência prisional Psychological Treatment And Prevention

    Saffi, Fabiana; Lotufo Neto, Francisco

    Resumo em Português:

    Dez sessões de terapia cognitivo-comportamental visando prevenir à reincidência penitenciária foram desenvolvidas para a população prisional. O projeto teve a participação de 28 sujeitos, divididos em grupo de trabalho e grupo controle (15 e 13 sujeitos, respectivamente), que foram avaliados antes e depois da intervenção. Não houve diferença significativa na reincidência. Apesar disto, a terapia cognitivo-comportamental reduziu o medo de avaliação negativa (principalmente entre os não reincidentes) e o escore na Escala de Estresse e Fuga Social. Após um ano, os reincidentes apresentaram resultados mais baixos na Escala de Estresse e Fuga Social e uma tendência a apresentar escores mais elevados na Escala de Atitudes Disfuncionais.

    Resumo em Inglês:

    Ten structured meetings of cognitive-behavioral therapy for relapse prevention were applied with prison inmates. The project had the participation of 28 subjects, divided into a work group and control group (15 and 13 subjects respectively), who were evaluated before and after the intervention. There was no significant difference in reoffending. Despite this, the program reduced the fear of negative evaluation (especially among non-reoffenders) and the Social Stress and Escape Scale score. After one year, reoffenders had lower scores in the Social Stress and Escape Scale and a tendency to have higher scores in the Dysfunctional Attitude Scale.
  • Caracterização sociodemográfica de usuários de Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil do estado de São Paulo Psychological Treatment And Prevention

    Weintraub, Ana Cecília Andrade de Moraes; Vasconcellos, Michelle de Sousa; Bastos, Isabella Teixeira; Fonseca, Felipe Lessa da; Reis, Alberto Olavo Advíncula

    Resumo em Português:

    Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil são dispositivos de tratamento para transtornos mentais severos e persistentes em crianças e adolescentes. O artigo descreve características sociodemográficas de usuários destes centros, entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009, no Estado de São Paulo. Foram coletados dados de prontuários ativos selecionados aleatoriamente em 19 Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil do Estado. As características analisadas originaram-se de quatro grupos de variáveis: identificação, moradia, estrutura familiar e escolaridade e ocupação. Os resultados apontaram para uma maior concentração de usuários de 10 a 14 anos de idade; prevalência do sexo masculino; tendência para arranjos familiares nucleares (45%), cuidado predominantemente materno (57%) e grande frequência de usuários em escola regular (86%). Foi identificado um perfil de usuário definido com diferenças de frequência relacionadas ao sexo, inserido na escola regular e/ou em outros tipos de instituições, bem como partilhando da convivência de uma família nuclear, especialmente contando com o cuidado materno.

    Resumo em Inglês:

    The "Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil" are dispositives of treatment for children and adolescents suffering from severe mental disorders. This article describes sociodemografic characteristics of users of those centers between September 2008 and February 2009 in the state of São Paulo, Brazil. Data from active files randomly selected was collected in 19 Centers in the state of São Paulo. The characteristics analyzed were divided in four groups of variables: identity; living conditions; family structure; schooling and occupation. The results indicated a higher concentration of users between 10 to 14 years-old; prevalence of males; tendency to nuclear and reduced family arrangements (45%); care primarily given by the mother (57%) and high frequency of users attending the regular school (86%). It was possible to identify a well-defined socio demographic profile of users, with differences regarding gender, attending the regular school and/or other institutions, as well as sharing a nuclear family arrangement.
  • Envelhecimento e qualidade de vida: análise da produção científica da SciELO Tratamento E Prevenção Psicológico

    Dawalibi, Nathaly Wehbe; Anacleto, Geovana Mellisa Castrezana; Witter, Carla; Goulart, Rita Maria Monteiro; Aquino, Rita de Cássia de

    Resumo em Português:

