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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 39, Published: 2022
  • Cultural Psychology of Education Editorial

    MARSICO, Giuseppina; DAZZANI, Maria Virgínia Machado
  • School Psychology and COVID-19 Editorial

    SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de
  • Contributions of Psychology to school education: perpetuation or transformation of social inequalities? Dossier | Cultural Psychology Of Education

    SOUZA, Vera Lucia Trevisan de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo discute o papel da escola na constituição dos sujeitos, aborda suas contribuições ao desenvolvimento ou à inibição dele, a depender das interações das quais participam os alunos, e insere a escola no contexto mais amplo da sociedade, considerando os múltiplos fatores que a constituem como instituição que, a um só tempo, conserva e transforma valores, saberes e diversas práticas culturais e que emperra processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Reflete, então, sobre a escola como produtora de desigualdade, por um lado, e promotora da superação das condições de existência, por outro. Busca-se destacar o papel da escola como fomentadora da consciência dos sujeitos sobre si e sobre o mundo, sobre as condicionantes de suas vidas atuais e possibilidades futuras.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses the role of the school in the constitution of subjects. It addresses the school’s contributions to the subjects’ development or inhibition, depending on student interactions. It places the school in the broader context of society, considering the multiple factors that constitute it as an institution that simultaneously conserves and transforms values, knowledge, and other cultural practices and impairs development processes of children, adolescents, and adults. On the one hand, it reflects on the school as a producer of inequality and, on the other one, as a promoter of aid in overcoming the conditions of existence. In this article, we emphasize the role of the school as a promoter of developmental possibilities.
  • The Academic culture of suffering: does it exist? Dossier | Cultural Psychology Of Education

    SILVA, Alan Souza Pereira; MARSICO, Giuseppina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As práticas de ensino e pesquisa na Pós-Graduação têm sido entendidas como uma cultura acadêmica causadora de sofrimento. O objetivo deste artigo é apresentar uma compreensão do sofrimento vivido pelos alunos da Pós-Graduação a partir de uma perspectiva culturalista. Para isso, o texto problematiza o contexto da Pós-Graduação e apresenta axiomas da Psicologia Cultural Semiótica que fundamentam a análise dos processos psicológicos que ocorrem na relação do estudante com o meio acadêmico. A cultura acadêmica é entendida como o conjunto compartilhado de signos usados e construídos pelas pessoas na pós-graduação, as quais organizam seus mundos interno e externo, regulam as interações sociais e orientam as ações humanas. Desse modo, o sofrimento é um produto cultural da interação entre as forças canalizadoras da cultura acadêmica e as ações do estudante. Sugere-se que pesquisas futuras possam estudar empiricamente como os pós-graduandos criam uma síntese pessoal a partir da cultura acadêmica.

    Abstract in English:

    Abstract Teaching and research practices at the Graduate Level have been understood as an academic culture that causes suffering. The purpose of this article is to present an understanding of the suffering experienced at the Graduate Level from a cultural perspective. The paper problematizes the context of Graduate Programs and presents axioms of Semiotic Cultural Psychology that underlie the analysis of psychological processes that occur in the student’s relationship with the academic environment. Academic culture is understood as the shared set of signs build and used by people in the doctoral school, which organize their internal and external worlds, regulate social interactions, and guide human actions. Thus, suffering is a cultural product of the interaction between the guiding forces of academic culture and the student’s actions. It is suggested that future research can investigate empirically how graduate students create a personal synthesis starting from the academic culture.
  • Deconstructing prejudice in schools: the role of dialogical practices Dossier | Cultural Psychology Of Education

    PAULA, Luciana Dantas de; BRANCO, Angela Uchoa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Parece existir um consenso entre os educadores de que o diálogo é fundamental nas práticas pedagógicas. Entretanto, a realidade das salas de aula tende a ser distinta. Para a Psicologia Cultural, monologismo e heteronomia precisam ser substituídos por práticas dialógicas. Neste artigo buscamos analisar este tópico com base nessa perspectiva teórica e nos princípios da psicologia dialógica, ilustrando nossa análise com dados de pesquisa referentes a uma atividade desenvolvida em uma escola pública, cujo propósito seria promover a desconstrução de preconceitos. Foi possível identificar que, apesar dos objetivos estabelecidos pelos professores – discussão de um curta metragem –, esses conduziram a atividade adotando uma prática monológica, mesmo afirmando valorizar uma atitude dialógica como prática pedagógica. Buscamos discutir teoricamente a razão pela qual isto tende a ocorrer, e contribuir para que os educadores sejam melhor orientados para promover a escuta, discussão e reflexão com os alunos sobre preconceitos, visando a sua desconstrução.

    Abstract in English:

    Abstract There seems to be a consensus among educators that dialogue is essential for pedagogical practice. However, the reality of classrooms tends to be different. For Cultural Psychology, monologism and heteronomy need to be replaced by dialogical practices. In this article, this topic is analyzed based on that theoretical perspective and the principles of dialogical psychology, illustrating our analysis with research data referring to an activity developed in a public school with the intended purpose of deconstructing prejudices. Despite the teachers’ established objectives (the discussion of a short film) and even though they sought to value a dialogical attitude as a pedagogical practice, a monological practice was conducted. We discuss in theoretical terms why this tends to occur, hoping to contribute with educators by orienting them to listen, discuss, and reflect with students about topics such as the deconstruction of prejudices.
  • The voice of hungry minds: the relevance of Danilo Dolci for the Cultural Psychology of Education Dossier | Cultural Psychology Of Education

    TATEO, Luca

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Danilo Dolci (1924-1997) foi um intelectual italiano, ativista social, sociólogo, educador popular e poeta, que passou a maior parte de sua vida nas áreas rurais da Sicília, tentando desenvolver uma visão progressista da educação como parte da emancipação da população da pobreza e do crime organizado. O cerne da pedagogia de Dolci era a ideia do cidadão como aprendiz e do aprendiz como cidadão. O ideal de educação promovido, também se referindo a Freire e Gandhi, era o de “cidadão do mundo”, capaz de superar uma atitude colonialista e opressora. Ao contrário, o que o sujeito é se origina nas raízes culturais e o torna capaz de reconhecer que ele é igual às outras pessoas no mundo. Para desenvolver seu ideal pedagógico, Dolci apostou na estética e na práxis, reconhecendo o valor do ser humano como parte da natureza. Finalmente, discute-se neste trabalho como as visões de Dolci sobre a educação podem fornecer novas perspectivas úteis para o desenvolvimento da psicologia cultural da educação.

    Abstract in English:

    Abstract Danilo Dolci (1924-1997) was an Italian intellectual, social activist, sociologist, popular educator, and poet, who spent his life in the rural areas of Sicily, trying to develop a progressive view of education as part of the population’s development and liberation from both poverty and organized crime. The core of Dolci’s pedagogy was the idea of the citizen as a learner and the learner as a citizen. His ideal of education, also referring to Freire and Gandhi, was the “citizen of the world”, able to overcome a colonialist and oppressive attitude to say that one’s own heritage is better than any other in the world. Instead, to Dolci, what I am originates in my cultural roots and makes me able to recognize that I am equal to the other people in the world. To develop his pedagogical ideal, Dolci relies on aesthetics and praxis, recognizing the value of the human being as part of the nature. I finally discuss how Dolci’s views on education can provide new useful perspectives to the development of the cultural psychology of education.
  • Understanding the developing subject in the Cultural Psychology of education Dossier | Cultural Psychology Of Education

    XU, Shuangshuang; WU, Aruna; LI, Xiaowen

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A psicologia cultural da educação se esforça para compreender a posição do indivíduo em desenvolvimento. Este artigo procura interpretar a missão e a visão da psicologia cultural da educação no contexto da sociedade moderna, tendo em perspectiva uma tendência social individualizada e tecnomecanista. O conceito de “indivíduo contextualizado” é proposto como um aporte para conceituar a dependência relacional e contextual do sujeito em desenvolvimento. O artigo também reinterpreta Li e Xu “Pesquisa em psicologia do desenvolvimento baseada na prática educacional na China” de 2018, como um exemplo para explorar de que modo é possível utilizar a estrutura do “indivíduo contextualizado” para orientar pesquisas educacionais e estudos de intervenção, possibilitando generalizações teóricas em um ambiente educacional local.

    Abstract in English:

    Abstract Cultural psychology of education strives to understand the locality of the developing individual. This article tries to interpret the mission and vision of the cultural psychology of education in the background of modern society, with individualizing and techno-mechanistic social trends as its prominent feature. The concept of “contextualized individual” is proposed as a potential framework to conceptualize the relational and contextual dependence of the developing subject. The article also re-interprets Li and Xu’s 2018 paper “Developmental Psychology Research Based on Educational Practice in China” to explore how to use the framework of the “contextualized individual” to theoretically channel and generalize educational researches and interventional studies in a local educational setting.
  • Transition to motherhood in the academic trajectory: strategies of dynamic self-repair and resistance in the social field of young university students Dossier | Cultural Psychology Of Education

    PONTES, Vívian Volkmer; QUEIROZ, Fillipe Silva de; NASCIMENTO, Jucimara Sousa do; FONSECA, Fernanda Daltro Tourinho da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo pretende analisar as estratégias de reparação dinâmica do self e de resistência no campo social construídas por jovens universitárias que inesperadamente engravidaram durante suas trajetórias acadêmicas. A partir da perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica, será apresentado um estudo de caso construído por entrevista narrativa. A análise do caso revela que a gravidez não planejada foi experienciada pela jovem entrevistada como um evento disruptivo que, junto a um restrito apoio social e institucional, implicou em significativos desafios para conciliar distintas demandas, colocando em risco a sua saúde mental. Nesse cenário de complexas demandas desenvolvimentais, intensos deverão ser os esforços com o intuito de reparação dinâmica do self e de resistência para a permanência na universidade.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to analyze the strategies of dynamic self-repair and resistance in the social field built by young university students who unexpectedly became pregnant during their academic formation. From the perspective of Semiotic Cultural Psychology, a case study built in a narrative interview situation will be presented. The case analysis reveals that the unplanned pregnancy was experienced by the young woman as a disruptive event, which, together with a restricted social and institutional support, resulted in significant challenges to reconcile different demands, putting her mental health at risk. In this scenario of complex developmental demands, intense efforts should be made with the purpose of dynamic self-repair and resistance to remain in the university.
  • Parents shine by their presence in school: making visible the absence in the cogenetic theory Dossiê | Dossier Psicologia Cultural Da Educação | Cultural Psychology Of Education

    BOULANGER, Dany

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Neste artigo, proponho uma extensão da abordagem co-genética sistêmica de Tateo no que se refere às dimensões ‘ausência’ e ‘invisibilidade’. Vou ilustrar minhas proposições considerando o fenômeno da interação família-escola-comunidade. Prossigo desenvolvendo minha própria análise, já apresentada anteriormente, de como a interação família-escola é construída em meio a uma tensão tanto entre presença versus ausência como entre visibilidade versus invisibilidade. Isso permite integrar as seguintes dimensões à abordagem co-genética sistêmica: a primeira é o processo de tornar a ausência, visível, invisível e presente; a segunda é o processo de tornar invisível o próprio processo de construir ausência. Mergulho ainda no aspecto construtivo da ausência. Proponho uma extensão da abordagem co-genética sistêmica com relação aos seguintes aspectos: (a) ausência ativa (Goethe) como um modo de tornar o invisível visível na borda [ou na fronteira] do fenômeno; (b) o papel do limite [ou da fronteira] quanto a tornar o invisível visível; o caso da borda (Não-Não-A) como designação flexível (considerando um fenômeno como A ou não-A) e (d) o movimento circular e intransitivo tornando visível toda a amplitude do fenômeno no tempo irreversível. Utilizo a análise do discurso dos pais e dos professores para ilustrar essas proposicões teóricas.