    A produção científica é um processo contínuo de descoberta e democratização do conhecimento para a comunidade científica e a sociedade. As pesquisas metacientíficas tornaram-se um instrumento importante de avaliação. Analisaram-se 69 artigos sobre envelhecimento e qualidade de vida, quanto às variáveis: título, autoria, sexo, áreas de conhecimento e periódicos. Observaram-se algumas diferenças estatisticamente significantes nos resultados obtidos: títulos com até 12 vocábulos, autoria múltipla e sexo feminino. Houve concentração da publicação nas áreas de Psicologia e de Medicina. A Revista de Saúde Pública teve predomínio na área de Ciências da Saúde em relação às Ciências Humanas. Houve adequação dos títulos e da autoria múltipla, porém, maior produção feminina. Psicologia, Medicina e a Revista de Saúde Pública foram as áreas de conhecimento e o periódico que mais publicaram sobre o tema. Concluiu-se que a avaliação sistemática da produção, desde a autoria até o delineamento, pode contribuir para estabelecer uma política de pesquisa na área.

    Resumo em Inglês:

    Scientific production is a continuous process of discovery and democratization of knowledge for the scientific community and society. Metascientific studies have become an important evaluation tool. A total of 69 articles on aging and quality of life were analyzed, considering: title, authorship, author's gender, knowledge area, and journal. Some statistically significant differences in the results were: titles up to 12 words; multiple authors and female authors. There was a concentration of publishing in the areas of Psychology and Medicine. The Journal of Public Health was predominant in the area of Health Sciences in relation to the Humanities. Titles and multiple authors were adequate, however, female production was higher. Psychology, Medicine and the Journal of Public Health were the areas of knowledge and the journal that published more on the subject. It was concluded that systematic evaluation of the production, from author to the study design, can help to establish a research policy in the area.
  • A perversão, o desejo e o gozo: articulações possíveis Tratamento E Prevenção Psicológico

    Santos, Adelson Bruno dos Reis; Besset, Vera Lopes

    Resumo em Português:

    Os autores procuram subsidiar aportes para uma discussão acerca da especificidade estrutural da perversão e sua relação com o desejo e com o gozo. Circunscrever o campo da perversão a partir de sua etiologia, delimitar os processos metapsicológicos capazes de objetivá-la e definir suas características específicas contrapostas às da neurose e da psicose, desde Freud, não constitui tarefa fácil. Ao estudar esse controverso construto teórico-clínico, os autores acentuam o quanto a perversão, na maioria das vezes, aparece como um conceito fronteiriço, tênue e de referências confusas no que diz respeito à sua especificidade estrutural. A proposta é avançar para além dos paradigmas freudianos, tendo como pano de fundo a dialética do desejo no ensino de Lacan. Existiria um caminho propiciador de uma articulação possível entre o desejo e o gozo?

    Resumo em Inglês:

    The authors seek to subsidize contributions to a discussion regarding the structural specificity of perversion and its relation to desire and jouissance. Circumscribing the field of perversion from its etiology, delimiting the metapsychological processes able to objectify it, and defining their specific features as opposed to neurosis and psychosis since Freud is not an easy task. By studying this controversial theoretical and clinical construct, the authors emphasize how perversion most often appears as a tenuous border concept, with confusing references in regard to its structural specificity. The proposal is to move beyond the Freudian paradigms, with the backdrop of the dialectic of desire in Lacan. Is there a way that would provide a possible link between desire and jouissance?
  • Alterações psicológicas decorrentes da permanência na Antártica: revisão sistemática Psychological Treatment And Prevention

    Zimmer, Marilene; Cabral, João Carlos Centurion Rodrigues; Borges, Fernanda Czarneski; Côco, Karen Gonçalves; Hameister, Bianca da Rocha

    Resumo em Português:

    A permanência em ambientes de condições extremas, como regiões polares, pode provocar alterações significativas na saúde e no bem-estar dos indivíduos. Por meio de uma revisão sistemática, objetivou-se mapear pesquisas sobre efeitos psicológicos em expedicionários antárticos. Os dados revisados foram categorizados e divididos em dois eixos temáticos: Efeitos Negativos, que resultam de variações psicofisiológicas nocivas causadas pela exposição aos estressores polares, podendo apresentar padrões sazonais nos sintomas, alterando o funcionamento cognitivo, estado de humor e relações interpessoais; e Efeitos Positivos, resultados salutogênicos, decorrentes da adaptação bem sucedida às adversidades ambientais. Devido ao número de evidências, sugere-se que fatores de proteção sejam promovidos por abordagens preventivas, como treinamento e suporte psicológico, a fim de reduzir sintomas e gerar uma adaptação satisfatória à Antártica.