    Abstract in English:

    Abstract: In this paper, I propose extending Tateo’s systemic cogenetic approach in relation with the dimensions of absence and invisibility. I illustrate my proposition in relation to the phenomenon of school-family-community interaction. I further develop my own theoretical work on how the interaction between school and family is constructed amidst tensions between presence versus absence, as well as visibility versus invisibility. This enables integrating the following dimensions in the systemic cogenetic approach: first, the process of making absence visible, invisible and present; and second, the process of rendering invisible the very process of constructing absence. I also delve into the constructive aspect of absence. I propose extending the systemic cogenetic approach in relation with the following aspects: (a) active absence (Goethe) as a way to make the invisible visible on the edge of the phenomenon; (b) the role of boundary in making visible the invisible; (c) boundary case (Non-Non-A) as a flexible designation (considering a phenomenon as A or non-A); and (d) circular and intransitive movement rendering visible the whole range of phenomena in irreversible time. I use the analysis of parents’ and teachers’ discourse as illustration of these theoretical propositions.
  • Imagining, creating, building together: school psychologist practices in times of pandemic Dossier | School Psychology And Covid-19: Challenges And Actions To Overcome Social Inequality

    GOMES, Claudia; MEDEIROS, Fernanda Pereira; ARINELLI, Guilherme Siqueira; ZUCOLOTO, Patrícia Carla Silva do Vale

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta reflexões sobre práticas para a atuação do psicólogo escolar, bem como seus impactos no fortalecimento de coletivos no compromisso com a transformação de contextos educacionais durante o período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Assume-se como perspectiva teórico-metodológica as proposições desenvolvidas por Lev Vygotsky e outros estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural. Como enfoque das discussões lançadas, destacam-se o relato e a análise de duas práticas desenvolvidas por psicólogos-pesquisadores, inseridos nos campos da Educação Básica e da Educação Superior, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia. Em ambos os contextos, e como eixo norteador das discussões, a arte é tomada como instrumento mediador, ou seja, como uma forma de linguagem potente que possibilita a ressignificação de si e do mundo. Ressalta-se a importância de o psicólogo escolar reconhecer-se como profissional cujo papel fundamental é o investimento na construção, na manutenção e na transformação dos vínculos estabelecidos entre os diferentes atores inseridos nesses contextos educacionais.

    Abstract in English:

    Abstract This article is intended to spur reflections on school psychologist’s remote practices and its impacts on the strengthening of collectives in the commitment for the transformation of educational frameworks during the pandemic period caused by the new coronavirus (COVID-19). The propositions of Lev Vygotsky and other scholars from the Cultural-Historical Theory set the theoretical-methodological grounds for the discussions and analysis presented. The data derived from two online interventions – one in Basic Education and another in Higher Education – developed by the authors of this paper during the period of social isolation caused by the pandemic. In both contexts, and as the guiding axis of our discussions, art was used as a mediating tool, a cultural instrument that through aesthetic experience promotes the creation of new meanings and senses of oneself, of others and the world. The importance of the school psychologist to recognize him/herself as a professional whose main role is to invest in the construction, maintenance, and transformation of the bonds established among the different actors inserted in educational contexts was emphasized.
  • School Psychology in the COVID-19 pandemic scenario: resignifying times and spaces for institutional action Dossier | School Psychology And Covid-19: Challenges And Actions To Overcome Social Inequality

    MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; GALVÃO, Pollianna; NUNES, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão; NUNES, Leonardo Vieira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A disseminação da Coronavirus Disease 2019 foi classificada como pandemia em março de 2020, desencadeando uma grave crise. São inúmeros os fenômenos advindos desse momento inédito na história recente, diante dos quais a Psicologia Escolar tem muito a contribuir como área de produção científica, pesquisa e intervenção. Este artigo teórico teve como objetivo apresentar reflexões críticas sobre ações, reações e prospecções da área na pandemia. Foram apresentados levantamentos da literatura nacional e internacional no período e contribuições teóricas e reflexivas para a atuação em Psicologia Escolar destacando temas como: inclusão escolar, atuação institucional e formação continuada. As conclusões evidenciaram que, embora a pandemia da Coronavirus Disease 2019 tenha criado desafios ao psicólogo escolar, houve inúmeras transformações e avanços, como o fortalecimento das pessoas que permaneceram, corajosamente, trabalhando, ensinando e aprendendo. Os temas discutidos forneceram indicadores potentes de resistência na perspectiva de uma cultura do sucesso escolar para além do período pandêmico.

    Abstract in English:

    Abstract: The spread of Coronavirus Disease 2019 triggered a serious crisis and was classified as a pandemic in March 2020. Countless phenomena arose from this unprecedented event in recent history. In this connection, School Psychology has much to contribute as an area of scientific production, research and intervention. This theoretical article aimed to present critical reflections on actions, reactions and investigations in the area during the pandemic. Surveys of national and international literature in the period and theoretical and reflective contributions to the work in School Psychology were presented, highlighting topics such as: school inclusion, institutional work and continuing education. The conclusions showed that, although the Coronavirus Disease 2019 pandemic has created challenges for the school psychologist, a number transformations and advances have occurred such as the strengthening of the spirit of people who courageously remained working, teaching and learning. The topics discussed provided powerful indicators of resistance from the perspective of a school success culture extending beyond the pandemic period.
  • The pandemic in everyday life: reflections on the social and psychological impacts in the light of a critical perspective Dossier | School Psychology And Covid-19: Challenges And Actions To Overcome Social Nequality

    GUZZO, Raquel Souza Lobo; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; FERREIRA, Áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A proposta deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o impacto da pandemia de Coronavirus Disease 2019 na vida cotidiana de pessoas de diferentes classes sociais, culturas e instituições no Brasil, destacando o aumento das desigualdades sociais agravadas pelo contexto da pandemia. Toma como aporte teórico a psicologia histórico-cultural, em sua potência, para orientar e organizar práticas sociais voltadas ao coletivo e favorecer a criação de políticas públicas que se instituam como ferramenta de enfrentamento e superação das condições de vida atuais das pessoas. Questiona-se, em especial, o papel da psicologia escolar no contexto da pandemia com a proposição de questões a serem enfrentadas pela disciplina, como a ampliação de ameaças que afetam o desenvolvimento humano, principal objeto de ação da área. O texto se encerra destacando o papel do meio na promoção do desenvolvimento e os desafios da área em se expandir para outros contextos e culturas, além de oferecer conhecimentos e práticas que possam enfrentar essas novas ameaças. Coloca a psicologia escolar como central nesse processo e momento histórico, em que deve assumir o compromisso de transformar a realidade por meio de ações coletivas e colaborativas.

    Abstract in English:

    Abstract: The purpose of this article is to present a reflection on the impact of the Coronavirus Disease 2019 pandemic on the everyday life of Brazilians from different social classes, cultures, and institutions, highlighting the increase in social inequalities aggravated by the context of the pandemic. Critical psychology was used as a theoretical support, in its power to guide and organize social practices aimed at the collective and favor the creation of public policies that are instituted as a tool for confronting and overcoming their current conditions. Particularly, it questions the role of school psychology in the context of the pandemic with the proposition of issues to be faced by the discipline, such as the expansion of threats that affect human development, the main object of action in the area. The text ends by highlighting the role of the environment, especially the school environment, in promoting the development of children and youths so that they can face these new threats, placing school psychology as central in this process and historical moment, in which it must commit to transform reality through collective and collaborative actions.
  • Emerging challenges of initial education in School Psychology during the pandemic Dossiê | Dossier Psicologia Escolar E Covid-19: Desafios E Ações Para A Superação Da Desigualdade | School Psychology And Covid-19: Challenges And Actions To Overcome Social Inequality

    SANT’ANA, Izabella Mendes; WEBER, Mara Aparecida Lissarassa; MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo visa discutir a formação inicial em Psicologia Escolar no Brasil no contexto da pandemia, focalizando os desafios vivenciados no ensino remoto emergencial. Para tanto, são expostas considerações acerca da formação inicial do psicólogo escolar, sua relação com a realização do ensino remoto emergencial nas universidades e, por último, são abordadas as dificuldades existentes na realidade atual. Os desafios da formação durante a pandemia se referem à mudança da forma como as atividades e disciplinas teóricas e práticas passaram a ser realizadas, de presencias para um ensino mediado pelo uso das tecnologias digitais, além de dificuldades relacionadas às condições sociais, de saúde ou de acesso aos equipamentos e à internet, que trazem implicações para a formação de graduandos em todo o país. Discute-se a importância de um olhar atento para a formação de um profissional que tem vivenciado um processo formativo diferente em relação às experiências acadêmicas e ao desenvolvimento de competências profissionais.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper aims to discuss initial education in School Psychology in Brazil in the framework of the pandemic, addressing the challenges in emergency remote teaching. Therefore, considerations were made about the initial training of the school psychologists, their relationship with the performance of emergency remote teaching. in universities and, finally, the difficulties existing in the current reality. The training challenge during the pandemic refers to the change in the way activities are carried out and theoretical and practical teaching subjects that use digital technologies; in addition to difficulties associated with social conditions, health or access to equipment and the internet, which have implications for the training of undergraduates across the country. The importance of a careful look at the training of a professional who has experienced a different training process in relation to academic experiences and the development of professional skills is discussed.
  • Cross-cultural adaptation of the Battelle Development Inventory, 2nd Edition for Brazil Psychological Assessment

    ALBUQUERQUE, Karolina Alves de; CUNHA, Ana Cristina Barros da; BERKOVITS, Michelle Denise

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O Battelle Developmental Inventory, 2nd edition é um inventário padronizado para avaliação do desenvolvimento de crianças de zero a sete anos e 11 meses de idade. O objetivo desse artigo é descrever o processo de adaptação transcultural do Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition para o português-Brasil. O estudo metodológico foi realizado em três etapas: 1) Pré-condição; 2) Desenvolvimento do teste; e 3) Avaliação da validade de conteúdo. Foram feitos ajustes na formulação de alguns itens, além de modificações nos estímulos para aplicação estruturada da versão brasileira do Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition. Comparada com a versão original, a versão brasileira apresentou boa equivalência semântica, idiomática, experiencial, conceitual e operacional, bem como ótimos índices de validade de conteúdo. A versão adaptada para o português-Brasil do Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition pode ser considerada um instrumento viável para uso de profissionais das áreas de saúde e da educação do país.