    Resumo em Inglês:

    Long-term stays in extreme environments, such as Polar Regions, may cause significant changes in the health and well-being of individuals. A systematic overview aimed to map studies about the psychological effects on Antarctic expeditioners. The reviewed data were categorized and divided into two thematic axes: Negative Effects, resulting from harmful psychophysiological variations caused by exposure to the polar stressors, which may present seasonal symptom patterns, altering cognitive performance, mood and interpersonal relationships; and Positive Effects, such as salutogenic results arising from successful adaption to environmental adversities. Due to the great deal of evidence, it is suggested that protection factors should be promoted through preventive approaches, such as psychological training and support in order to reduce symptoms and generate satisfactory adaptation to Antarctica.
  • Valores e criatividade em trabalhadores portugueses Psicologia Social

    Almeida, Leonor; Nogueira, Sara Ibérico; Jesus, Adelaide Lopes; Mimoso, Teresa

    Resumo em Português:

    Pretendeu-se caracterizar o sistema de valores e os níveis de criatividade de uma amostra de trabalhadores portugueses, bem como analisar as diferenças entre grupos com base nas variáveis: sexo, habilitações literárias, tipo de empresa e estatuto socioprofissional. O estudo da correlação entre os níveis de criatividade e os valores de vida foi, também, objeto de análise. A amostra foi constituída por 198 indivíduos, 91 do sexo masculino e 107 do sexo feminino. Para operacionalização das variáveis foram utilizados o Inventário dos Valores de Vida e o Test for Creative Thinking-Drawing Production. Entre os principais resultados salienta-se a correlação positiva entre o valor Criatividade e o nível de criatividade. Quando consideradas as variáveis sexo e empresa pública versus privada, foram encontradas diferenças estatísticamente significativas para o nível dos valores. As implicações dos resultados serão discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to characterize the values system and the creativity levels from a sample of Portuguese workers, as well as to analyze the differences between groups based on gender, qualifications, type of business, and socio-professional status. The study of the correlation between levels of creativity and values was also examined. The sample consisted of 198 individuals, 91 males and 107 females. For operationalization of the variables the Life Values Inventory, and the Test for Creative Thinking - Drawing Production were used. Among the main results, the positive correlation between creativity level and creativity value was highlighted. When considering variables such as gender and public versus private company, statistically significant differences were found in terms of values. The implications of these results are discussed.
  • Bombeiros: psicopatologia e condições de trabalho Social Psychology

    Monteiro, Janine Kieling; Abs, Daniel; Labres, Ivete Dörr; Maus, Daiane; Pioner, Thaís

    Resumo em Português:

    O bombeiro realiza todo tipo de salvamento, o que coloca esse trabalhador em situações potencialmente traumáticas que podem ocasionar transtornos mentais associados ao trabalho. O objetivo desta pesquisa foi investigar as condições de trabalho e a saúde mental dos bombeiros, no sul do Brasil. Houve a participação de 25 homens e duas mulheres. Foram avaliados ansiedade, depressão, uso de álcool, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e condições de trabalho, por meio de escalas, questionários e entrevista. Utilizaram-se análises descritivas e de medidas correlacionais entre variáveis de interesse e análise de conteúdo. Os resultados indicaram necessidades de melhorias no salário, equipamentos e treinamento. A valorização pessoal e diálogo com superiores foram citados como pontos positivos. Quanto ao objetivo principal, foram encontradas correlações entre consumo de álcool e tempo de serviço, uso desta substância e idade e entre depressão e idade. Estes dados sugerem um desgaste emocional associado à atividade profissional e a necessidade de apoio psicológico.