    Abstract in English:

    Abstract The Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition is a standardized inventory for evaluating the child development from birthto seven years, 11 months old. The objective of this article is to describe the process of cross-cultural adaptation of the Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition Protocolto Portuguese-Brazil. This methodological study was conducted in three steps: 1) Pre-condition; 2) Test development; and 3) Evaluation of content validity. Adjustments were performed in the formulation of some items, as well as in the stimuli for structured application of the Brazilian version of Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition. Compared to the original version, the Brazilian version showed good semantic, idiomatic, experiential, conceptual, and operational equivalences, as well as excellent content validity indexes. This adapted version of the Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition for Brazil can be considered aviableinstrument for the usewith a Brazilian infant and child population.
  • Protocols for Psychological Assessment of Recidivism and Dangerousness: a systematic review of the Brazilian scientific production Psychological Assessment

    LINO, Denis; SERAFIM, Antônio de Pádua

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A avaliação psicológica de reincidência e periculosidade tem por objetivo fornecer subsídios aos operadores do Direito sobre a possibilidade de um indivíduo reincidir. No presente trabalho foi realizada uma revisão sistemática de artigos em português nas bases de dados “SciELO”, “Lilacs” e “Periódicos Capes” para identificar instrumentos disponíveis para realizar esta avaliação em populações brasileiras e qual a sua capacidade preditiva. Descobriu-se que a produção científica brasileira é demasiado escassa, apenas nove trabalhos empíricos foram publicados no tema e somente um instrumento com este objetivo está apto para uso na prática profissional. Seis outros instrumentos foram estudados, mas nenhum está apto para utilização na prática. Estes resultados apontam a necessidade de produção científica sobre avaliação psicológica de reincidência e periculosidade para munir psicólogos com os instrumentos necessários para sua atuação nesta área da Psicologia Jurídica.

    Abstract in English:

    Abstract The psychological assessment of recidivism and dangerousness aims to provide subsidies to legal operators on the possibility of an individual to repeat criminal offenses. In the present study, a systematic review of Portuguese-language articles was carried out in the “SciELO”, “Lilacs” and “Periódicos Capes” databases to identify available instruments to carry out this assessment in Brazilian populations and their predictive capacity. It was found that the Brazilian scientific production is too scarce, only nine empirical studies have been published on the subject and only one instrument with this objective is suitable for use in forensic practice. Six other instruments have been studied, but none are suitable for practical implementation. These results point to the need for scientific production on psychological assessment of recidivism and dangerousness to provide psychologists with the necessary instruments for their performance in Legal Psychology.
  • Career Education Questionnaire: psychometric properties of the Portuguese version Psychological Assessment

    LEAL, Mara de Souza; MARQUES, Cátia; TAVEIRA, Maria do Ceú; MELO-SILVA, Lucy Leal

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Educação para a Carreira, por meio da análise da fiabilidade, dimensionalidade e possíveis relações com a medida socioemocional SENNA 1.0. Participaram deste estudo 282 estudantes portugueses do ensino secundário, de ambos os sexos, com idade média de 15,93 anos, provenientes de escolas públicas do norte de Portugal. A análise da consistência interna das dimensões apresentou coeficientes alfa de cronbach satisfatórios. As intercorrelações evidenciaram um padrão positivo e significativo para as subescalas do Questionário de Educação para a Carreira. A validade discriminante entre o Questionário de Educação para a Carreira e o SENNA apresentou uma relação positiva e significativa de fraca magnitude. A análise fatorial confirmatória indicou que um modelo com três fatores, apresentou valores de bondade de ajustamento aos dados satisfatórios e melhores do que os modelos alternativos. A versão portuguesa desse instrumento apresenta qualidades métricas, tornando-o uma medida útil à investigação nesse domínio.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to evaluate the psychometric properties of the Career Education Questionnaire, through the analysis of reliability, dimensionality and possible correlations with the SENNA 1.0 socioemotional measure. The participants were 282 Portuguese high school students of both genders, with a mean age of 15.93 years, from public schools in northern Portugal. The analysis of the internal consistency of the dimensions showed satisfactory Cronbach’s alpha coefficients. The intercorrelations showed a positive and significant pattern for the subscales of the Career Education Questionnaire. The discriminant validity between the Career Education Questionnaire and the SENNA showed a positive and significant relationship of weak magnitude. The confirmatory factor analysis indicated that a model with three factors showed satisfactory goodness of fit to the data and better than the alternative models. The Portuguese version of this instrument presents metric qualities, making it a useful measure for research in this field.
  • Prevalence of internet addiction and its association to impulsivity, aggression, depression, and anxiety in young adult university students Psychological Assessment

    TERROSO, Lauren Bulcão; PANTE, Marina; KRIMBERG, Júlia Schneider; ALMEIDA, Rosa Maria Martins de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A crescente disponibilidade de Internet, embora traga consigo inúmeros efeitos positivos para a maior parte da população, tem desencadeado efeitos aditivos para uma parcela dela. Devido ao uso excessivo da internet, essa fração da população experiencia isolamento social e sintomas de ansiedade, fissura e agitação psicomotora quando privados de Internet. Este estudo investiga associações entre a Dependência de Internet e variáveis demográficas e cognitivas como impulsividade, agressividade e sintomas depressivos e de ansiedade. Participaram do estudo 1485 jovens adultos universitários (67,9% mulheres), avaliados por meio de escalas psicológicas. Verificou-se que 19,1% apresentaram Dependência de Internet moderada ou grave, sendo que sujeitos do sexo masculino apresentaram prevalência 45,0% superior. A população de risco é composta ainda por indivíduos que utilizaram a internet para jogos e os residentes da região Nordeste do Brasil. Além disso, participantes com maior impulsividade motora e atencional e mais sintomas depressivos têm um aumento na prevalência de Dependência de Internet, e requerem maior atenção em estratégias preventivas.

    Abstract in English:

    Abstract The increasing availability of the Internet, although with many positive effects for most, has triggered addictive effects for part of the population. They experience social isolation due to Internet overuse and, when deprived of it, they feel anxiety, fissure, and psychomotor agitation. This study investigated associations among Internet addiction, demographic and cognitive variables, such as impulsivity, aggression, and depressive and/or anxiety symptoms. In this study, 1,485 young adults (67.9% women) were assessed using four psychological instruments. It was found that 19.1% of the participants presented a moderate or severe internet addiction, with men having a higher prevalence (45.0%). The risk population also included individuals who use the Internet for gaming and residents of the Northeastern region of Brazil. Moreover, a higher index of motor or attentional impulsivity, or more depressive symptoms, seems to increase the prevalence of Internet Addiction, requiring greater attention in preventive strategies.
  • Cultural adaptation and validation of the Sport Imagery Questionnaire for Children (SIQ-C) to the portuguese language Psychological Assessment

    BARBOSA, Diego Grasel; HALL, Craig; FELDEN, Érico Pereira Gomes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar e validar o Sport Imagery Questionnaire for Children para o português brasileiro. Para tanto, foram realizadas análises de reprodutibilidade, consistência interna e análise fatorial confirmatória. A amostra final foi composta de 521 atletas praticantes de 14 modalidades esportivas e com idades entre 14 e 19 anos (M = 16,31, DP = 1,18). Foram verificados altos índices de consistência interna (? = 0,870), reprodutibilidade (0,824) e validade de conteúdo. Na análise fatorial confirmatória, foram observados os índices globais adequados de ajuste ao modelo do instrumento de cinco fatores (RMSEA = 0,060; CFI = 0,90; TLI = 0,88; SRMR = 0,047). O instrumento traduzido possui indicadores psicométricos adequados para avaliar a imagética no esporte, apresenta uma estrutura fatorial reproduzível e é um teste confiável para medir a frequência de uso de imagética em atletas adolescentes brasileiros.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this study was to translate, adapt and validate the Sport Imagery Questionnaire for Children to Brazilian Portuguese. For this purpose, analyzes of reproducibility, internal consistency and confirmatory factor analysis were conducted. The final sample consisted of 521 athletes from 14 sports and ages 14 and 19 (M = 16.31, SD = 1.18). High indices of internal consistency (? = 0.870), reproducibility (0.824) and content validity were verified. In the confirmatory factor analysis, it was observed the appropriate global indexes of adjustment to the five-factor instrument model (RMSEA = 0.060; CFI = 0.90; TLI = 0.88; SRMR = 0.047). The translated instrument has adequate psychometric indicators to evaluate sport imagery, presents a reproducible factor structure and is a reliable test to measure the frequency of imagery use in Brazilian adolescent athletes.
  • The relationship between character strengths and the Dark Triad Psychological Assessment

    BARROS, Leonardo de Oliveira; BONFÁ-ARAUJO, Bruno; NORONHA, Ana Paula Porto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo objetivou verificar a diferença média das 24 forças de caráter considerando o nível de cada força em relação à Tríade Sombria da personalidade. Participaram 284 pessoas, 71.5% do sexo feminino, com média de idade de 29,06 anos (DP = 9,73), respondendo à Escala de Força de Caráter e à Short Dark Triad. Para o maquiavelismo e a psicopatia, forças específicas são caracterizadas por sua forma subutilizada, enquanto, para o narcisismo, as forças, exceto modéstia, são usadas em demasia. Assim, conclui-se que a subutilização e o uso excessivo de forças podem resultar em desfechos negativos além dos aspectos positivos valorizados socialmente.

    Abstract in English:

    Abstract: This study aimed to verify the mean difference of the 24 character strengths considering the level of each character strength in relation to the Dark Triad of personality. A total of 284 people participated in the study, responding to the Character Strength Scale and to the Short Dark Triad. Among them, 71.5% were female, with a mean age of 29.06 years (SD = 9.73). For Machiavellianism and psychopathy, specific strengths are characterized by their underuse, while for narcissism, apart from modesty, character strengths are overused. Accordingly, we conclude that the underuse and overuse of character strengths can result in negative outcomes in addition to the socially valued positive aspects.
  • Assessment of juvenile delinquency: convergent and criterion validity of the Jesness Inventory - revised - Brazilian - short form Psychological Assessment

    COSTA, Rafaelle Carolynne Santos; GALINARI, Lais Sette; KOMATSU, André Vilela; BAZON, Marina Rezende

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar evidências de validade convergente e de critério concorrente das escalas da versão reduzida do Inventário de Jesness - Revisado Brasileiro. Participaram do estudo 597 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 20 anos. As evidências de validade convergente obtidas indicam que a maioria das escalas teria mantido o seu sentido interpretativo na versão reduzida. Indicaram também a necessidade de mais investigações para a escala de Imaturidade. A validade de critério concorrente sugere que altas pontuações nas escalas são capazes de diferenciar adolescentes com base nos critérios Judicialização e Frequência de delitos autorrevelados nos últimos 12 meses. O investimento em instrumentos padronizados e breves pode impulsionar o desenvolvimento de práticas baseadas em evidências no sistema de justiça juvenil e, para isso, uma agenda de pesquisa é apresentada.

    Abstract in English:

    Abstract: The aim of this study was to analyze evidence of convergent and concurrent criterion validity of the scales of the short form of the Jesness Inventory - Revised - Brazilian version. A sample of 597 male adolescents, aged between 12 and 20 years, participated in the study. The evidence of convergent validity obtained indicates that most scales would have maintained their interpretive meaning in the short form. They also indicated the need for further investigations on the Immaturity scale. The concurrent criterion validity suggests that high scores on the scales can differentiate adolescents based on both criteria, Judicialization and Frequency of self-reported delinquency in the last 12 months. Investment in standardized and brief instruments can drive the development of evidence-based practices in the juvenile justice system and, for this, a research agenda is presented.
  • Evidence of validity and reliability of the Desiderative Questionnaire with juvenile offenders and victimized adolescents Psychological Assessment

    TARDIVO, Leila Salomão de La Plata Cury; PINTO JUNIOR, Antonio Augusto; ROSA, Helena Rinaldi; BELIZARIO, Gabriel Okawa; MEDEIROS, Danuta

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi realizar estudos de validade e de fidedignidade do Questionário Desiderativo com adolescentes infratores e vitimizados. Compuseram a amostra 200 adolescentes, de ambos os sexos, entre 12 e 16 anos, sendo 50 cumprindo medida socioeducativa, 50 vítimas de violência doméstica e 100 sem suspeitas de sofrerem violência ou terem praticado ato infracional. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste Qui-Quadrado de Pearson, Índice de Concordância Kappa e Alfa de Cronbach. Os resultados mostraram que o teste diferenciou de forma estatisticamente significante os grupos clínicos e de controle em várias categorias, identificando mais dificuldades entre os adolescentes vitimizados e infratores, com menor força de ego. Também revelaram precisão da técnica e do sistema de avaliação com elevadas correlações entre os juízes e alta consistência interna, com adequados coeficientes de fidedignidade.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this work was to assess validity and reliability of the Desiderative Questionnaire with adolescent offenders and victims. The sample comprised 200 adolescents, of both genders, between 12 and 16 years of age, of whom 50 were sentenced to correctional measures, 50 were victims of domestic violence and 100 without suspected violence or transgression. Data analysis was performed using the Pearson Chi-Square Test, Kappa Concordance Index and Cronbach’s Alpha. The results showed statistically significant differences between the clinical and control groups in several categories, with more difficulties among adolescent victims and offenders. They also revealed precision of the technique used and of the evaluation system with high correlations among the judges as well as high internal consistency, with adequate reliability coefficients.
  • Fear and anxiety in professionals about COVID-19: Brazilian versions of measures Psychological Assessment

    COUTO, Ricardo Neves; MEDEIROS, Emerson Diógenes de; SOUSA, Ícaro Macedo; MEDEIROS, Paloma Cavalcante Bezerra de; CARVALHO, Thayro Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivou-se adaptar e verificar as propriedades psicométricas das escalas Fear of COVID-19 Scale e Coronavirus Anxiety Scale a partir da coleta de dados realizada com profissionais que atuam diretamente no combate à COVID-19 no Brasil. Participaram do estudo 232 profissionais (Midade = 32,9 anos; DP = 7,6), sendo a maioria do sexo feminino (68,1%), que responderam aos instrumentos Fear of COVID-19 Scale, Coronavirus Anxiety Scale, Depression, Anxiety and Stress Scale e um questionário sociodemográfico. O processo de adaptação permitiu identificar a validade de conteúdo das versões brasileiras e análises fatoriais exploratórias, seguidas de estudos de correlação que atestaram evidências de validade de estrutura interna e em relação com outras variáveis (convergente) da Fear of COVID-19 Scale e da Coronavirus Anxiety Scale, as quais apresentaram índices de confiabilidade igualmente satisfatórios. Dessa forma, foram disponibilizadas versões brasileiras das escalas Fear of COVID-19 Scale e Coronavirus Anxiety Scale com qualidades psicométricas satisfatórias para o uso em pesquisas e avaliação de aspectos psicológicos de profissionais de saúde.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to adapt and verify the psychometric properties of the Fear of COVID-19 Scale and Coronavirus Anxiety Scale, from the data collection conducted with professionals who work directly in the fight against COVID-19 in Brazil. A total of 232 professionals participated (Mage = 32.9; SD = 7.6), most of them female (68.1%), who answered the Fear of COVID-19 Scale, the Coronavirus Anxiety Scale, and the Depression, Anxiety, and Stress Scale instruments and a sociodemographic questionnaire. The adaptation process allowed identifying the content validity of the Brazilian versions and exploratory factorial analyses, followed by correlation studies showing evidence of internal structure validity and in relation to other (convergent) Fear of COVID-19 Scale and Coronavirus Anxiety Scale variables, which presented equally satisfactory reliability rates. Thus, the Brazilian versions of the Fear of COVID-19 Scale and Coronavirus Anxiety Scale scales were made available with satisfactory psychometric qualities for use in the research and assessment of psychological aspects of health professionals.
  • Perception of bonding and occupational stress in a multidisciplinary cancer patients health team Psicologia Da Saúde

    SOUZA, Klara Zoz de; LOPES, Fernanda Machado

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O câncer é a segunda maior causa de óbitos no Brasil e um dos dispositivos que favorece o cuidado aos pacientes oncológicos é o vínculo profissional-paciente. No entanto, devido à complexidade da doença, os trabalhadores podem acabar desenvolvendo estresse ocupacional. Este estudo investigou a percepção de vínculo e o estresse ocupacional de profissionais que tratam de pacientes oncológicos. Quarenta profissionais de equipes de clínica cirúrgica e de onco-hematologia de um hospital responderam a questionários sobre vínculo e estresse no trabalho. Os resultados mostraram maior frequência de percepção do vínculo terapêutico, mesmo tipo identificado como ideal. A equipe de onco-hematologia revelou escores mais altos do que a de clínica cirúrgica na percepção de vínculo e de vínculo ideal terapêutico. A média do nível de estresse ocupacional dos participantes foi 2,08 (moderado), sem diferença entre as duas equipes. Destaca-se a potência dos modelos de trabalho em saúde que utilizam o vínculo entre profissional de saúde e pacientes oncológicos como tecnologia do cuidado.

    Abstract in English:

    Abstract Cancer is the second leading cause of death in Brazil and one of the positive features in the care of cancer patients is the professional-patient bond; however, due to the complexity of the disease, these professionals may develop occupational stress. This study investigated the perception of the bond and occupational stress of professionals who deal with cancer patients. Forty professionals from the surgical clinic and onco-hematology service at a hospital answered a questionnaire about bonding and stress at work. The results showed a greater perception frequency of the therapeutic bond, the same type identified as ideal. The onco-hematology team exhibited higher scores than the surgical clinic team in the perception of the bond and of the ideal therapeutic bond. The average occupational stress level of the participants was 2.08 (moderate), with no difference between the two teams. The power of health work models that use the bond between health professionals and cancer patients as a care technology stands out.
  • The impact of Covid-19 on Latin American Psychology: research, profession, and public policy Health Psychology

    GALLEGOS, Miguel; MORALES CALATAYUD, Francisco; SAFORCADA, Enrique; LOPÉZ LOPÉZ, Wilson; CERVIGNI, Mauricio; ELGIER, Angel; BURGOS VIDELA, Carmen; PORTILLO, Nelson

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, é oferecida uma análise aprofundada da literatura científica relevante e uma série de reflexões críticas baseadas em uma revisão narrativa do impacto que os estágios iniciais da pandemia de Covid-19 tiveram na psicologia latino-americana. Foi realizada uma busca não exaustiva, seleção e análise de diferentes fontes documentais em bancos de dados científicos, repositórios institucionais e websites de organizações nacionais e regionais de psicologia entre 25 e 31 de maio de 2020. Em particular, foram consultadas as bases SciELO, Redalyc, Dialnet e Google Scholar usando as seguintes palavras-chave individuais associadas à psicologia: “coronavírus”, “Covid-19” e “pandemia”. Vários tipos de documentos foram recuperados para uma análise posterior em profundidade (por exemplo: artigos, documentos institucionais, notas, boletins, guias de recomendação, etc.). A revisão feita pelos autores permitiu identificar três desafios para a psicologia na região: (1) inserção da psicologia nas políticas públicas; (2) construção de uma agenda própria de pesquisa psicológica e (3) avaliação das práticas e reorientação dos processos de formação profissional.

    Abstract in English:

    Abstract In this paper, we offer an in-depth analysis of relevant scientific literature and a series of critical reflections based on a narrative review of the impact that the early stages of the Covid-19 pandemic had on Latin American psychology. We performed a non-exhaustive search, selection, and analysis of different documentary sources in scientific databases, institutional repositories, and websites of national and regional psychology organizations between May 25 and 31, 2020. In particular, we consulted SciELO, Redalyc, Dialnet, and Google Scholar using the following individual key words associated to psychology: “Coronavirus”, “Covid-19” and “Pandemic”. Various types of documents were retrieved for a subsequent in-depth analysis (e.g., articles, institutional documents, notes, bulletins, recommendation guides, etc.). Our review allowed us to identify three challenges for psychology in the region: (1) insertion of psychology in public policies; (2) construction of an own agenda of psychological research; (3) evaluation of practices and reorientation of professional training processes.
  • The Fear of COVID-19 Scale adaptation and validation Health Psychology

    FARO, André; SILVA, Luanna dos Santos; SANTOS, Daiane Nunes dos; FEITOSA, Amanda Lima Barros

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou adaptar e levantar evidências de validade com base na estrutura interna, na relação com outras variáveis e de conteúdo da Escala de Medo da COVID-19 (EMC-19, Fear of COVID-19 Scale) para português brasileiro. Para tanto, realizou-se a Análise Fatorial Confirmatória da medida e sua análise de invariância por sexo; ademais, estabeleceu--se normas para interpretação dos escores do instrumento. Fizeram parte da pesquisa 1.000 adultos, de ambos os sexos. Os resultados evidenciaram que todos os índices de ajuste foram satisfatórios, confirmando a unidimensionalidade da escala, bem como sua invariância. Constatou-se, ainda, que houve validade convergente entre a EMC-19 e o estresse dos participantes. Além disso, foram propostos estratos de classificação da intensidade do medo (leve, moderado e severo) com base na normatização dos escores. Por fim, concluiu-se que a EMC-19 apresenta evidências suficientes que recomendam a sua utilização para medida do medo da COVID-19 no Brasil.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to adapt and raise evidences of validity based on the internal structure, on the relationship with other variables, and on the content of the Fear of COVID-19 Scale (FCV-19S) in Brazilian Portuguese. We performed the Confirmatory Factor Analysis of the scale, its invariance analysis by gender, and established norms for interpreting the instrument’s scores. Participants were 1,000 adults of both genders. The findings showed all fit indices as satisfactory, confirming the scale’s one-dimensionality and its invariance. Results also demonstrated convergent validity between the FCV-19S and the stress of the subjects. Moreover, the stratification of the intensity of fear (mild, moderate and severe) was determined based on the standardization of scores. We concluded that FCV-19S presents sufficient evidence to support its use to assess the fear of Covid-19S in Brazil.
  • Predictors of residential environment stress during social distancing in the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus Health Psychology

    FERREIRA, Karla Patrícia Martins; OLIVEIRA, Marilia Diógenes; BARBOSA, Rafael Almeida Ferreira; MOURA, Rochelle de Arruda; DELABRIDA, Zenith Nara Costa; COSTA, Ícaro Moreira; MELO, Cynthia de Freitas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) e o distanciamento social causaram impactos sobre a saúde das pessoas. Dentre eles tem-se o estresse ambiental, compreendido como um conjunto de reações objetivas e subjetivas que ocorrem quando as pessoas enfrentam influências negativas presentes no ambiente. Objetivou-se investigar variáveis associadas ao estresse ambiental domiciliar durante a pandemia de coronavírus no Brasil. Para isso, realizou-se uma pesquisa online com 2000 brasileiros com idade média 38,7 anos (DP = 14,55), sendo que 76,80% eram mulheres. Os resultados mostraram que 81,90% (f = 1.639) da amostra apresentaram algum nível de estresse ambiental, que foi predito pela região geográfica (norte e nordeste brasileiro), menor renda, menor avaliação da qualidade residencial e a falta de um ambiente restaurador na casa. Conclui-se com a identificação de alguns fatores ambientais negativos e positivos associados ao estresse ambiental, que pode auxiliar na implementação de políticas para o enfrentamento da Doença por Coronavírus-19 (COVID-19) e promoção de saúde mental no contexto da pandemia.