    Resumo em Inglês:

    Firefighters perform all kinds of rescues. Their job places them in potentially traumatic situations which may cause work-related mental disorders. This study aimed to investigate the working conditions and mental health of firefighters in Southern Brazil. The research subjects included 25 men and 2 women. The authors analyzed the anxiety, depression, alcohol use, post-traumatic stress disorder, and work environment of the firefighters, by means of scales, a questionnaire and an interview. Descriptive analysis and correlation measures were used, based on the variables of interest and content analysis. The results indicated that these professionals need higher salaries, better equipment and more training. Personal valorization and conversations with superiors were cited as positive aspects. Regarding the main aim of the study, the authors found correlations between alcohol abuse and length of service, alcohol abuse and age, and depression and age. These data suggested that there is emotional wear related to the profession, and the need of psychological support.
  • A nova Lei da Adoção: aspectos jurídicos e psicológicos Social Psychology

    Oliveira, Débora Silva de; Schwartz, Eda Regina Doederlein

    Resumo em Português:

    A partir do ponto de vista jurídico e psicológico, examinaram-se alguns aspectos envolvidos na adoção, incluindo os reflexos das alterações trazidas ao Estatuto da Criança e do Adolescente pela Lei Nacional da Adoção. Procurou-se verificar se a lei propiciou, ou não, maior celeridade à concretização dos processos. O artigo baseou-se em pesquisas bibliográficas e dados estatísticos do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados revelaram que a lei inovou em muitos aspectos, mas não abarcou outros, como permitir a adoção por homossexuais. O procedimento se tornou mais burocrático e as adoções por cadastro, no Estado, continuam pouco expressivas. A nova lei ainda não atingiu seu objetivo, o de tornar mais ágeis os processos de adoção. O acolhimento institucional, que deveria ser provisório, torna-se, por vezes, permanente, indo de encontro ao direito à convivência familiar das crianças/adolescentes, causando-lhes relevantes danos psicológicos.

    Resumo em Inglês:

    From a legal and psychological standpoint, this article examines some aspects involved in adoption, including the effects of the alterations made to the Statute of Children and Adolescents by the National Adoption Law. It verifies whether or not the Law accelerated the performance of adoption processes. This paper is based on bibliographic searches and statistics from Rio Grande do Sul. Results show that the Law was innovative in many aspects but ceased to tackle others, such as adoption by homosexuals. Proceedings have become more bureaucratic, and the number of adoptions in the state, according to the records, remains insignificant. The New Law has not yet achieved its objective of accelerating the adoption process. Institutional sheltering, which should be temporary, at times becomes permanent, which contradicts the right of children/adolescents to family life and results in significant psychological damage to them.
  • Discursos sobre o crack na mídia de massa impressa Social Psychology

    Roso, Adriane; Romanini, Moises; Macedo, Fernanda dos Santos de; Angonese, Mônica; Monaiar, Alex Barcelos; Bianchini, Marilia Pinto

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da parte quantitativa do projeto de pesquisa intitulado "Ideologia, produção de subjetividades e drogas: discursos midiáticos sobre o crack na cultura (pós)-moderna". A metodologia consistiu em uma análise das formas simbólicas que se referem ao crack veiculadas em dois jornais de circulação geral na região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise estatística descritiva dos dados foi realizada com auxílio do Software IBM SPSS Statistics 17. Os resultados sugerem que esses jornais têm tratado o uso de crack como um "caso de polícia", associando-o diretamente à violência. Contudo, constata-se uma ausência de discussões aprofundadas sobre as causas e as consequências de tal fenômeno.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to present the results of the quantitative part of the research project entitled "Ideology, production of subjectivities and drugs: media discourse on crack in the (post)modern culture". The methodology consisted of an analysis of the symbolic forms that refer to the crack published in two newspapers of general circulation within the central region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The descriptive statistical analysis of data was performed using the SPSS v.17 software. The results suggest that these newspapers treated the use of crack as a "police matter", linking it directly to violence. However, there was a lack of in-depth discussions regarding the causes and consequences of this phenomenon.
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