    Abstract in English:

    Abstract The Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) coronavirus pandemic and social distancing caused impacts on people’s health, among them, environmental stress – a set of objective and subjective reactions that occur when people face negative environmental influences. The objective was to investigate variables associated with residential environment stress during the pandemic in Brazil. An online survey was carried out with 2000 Brazilians with a mean age of 38.7 years (SD = 14.55), 76.80% of whom were women. The results showed that 81.90% (f = 1,639) of the sample had some level of environmental stress, predicted by geographic region (Brazil’s northern and northeastern regions), lower income, lower residential quality scores, and absence of a restorative environment. It is then concluded the identification of some negative and positive environmental factors associated with environmental stress, which may assist in the implementation of policies for coping with 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) and promoting mental health in the pandemic context.
  • Use of digital technologies in mental health during COVID-19 Health Psychology

    SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da; OTTOLIA, Rafael Fontan; MARQUES, Luísa Gianoni; ANTÚNEZ, Andrés Eduardo Aguirre

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A maioria dos países não possuía uma estrutura de saúde digital consolidada antes da pandemia. Tanto o distanciamento social quanto os agravos psicológicos decorrentes da própria situação justificam a urgência de discussões científicas sobre intervenções mediadas pela web. O objetivo deste trabalho é apresentar o panorama da mediação tecnológica nos serviços de saúde mental e suas especificidades no contexto da pandemia. Parte-se de um olhar crítico diante da migração do cuidado face a face ao ambiente da Internet, ressaltando: experiências internacionais no uso das tecnologias digitais no contexto da pandemia; desafios nas consultas online, com destaque à importância dos domínios ético, técnico/tecnológico e da clínica recorrentes na literatura internacional; desafios e perspectivas do uso das tecnologias. É imprescindível desenvolver estratégias com incentivo governamental, visando a qualidade dos serviços oferecidos e a garantia de formação híbrida adequada.

    Abstract in English:

    Abstract Most countries did not have a consolidated digital health structure before the pandemic. Both social distancing and mental health problems resulting from the situation justify the urgency of discussions on web-mediated interventions. The objective of this work is to present the panorama of technological mediation in mental health services and their specificities in the context of the pandemic. This paper is grounded on a critical look at the migration from face-to-face care to the Internet environment, highlighting: the international experiences using digital technologies in the pandemic context; the challenges in online consultations, emphasizing the importance of the ethical, technical/technological, and clinical domains, which are recurring issues in the international literature; the challenges and perspectives in the use of technologies. It is essential to develop strategies aligned with government incentives, aiming at the quality of the offered services and the guarantee of an adequate hybrid qualification.
  • Predictors of adherence to the COVID-19 pandemic control guidelines Health Psychology

    HILDEBRANDT, Fernanda Martins Pereira; COSTA, Icaro Moreira; MENESES, Liza Maria Studart de; ARAÚJO NETO, João Lins de; MELO, Cynthia de Freitas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Durante a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), os governos adotaram medidas de contenção a adesão é determinada por múltiplos fatores. Para orientar estratégias mais eficazes de prevenção, o presente estudo objetiva identificar preditores do comportamento de adesão às orientações de controle da pandemia. Realizou-se uma pesquisa de levantamento com amostra não probabilistica composta por 2.705 brasileiros, os quais responderam a um instrumento com seis questionários (adesão às medidas de contenção da pandemia, emoções, empatia, altruísmo, enfrentamento e biodemografico); os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Verificou-se que os seguintes fatores são variáveis preditoras do comportamento de adesão: a concordância com as orientações da Organização Mundial da Saúde de controle da pandemia; a discordância com o posicionamento do presidente do país; o altruísmo; a capacidade de enfrentamento; a pertença ao grupo de risco; a convivência domiciliar com pessoas do grupo de risco. Conclui-se que ações de prevenção devem considerar essas variáveis para maior eficácia.

    Abstract in English:

    Abstract During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) pandemic, governments adopted measures to contain the disease, whose adherence is determined by multiple factors. In order to guide more effective prevention strategies, the present study aimed to identify predictors of adherence behavior to the COVID-19 pandemic control guidelines. A survey was conducted with a non-probabilistic sample composed of 2,705 Brazilians, who answered an instrument with six questionnaires (adherence to the pandemic control measures, emotions, empathy, altruism, coping, and biodemographic), whose data were analyzed using descriptive and analytical statistics. It was found that the agreement with the guidelines of the World Health Organization for pandemic control, disagreement with the position of the country’s president, altruism, coping capacity, belonging to the risk group, and having close contact (at home) with people from the risk group are predictors of adherence behavior. It is concluded that preventive actions must consider these variables for greater effectiveness.
  • Association between tobacco and alcohol use among hospital inpatients Health Psychology

    CRUVINEL, Erica; FORMAGINI, Taynara; ERVILHA, Rafaela Russi; AMARAL, Lígia Menezes do; RICHTER, Kimber; COLUGNATI, Fernando Antonio Basile; RONZANI, Telmo Mota

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação do uso de álcool e tabaco entre pacientes internados em um hospital geral e comparar o uso das duas substâncias entre pacientes que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e outros diagnósticos. Realizou-se um estudo observacional em um hospital público para avaliação do uso de tais substâncias. Entre 972 pacientes, 20,3% fizeram uso prejudicial de álcool e 14,9% de tabaco. Quase metade dos tabagistas (47,6%) fizeram uso prejudicial do álcool, enquanto 15,5% dos não tabagistas relataram uso excessivo da substância (p < 0,001). A porcentagem de fumantes foi significativamente mais alta no grupo de pacientes que vivem com o Virus da Imunodeficiência Humana do que nos demais diagnósticos (32,1% vs 14,4%, p = 0,009). Percebe-se a associação do uso de tabaco e uso prejudicial de álcool entre pacientes hospitalizados e alta prevalência do uso de tabaco entre pacientes que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Esses dados podem direcionar o planejamento de intervenções para cessação do consumo de tabaco que consigam direcionar as comorbidades relacionadas ao uso da substância

    Abstract in English:

    Abstract We aimed to evaluate concurrent use of alcohol and tobacco among hospitalized patients as well as to compare the use of both substances among people living with Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome and those with other diagnoses. A cross-sectional study took place in a hospital in Minas Gerais (Brazil). Structured surveys were used to evaluate tobacco and alcohol use. Data analysis was conducted using descriptive statistics and chi-square test. We interviewed 972 patients, in which 20.3% were hazardous drinkers and 14.9% tobacco users. Almost half of the smokers (47.6%) were hazardous drinkers, while 15.5% of nonsmokers engaged in harmful consumption of alcohol (p < 0.001). Tobacco use was higher among people living with Human Immunodeficiency Virus when compared with patients that did not have an Human Immunodeficiency Virus/Acquired Immunodeficiency Syndrome diagnosis (32.1% vs 14.4%, p = 0.009). Our findings showed the association of tobacco use and hazardous drinking among hospitalized patients in Brazil and a higher prevalence of tobacco use among patients living with Human Immunodeficiency Virus. These findings can be used to develop smoking cessation interventions that address the comorbidities associated with substance use.
  • Bone Marrow Transplantation: bereavement due to the impact of bodily and psychosocial changes from the perspective of adolescent recipients and their parents Health Psychology

    MONIZ, Adrianne; SANTOS, Manoel Antônio dos; NASCIMENTO, Lucila Castanheira; OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O diagnóstico e tratamento de uma doença ameaçadora à continuidade da vida repercutem no desenvolvimento infantil e impactam a família. Este estudo teve por objetivo investigar o luto relacionado ao impacto das modificações corporais e psicossociais decorrentes do transplante de medula óssea na perspectiva de pacientes adolescentes e seus pais. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, de corte transversal. Participaram do estudo nove díades (pacientes e mães/pais). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas. A análise temática possibilitou elaborar três categorias: perdas decorrentes do adoecimento; novas perdas vivenciadas com o tratamento e aprendendo a apreciar os ganhos da experiência adversa. Os resultados mostram que o transplante repercute em agravos que transcendem a dimensão física e incluem prejuízos sociais, alterações da imagem corporal e perda de amigos. No entanto, uma vez ultrapassada a jornada radical do transplante, os participantes conotam positivamente a experiência vivida, identificando benefícios que ultrapassam a recuperação da saúde física, como amadurecimento emocional, melhora na autoestima e na capacidade de socialização.

    Abstract in English:

    Abstract The diagnosis and treatment of a life-threatening disease have adverse consequences on child development and impact the family. This study aimed to investigate bereavement due to the impact of bodily and psychosocial changes resulting from Bone Marrow Transplantation from the perspective of adolescent patients and their parents. This is a qualitative, descriptive, exploratory, cross-sectional study. Nine dyads (patients and mothers / fathers) were included. Data collection took place through semi-structured audio-recorded interviews. The thematic analysis made it possible to elaborate three categories: losses due to illness; new losses experienced with treatment; learning to appreciate the gains of adverse experience. The results show that transplantation has repercussions that transcend the physical dimension and include social harm, changes in body image, and loss of friends. However, once the radical journey of transplantation is over, the participants positively connoted their experience, identifying benefits that go beyond health recovery, such as emotional maturation, improvement of self-esteem, and the ability to socialize.
  • Parenting practices and referral to a juvenile psychosocial care reference center Health Psychology

    MENEZES, Helena Medina; GOMES, Lauren Beltrão; NUNES, Carlos Roberto de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Práticas parentais de adultos responsáveis por jovens encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil por uso de substâncias psicoativas e/ou agressividade (Grupo Encaminhado) foram comparadas com práticas parentais de responsáveis por jovens sem histórico de encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Grupo Não Encaminhado). Quarenta participantes do Grupo Não Encaminhado e 17 do Grupo Encaminhado responderam um questionário sociodemográfico e o Inventário de Estilos Parentais. Os participantes do Grupo Encaminhado informaram frequências mais baixas de monitoria positiva e comportamento moral e respostas mais frequentes de negligência, punição inconsistente e abuso físico. O modelo de regressão logística bivariada indicou que ter a mãe como principal responsável foi um fator preditor de não encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, e a negligência foi preditor de encaminhamento. Os resultados indicam que diferenças em práticas parentais podem associar-se ao desfecho de encaminhamento para serviços de saúde mental. Portanto, ressalta-se a importância de intervenções populacionais focadas na promoção de práticas parentais positivas.

    Abstract in English:

    Abstract In this study, the parenting practices of adults who are legal guardians of youths referred to the Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Psychosocial Care Center for Children and Adolescents) due to the use of psychoactive substances and/or aggression (Referral Group) were compared with parenting practices of legal guardians of youths who have never been referred to Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Non-Referral Group). Forty participants from the Non-Referral Group and 17 from the Referral Group answered a sociodemographic questionnaire and the Parenting Styles Inventory. Referral Group participants reported lower frequencies of positive monitoring and moral behavior, and more frequent responses related to neglect, inconsistent punishment, and physical abuse. A bivariate logistic regression model showed that having the mother as the legal guardian and primary caregiver was a predictor of non-referral to Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, with neglect being a predictive factor of referral. The results indicate that differences in parenting practices can be associated with the outcome of referral to mental health services. Therefore, the importance of population interventions focused on promoting positive parenting practices is emphasized.
  • Notes for life: a Henrian research methodology in psychology Health Psychology

    CASTRO, Gillianno José Mazzetto de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetiva pensar uma metodologia Henriana em Psicologia. Trata-se de uma pesquisa teórica e transversal que, valendo-se da tradição fenomenológica em Psicologia buscará estruturar um itinerário de pesquisa em duas dimensões de aparição. 1º – Da mostração intencional, fenomenologia clássica, e 2º – Da essência da manifestação, fenomenologia Henriana. Esse caminho é feito por fases que vão desde o design da pesquisa e a constituição do olhar fenomenológico, chegando ao cenário da síntese no qual o pesquisador poderá fazer as suas conclusões sobre o conteúdo da experiência pesquisada. A inserção da dimensão da essência da manifestação enriquece o método fenomenológico tradicional abrindo à Psicologia a possibilidade de exploração do pathos avec. Oportuniza à Psicologia um caminho metodológico de entendimento das dinâmicas da experiência humana para além do modelo saúde-doença. É necessário continuar a pesquisa em vista do desenvolvimento dos instrumentos de aferição.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to consider a Henrian methodology in Psychology. It is a theoretical, cross-sectional study that, drawing on the phenomenological tradition in Psychology, seeks to structure a research itinerary in two dimensions or layers of appearance. 1st – the intentional classical phenomenology display, and 2nd – the essence of the Henrian phenomenology manifestation. This route follows phases ranging from the design of the research and the constitution of the phenomenological view, reaching the synthesis scenario in which researchers can draw their conclusions about the content of the experience investigated. The insertion of the essence dimension manifestation enriches the traditional phenomenological method, opening up to Psychology the possibility of exploring the pathos avec. It provides Psychology with a methodological route to understand the dynamics of human experience beyond the health-disease model. It is necessary to continue the research in view of the development of the measurement instruments.
  • Masculinity performed by transgender men: qualitative evidence and metasynthesis Health Psychology

    BOFFI, Leticia Carolina; GUIJARRO-RODRIGUES, Elaine Campos; SANTOS, Manoel Antônio dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A masculinidade é um constructo associado aos homens cisgêneros; entretanto, homens transgêneros também performam masculinidades. O objetivo deste estudo foi sintetizar, analisar e reinterpretar os achados dos estudos qualitativos primários acerca da experiência da masculinidade de homens transgêneros. A questão de pesquisa, desenvolvida por meio da estratégia SPIDER, foi: Quais são as evidências qualitativas da experiência da masculinidade performada por homens transgêneros? Foram selecionados 18 estudos que envolveram mais de 200 homens transgêneros com idades entre 19 e 65 anos. Emergiram três temas descritivos: “Performances corporais da masculinidade”, “Performances sociais da masculinidade” e “Sexualidades”. Foram gerados os temas analíticos: “A aparência da masculinidade” e “Muito além da aparência”. Os resultados apontam para experiências de masculinidade complementares: relativas à aparência física e às modificações corporais e às práticas contestadoras do padrão de masculinidade hegemônica. A vivência das masculinidades é delineada pelas alterações corporais, culminando na passabilidade e no reconhecimento social do homem transgênero.

    Abstract in English:

    Abstract Masculinity is a construct associated with cisgender men; however, transgender men also perform masculinities. This study aimed to synthesize, analyze, and reinterpret the findings of primary qualitative studies about transgender men’s experience of masculinity. The research question developed through the SPIDER strategy was: What is the qualitative evidence of masculinity performed by transgender men? Eighteen studies involving over 200 transgender men between the ages of 19 and 65 were selected. Three descriptive themes emerged: “Bodily performance of masculinity,” “Social performances of masculinity,” and “Sexualities.” Analytical themes were generated: “The appearance of masculinity” and “Far beyond appearance”. The results point to complementary experiences of masculinity: concerning physical appearance and body modifications; and the practices contesting the hegemonic masculinity standard. The experience of masculinities is outlined by body changes, culminating in the passability and social recognition of the transgender man.
  • Spatial incompatibility training can prevent the occurrence of the enhanced Simon effect in elderly Health Psychology

    DIAS, Taciana Elaine de Moura; CAVALCANTI, Fabíola Freire Lauria; MACHADO-PINHEIRO, Walter; COSTA, André dos Santos; CONDE, Erick Francisco Quintas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O efeito Simon é tipicamente maior em pessoas idosas do que em adultos jovens, talvez devido ao declínio de capacidades inibitórias em função da idade. Participaram deste estudo 32 pessoas idosas e destras (5 homens e 27 mulheres; média de 67,1 anos ± 5,5). Para rastreio, foram usados o Mini Exame do Estado Mental e a escala de depressão do Center for Epidemiological Studies. Metade dos participantes praticou a tarefa de incompatibilidade espacial antes da tarefa de Simon e o outro grupo foi testado apenas na tarefa de Simon. A análise de variância, considerando a prática prévia (incompatível ou sem prática) e correspondência (correspondente, não correspondente), indicou uma interação dupla (F = 7,07; p = 0,012; ηp2 = 0,191), demonstrando que o efeito Simon foi eliminado no grupo de prática incompatível, mas permaneceu ampliado no grupo sem prática anterior. Esses resultados indicaram que os processos cognitivos necessários para transferir a aprendizagem estão preservados em idosos, sendo potencialmente úteis para influenciar as capacidades inibitórias espaciais.

    Abstract in English:

    Abstract The Simon effect is typically larger for older people than for young adults, maybe due to age-related decline in inhibitory capabilities. 32 right-handed aged people (5 male, 27 female; mean of 67,1 years ± 5,5) participated in this study. In screening were used the Mini-Mental State Examination and the Center for Epidemiological Study Depression Scale. Then, half of the participants practiced the spatial incompatibility task before the Simon task and the other group was only tested on the Simon task. The analysis of variance considering practice (incompatible, no-practice group) and correspondence (corresponding, non-corresponding) revealed a two-way interaction (F = 7.07; p = 0.012; ηp2 = 0.191) showing that the Simon effect was eliminated in the incompatible practice group, but remained intact in the group with no previous practice. These results indicated that cognitive processes required to the transfer of learning are preserved in elderly, being potentially useful to influence spatial inhibitory capabilities.
  • Sexual desire in Brazilian women: an integrative review of scientific literature Health Psychology

    ARAÚJO, Gerli; ZANELLO, Valeska

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O desejo sexual nas mulheres é tema recorrente nos consultórios de ginecologia e psicoterapia; e a sua falta, uma queixa frequente e relevante. Tendo em vista essa constatação, este trabalho propõe-se a fazer uma revisão integrativa da literatura científica produzida entre 2008 e 2018, nas plataformas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, sobre o tema do desejo sexual em mulheres brasileiras. Foram utilizados três grupos de descritores para as buscas, o primeiro relacionado é relacionado a “desejo sexual”; o segundo, a “mulher”, “feminino” e “gênero”; e o terceiro, a “Brasil”. Entre os 35 artigos selecionados, foram levantados dados quanto ao tipo de pesquisa realizada, à escolha do critério para recorte da amostra e à perspectiva utilizada para a compreensão do desejo. Conclui-se que a maior parte dos artigos mantém uma perspectiva biológica para compreensão do desejo, e que há uma lacuna a ser ocupada pela psicologia no que concerne a esse assunto.

    Abstract in English:

    Abstract Women’s sexual desire is a recurring subject in gynecology and psychotherapy offices where a relevant and frequent complaint is the lack of sexual desire. This study aimed to carry out an integrative review of the scientific literature published between 2008 and 2018, on the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde platforms on the subject of sexual desire in Brazilian women. Three groups of descriptors were taken into consideration for the searches; the first included “sexual desire” the second, “woman” and the third, “Brazil”. Among the 35 articles selected, data regarding the type of research carried out; the cut-out criterion selected for sample and perspective that were used to comprehend desire were collected. The conclusion is that most articles maintain a biological perspective for understanding desire and point out a gap to be filled by psychology on this matter.
  • Low back pain: biopsychosocial aspects of chronic and acute pain Psicologia Da Saúde | Health Psychology

    ALEXANDRE, Bibiana Dias; SERAFINI, Adriana Jung

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A lombalgia crônica é uma patologia de alta prevalência, que apresenta associações não esclarecidas com aspectos psicossociais. O estudo investigou diferenças entre pacientes com dor lombar crônica (n = 25) e aguda (n = 20), bem como verificou o efeito das variáveis avaliadas na média de dor. O delineamento foi transversal, e os instrumentos aplicados foram: entrevista sociodemográfica, Inventário Breve de Dor, Inventário Beck de Depressão II, Escala de Ansiedade de Hamilton, Bateria Fatorial de Personalidade, Escala de Apoio Social e Escala de Pensamentos Catastróficos sobre Dor. O grupo de dor crônica apresentou médias significativamente mais altas na intensidade da dor, na ansiedade e nos pensamentos catastróficos. Na análise de regressão, o fator Depressão da Bateria Fatorial de Personalidade e o fato de pertencer ao grupo de dor crônica foram encontrados como preditores da média de dor na amostra estudada. Entende-se que fatores psicológicos mostram-se associados ao quadro, sendo necessárias maiores investigações.

    Abstract in English:

    Abstract: Chronic low back pain is a highly prevalent pathology, which has unclear associations with psychosocial aspects. This study investigated differences between patients with chronic low back pain (n = 25) and acute low back pain (n = 20) and verified the effect of the variables assessed on the pain mean. The design was cross-sectional, and the instruments applied were: sociodemographic interviews, Brief Pain Inventory, Beck Depression Inventory II, Hamilton Anxiety Rating Scale, Personality Factor Battery, Social Support Scale and Pain Catastrophizing Scale. The chronic pain group had significantly higher means of pain intensity, anxiety and catastrophic thoughts. In the regression analysis, the factor Depression of the Personality Factor Battery and belonging to the chronic pain group were found as predictors of the mean pain in the sample studied. It is understood that psychological factors are associated with the pain condition and require further investigation.
  • Chronic diseases and religiosity/spirituality during the early stages of the COVID-19 pandemic Psicologia Da Saúde | Health Psychology

    OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de; FREITAS, Iara da Silva; SANTOS, Jorge Henrique Correa dos; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; GARCIA, Juliana Tomé; SANTOS, Manoel Antôio dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Religiosidade e espiritualidade têm sido estudadas como recursos de enfrentamento em momentos de crise e disrupção social. Este estudo tem por objetivo investigar a religiosidade/espiritualidade como potencial recurso protetivo frente ao impacto emocional da pandemia de COVID-19 em indivíduos com diagnóstico de doenças crônicas, malignas e não malignas. Trata-se de estudo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra de conveniência foi composta por 78 indivíduos, divididos em dois grupos. Foi utilizado um formulário on-line. Os dados das questões fechadas foram tabulados com uso de estatística descritiva. Os conteúdos das questões abertas foram examinados qualitativamente por meio de análise temática. Os grupos apresentaram indícios de sofrimento emocional em níveis semelhantes e expressaram aumento da fé e da crença de que ganhos futuros devem advir do sofrimento atual. Intensificação da espiritualidade foi expressa por indivíduos com doenças potencialmente fatais. A fé foi destacada pelos partipantes como recurso para enfrentar os desafios desse período dramático e deve ser valorizada pelas equipes de saúde.

    Abstract in English:

    Abstract: Religiosity and spirituality have been studied as resources for coping with crisis and social disruption. This study investigates religiosity/spirituality as a potential protective resource against the emotional impact of the COVID-19 pandemic in individuals diagnosed with malignant and non-malignant chronic diseases. This is a cross-sectional, descriptive-exploratory study, with a quanti-qualitative approach. The convenience sample was composed of 78 individuals, divided into two groups. An online form was used. The data from the close-ended questions were tabulated using descriptive statistics. The content of the open-ended questions was examined qualitatively by thematic analysis. The two groups showed signs of emotional distress at similar levels and expressed increased faith and belief that future gains should come from the current distress. Individuals with life-threatening diseases expressed intensified spirituality. Faith was highlighted by participants as a resource to face the challenges of this dramatic period and should be valued by health care teams.
  • Prejudice against sexual and gender diversity and beliefs about sex education among university students Development Psychology

    SANTOS, Jean Jesus; CERQUEIRA-SANTOS, Elder

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A discriminação de minorias sexuais e de gênero é um problema persistente em diversos contextos. Neste artigo buscou-se investigar preconceito contra diversidade sexual e de gênero e crenças sobre educação sexual entre estudantes de cursos de licenciatura de áreas distintas e se há diferenças nas manifestações dessas atitudes e crenças entre ingressantes e concludentes. Participaram deste estudo 580 estudantes universitários e os dados foram coletados através de escalas para medir preconceito sexual e de gênero e crenças sobre educação sexual e de uma ficha de caracterização sociodemográfica. Os resultados mostraram que os índices de preconceito e de crenças variaram por área e foram observadas diferenças nas médias de crenças, mas não nas de preconceito, entre ingressantes e concludentes. Ressalta-se a importância de que haja mais investimentos voltados à conscientização dos estudantes de graduação para que, ao concluírem seus respectivos cursos, apresentem menores níveis desse tipo de preconceito.

    Abstract in English:

    Abstract Discrimination against sexual and gender minorities is a persistent problem in several contexts. This article sought to investigate prejudice against sexual and gender diversity and beliefs about sex education among students of licenciatura (Brazilian term for a bachelor of education degree with a specialization) courses from different areas, and whether there are differences in the manifestation of these attitudes and beliefs between freshmen and seniors. Five hundred eighty university students participated in this study and the data was collected through scales to measure sexual and gender prejudice and beliefs about sex education, and through a sociodemographic characterization form. The results showed that prejudice and belief indices varied by area of study and differences were observed in the mean values of beliefs, but not in those of prejudice, between freshmen and seniors. The importance of more investments is emphasized so that undergraduate students present lower levels of this type of prejudice when completing their respective courses.
  • Beliefs and knowledge of formal caregivers about old age and its relationships with sociodemographic variables Development Psychology

    LIMA, Jeisiane dos Santos; KHOURY, Hilma Tereza Tôrres; MAGALHÃES, Celina Maria Colino

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As atitudes sobre o envelhecimento, se embasadas em estereótipos ultrapassados, podem limitar o aproveitamento das possibilidades de desenvolvimento na velhice. O objetivo deste trabalho foi descrever as crenças e o nível de conhecimentos sobre velhice na perspectiva de cuidadores formais de idosos, verificando as relações com as variáveis sociodemográficas idade, escolaridade e tempo de serviço na função. Participaram da amostra 32 cuidadores de duas Instituições de Longa Permanência. Trata-se de um estudo correlacional, a partir de levantamento com corte transversal. De modo geral, as crenças dos cuidadores com relação à velhice apresentam-se neutras; isso é, nem positivas nem negativas; os conhecimentos sobre o tema se mostraram escassos e, quanto maior o tempo de exercício na função, mais crenças positivas os cuidadores tinham sobre a autonomia dos idosos (domínio agência). Acredita-se que o investimento na formação dos cuidadores ampliará os benefícios tanto para a classe profissional, com o aumento de habilidades para o cuidado, quanto para os próprios idosos ao possibilitar maior qualidade na interação idoso-idoso e idoso-cuidador.

    Abstract in English:

    Abstract Attitudes based on outdated stereotypes about aging can limit development possibilities in old age. The objective of this paper was to describe the beliefs and the level of knowledge about old age among formal caregivers of the elderly, verifying the relationship with the socio-demographic variables age, education and length of service in the job. The sample included 32 caregivers from two Long-Term Institutions. This is a correlational study, based on a cross-sectional survey. Results: in general, caregivers’ beliefs regarding old age were neutral, that is, neither positive nor negative; the knowledge on the topic were scarce, and the longer the time in the function, the more positive beliefs were manifested about the autonomy of the elderly (agency domain). It is believed that investment in the training of caregivers will increase the benefits both for the professional class (caregivers), yielding care skills improvement, and for the elderly themselves, by providing greater quality in the elderly-elderly and elderly-caregiver interaction.
  • The type of motivation does matter for university preparation Developmental Psychological

    IRAOLA-REAL, Ivan; MATOS, Lennia; GARGUREVICH, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Utilizando a Teoria da Autodeterminação, as relações entre motivação (autônoma e controlada), autoeficácia acadêmica, ansiedade de teste, satisfação com a vida e desempenho acadêmico foram estudadas em um grupo de alunos pré-universitários de Lima-Peru. Foram avaliados 252 alunos de ambos os sexos com idade entre 16 e 30 anos (Média = 17,69). A análise correlacional mostrou as associações esperadas entre as variáveis, e a análise da trajetória mostrou conformidade com as hipóteses propostas, uma vez que a autoeficácia acadêmica mediou a relação entre motivação autónoma, desempenho acadêmico e satisfação com a vida e, por sua vez, a ansiedade de teste mediou a relação entre motivação controlada e desempenho acadêmico e satisfação com a vida. São discutidas as implicações dos resultados empíricos na perspectiva da educação pré-universitária no Peru.

    Abstract in English:

    Abstract Using Self-Determination Theory, the relationship between motivation (autonomous and controlled), academic self-efficacy, test anxiety, life satisfaction and academic achievement was studied in a group of pre-university students from Lima-Peru. A total of 252 students of both sexes with ages between 16 and 30 years (Mage = 17.69) were assessed. Correlational analyses showed the expected relationships among the studied variables. The path analysis performed gave evidence of the fulfillment of the hypotheses proposed for this study since academic self-efficacy mediated the relationship between autonomous motivation and academic achievement and life satisfaction; also test anxiety mediated the relationship between controlled motivation and academic achievement and life satisfaction. The implications of these empirical findings are discussed in relation to pre-university education in Peru.
  • Older people’s pleasant events and subjective well being Development Psychology

    FERREIRA, Heloísa Gonçalves; SUZUKI, Sara Miyuki

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou investigar prevalência e relações entre Bem-estar Subjetivo e Prática de Atividades Prazerosas em 156 idosos da comunidade sem comprometimento cognitivo. Foram utilizadas a versão brasileira adaptada do California Older Person’s Pleasant Events Schedule para avaliar prática de atividades prazerosas, a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos. A amostra apresentou média superior para afetos positivos do que negativos, maior frequência nas atividades contemplativas e menor frequência nas atividades intelectuais. Foram observadas relações significativas entre os constructos, indicando que quanto mais idosos praticam atividades prazerosas, mais experimentam Bem-estar Subjetivo. As atividades sociais e de competência e as contemplativas foram as que mais se associaram ao Bem-estar Subjetivo. Esses achados são relevantes para a elaboração de intervenções e de políticas públicas voltadas à saúde mental de idosos.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to investigate the prevalence and relationships between subjective well being and involvement in pleasant events in a sample of 156 community-dwelling older people without cognitive impairment. The Brazilian version of The California Older Person’s Pleasant Events Schedule assessed the involvement in pleasant events, and subjective well-being was assessed by the Life Satisfaction Scale and the Positive and Negative Affect Scale. The sample showed higher levels of positive affect compared to negative affect, higher frequency of Contemplative activities and lower frequency of Intellectual activities. Significant relationships were observed between the constructs in general, suggesting that the higher the Involvement of older people in Pleasant Events the higher their Subjective Well Being. Social and Competence activities as well as Contemplative activities showed stronger associations with Subjective Well Being. These findings are relevant for the development of interventions and public policies focused on older people’s mental health.
  • Psychosocial adjustment profiles of Elementary School 6th graders: a Cluster-based analysis Development Psychology

    PENNA-DE-CARVALHO, Aline; LEME, Vanessa Barbosa Romera; COIMBRA, Susana Maria Gonçalves; FRANÇA, Fernanda de Azevedo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamentado na teoria da resiliência, este estudo teve por objetivo analisar diferentes perfis de ajustamento psicossocial de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foram considerados fatores de risco (estressores escolares e discriminação cotidiana), proteção (habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar) e indicadores de ajustamento (crenças de autoeficácia geral e acadêmica). Participaram 448 alunos, com idade entre 10 e 17 anos, de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Por meio da análise de clusters, dois perfis foram identificados: resiliente, com valores altos de indicadores de risco com bom ajustamento, e vulnerável, com índices altos de risco e baixo ajustamento. Os resultados indicaram que os fatores de proteção não anulam os fenômenos psicofisiológicos estressantes associados à transição, mas amortizam o impacto do risco, aumentando a capacidade de enfrentamento diante do novo contexto, promovendo a resiliência dos alunos.

    Abstract in English:

    Abstract Based on the resilience theory, this study aimed to analyze different psychosocial adjustment profiles of Elementary School 6th graders, considering risk factors (school stressors and daily discrimination), protection (social skills, family support, and school climate) and adjustment indicators (general and academic self-efficacy beliefs). A total of 448 students (between 10 and 17 years old) from public schools in the state of Rio de Janeiro (Brazil) participated. Through cluster analysis, two profiles were identified: resilient, with high levels of risk indicators and good adjustment; and vulnerable, with high levels of risk and low adjustment. The results indicated that the protective factors do not neutralize the stressful psychophysiological phenomena associated with the transition, but they mitigate the impact of the risk, increasing the coping capacity in the new context, promoting students’ resilience.
  • Individual assistance plan: challenges to the construction of a life project while serving socio-educational measures Development Psychology

    COSTA, Cibele Soares da Silva; ALBERTO, Maria de Fatima Pereira; SILVA, Erlayne Beatriz Félix de Lima

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a utilização do Plano Individual de Atendimento em uma unidade de medida socioeducativa de internação para construção do projeto de vida. Foram realizadas entrevistas individuais com dez adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos em cumprimento de medida socioeducativa, em uma unidade de internação masculina, e uma pesquisa documental com os planos desses adolescentes. Os dados foram analisados com a Análise Temática de Conteúdo a partir das categorias Elaboração do Plano Individual de Atendimento. O que o Plano Individual de Atendimento abordou e Objetivo do Plano Individual de Atendimento à luz da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. As entrevistas e planos analisados não apresentaram informações suficientes para identificação da construção do projeto de vida. A utilização do Plano Individual de Atendimento ainda é um desafio na medida socioeducativa, para que esta possa cumprir sua função de planejamento e assumir uma função socioeducativa.

    Abstract in English:

    Abstract This article seeks to analyze the use of Plano Individual de Atendimento (Individual Assistance Plans) for the construction of the life projects of adolescents serving Medida Socioeducativa (Socio-Educational Measures) in an incarceration facility. Interviews were conducted with ten adolescents between the ages of 15 and 17, who were carrying out an Medida Socioeducativa of male incarceration, and document analysis was performed on their plans. The data were analyzed using thematic content analysis, from the categories “Elaboration of the Individual Assistance Plans”, “What the PIA addressed” and “Objective of the Individual Assistance Plans” in the light of Vygotsky’s cultural-historical psychology. The interviews and plans analyzed did not present sufficient information to identify the construction of the life project. The use of Individual Assistance Plans in socio-educational measures, allowing it to accomplish its planning and socio-educational function, remains challenging.
  • Conceptions of Justice System professionals on adoption by gay and lesbian couples Development Psychology

    CECÍLIO, Mariana Silva; SCORSOLINI-COMIN, Fabio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo exploratório e qualitativo objetivou compreender como profissionais que atuam no Judiciário e no Ministério Público (psicólogos, assistentes sociais, promotores e juízes) entendem e percebem a adoção por casais de gays e lésbicas. Foram entrevistados 41 profissionais (seis juízes, três promotores, 14 psicólogas e 18 assistentes sociais) atuantes em dez Comarcas de três estados brasileiros, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo e interpretados pela teoria bioecológica e por literatura da área. Para os profissionais, trata-se de uma adoção juridicamente possível no Brasil, embora reconheçam que existem ressalvas pautadas na veiculação de valores morais no imaginário social. Em geral, avaliam-se mais especificamente nesses pretendentes as possíveis repercussões da orientação sexual e da adoção em suas vidas e de suas famílias, preocupando-se com a segurança emocional do(s) futuro(s) filho(s). Enfatizou-se a importância da preparação de pretendentes, crianças/adolescentes e profissionais, devendo esses operarem como agentes de mudança para uma ressignificação cultural de concepções preconceituosas.

    Abstract in English:

    Abstract: This exploratory and qualitative research aimed to understand how legal professionals and professionals working in the Public Ministry (psychologists, social workers, prosecutors, and judges) understand and notice adoption by gay and lesbian couples. Forty-one professionals were interviewed (six judges, three prosecutors, fourteen psychologists, and eighteen social workers), who work in ten judiciary districts of three Brazilian states, with the collected data being submitted to content analysis and interpreted according to the bioecological theory and local literature. For the professionals, adoption in Brazil is legally possible, but there are restrictions based on the propagation of moral values on the social imaginary. In general, they would more specifically assess, in these candidates, the possible repercussions of sexual orientation and adoption in their lives and in the lives of their families, worrying about the emotional safety of their future children. The importance of preparing candidates, children/adolescents, and professionals was emphasized, and these must act as agents of change to a cultural re-signification of preconceived conceptions.
  • Sandplay therapy in the treatment of children with Oppositional Defiant Disorder and Conduct Disorder Clinical Psychology And Psychotherapies

    CHALFON, Mariana Simão Taliba; RAMOS, Denise Gimenez

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo visou avaliar a efetividade da terapia de sandplay no tratamento de crianças com sintomas de Transtorno Opositivo-Desafiador e/ou Transtorno de Conduta. A intervenção consistiu de 12 sessões semanais de terapia de sandplay. O Child Behavior Checklist 6-18 foi o instrumento utilizado para avaliar os sintomas antes e após a intervenção. Participaram do estudo 41 crianças de ambos os sexos, divididas randomicamente em dois grupos. O grupo controle permaneceu em espera enquanto o grupo experimental 1 passava pela intervenção. Após três meses de intervenção, os participantes do grupo controle que ainda atendiam aos critérios de inclusão formaram o grupo experimental 2. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente, de modo a comparar o grupo controle e o grupo experimental 1 bem como avaliar a evolução do grupo experimental total, que incluiu os grupos experimentais 1 e 2. Os resultados indicam que a terapia de sandplay foi eficiente na redução dos sintomas dos transtornos em questão.

    Abstract in English:

    Abstract The study aimed at assessing the effectiveness of sandplay therapy in the treatment of children with symptoms of oppositional defiant disorder and/or conduct disorder. The intervention consisted of twelve weekly sessions of sandplay therapy. The Child Behavior Checklist 6-18 was used to assess symptoms before and after the intervention. Participants were 41 children of both sexes, randomly divided into two groups. The control group remained on hold while experimental group 1 underwent the intervention. After three months, control group participants who still met the inclusion criteria were placed in experimental group 2. Results were analyzed statistically, in order to compare the control group and experimental group 1, as well as to assess the evolution of the total experimental group, which included experimental groups 1 and 2. Results pointed to the effectiveness of sandplay therapy in reducing symptoms of oppositional defiant disorder and conduct disorder.
  • Family functioning and school connectivity in Mexican high school adolescents Educational Psychology

    Ángel-González, Mario; Colunga-Rodríguez, Cecilia; Vázquez-Juárez, Claudia Liliana; Colunga-Rodríguez, Bertha Alicia; Dávalos-Picazo, Gabriel; Orozco-Solis, Mercedes Gabriela; Vázquez-Colunga, Julio César

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A funcionalidade familiar tem mostrado sua relevância no desenvolvimento integral dos adolescentes, sendo a conectividade escolar um aspecto muito importante. Para determinar a associação entre funcionamento familiar e conectividade escolar em adolescentes mexicanos do Ensino Médio, foi realizado um estudo transversal analítico em um censo de 396 adolescentes em uma escola pública no México. Foram utilizados o autorrelato de funcionamento familiar e a escala de conectividade escolar, ambos com α > 0,84. ꭕ2 e ANOVA foram aplicados. Os resultados mostram diferenças significativas no conflito com turno (ꭕ2 da manhã = 42,47 vs. ꭕ2 da noite = 40,35, F = 4,57, p = 0,033) e liderança com grau (1º ꭕ2 = 8,14, 2º ꭕ2 = 8,97, 3º ꭕ2 = 8,90, F = 3,52, p = 0,030). Conectividade associada a variáveis escolares (p < 0,05). Não há diferenças ou associação entre sexo, idade ou qualificações com conectividade. O funcionamento familiar foi associado na expressão afetiva com a escola (ꭕ2 = 3,77, p = 0,055) e na liderança com os alunos (ꭕ2 = 2,92, p = 0,05). Conclui-se que a liderança dos pais e a expressão afetiva da família favorece a conectividade escolar entre os alunos e com sua escola.

    Abstract in English:

    Abstract Family functionality has shown its relevance in the comprehensive development of adolescents, with school connectivity being a very important aspect. To determine the association between family functioning and school connectivity in Mexican high school adolescents, an analytical cross-sectional study was carried out in a census of 396 adolescents in a public high school in Mexico. The self-report of family functioning and the school connectedness scale were used, both with α > 0.84. ꭕ2 and ANOVA were applied. The results show significant differences in conflict with shift (morning ꭕ2 = 42.47 vs. evening ꭕ2 = 40.35, F = 4.57, p = 0.033), and leadership with degree (1st ꭕ2 = 8.14, 2nd ꭕ2 = 8.97, 3rd ꭕ2 = 8.90, F = 3.52, p = 0.030). Connectivity associated with school variables (p < 0.05). There are no differences or association between sex, age or qualifications with connectivity. Family functioning was associated in affective expression with school (ꭕ2 = 3.77, p = 0.055) and in leadership with students (ꭕ2 = 2.92, p = 0.05). It is concluded that the leadership of the parents and the affective expression of the family favors school connectivity between students and with their school.
  • How perspective-taking underlies creative thinking and the socio-emotional competency in trainings of drama pedagogy School And Educational Psychology

    CELUME, Macarena-Paz; ZENASNI, Franck

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os legisladores e estudiosos concordam que a criatividade e a competência socioemocional podem ser ensinadas, aprendidas e aprimoradas através das artes criativas, como o teatro. No entanto, poucos autores estudaram os processos subjacentes a ambas as construções na educação artística, o que permitiria compreender como as crianças as desenvolvem e, assim, recriar metodologias adaptadas. Assim, propõe-se, através deste estudo, observar um Treinamento de Pedagogia Teatral para crianças do ensino fundamental, avaliando no pensamento criativo e teoria da mente ds crianças. Tem por objetivo entender o pensamento prospectivo como um processo subjacente ao pensamento criativo e à teoria da mente no contexto do Treinamento da Pedagogia Teatral. Foi utilizado o método da abordagem mista: Projeto de pré-teste quase experimental. Análise de testes padronizados mais análise temática a partir da observação de 240 minutos de registro do Treinamento da Pedagogia Teatral. Os resultados demonstraram aumento do pensamento criativo com um forte efeito do Treinamento da Pedagogia Teatral sobre o pensamento divergente. As análises temáticas mostraram que as atividades do Treinamento da Pedagogia Teatral se concentram principalmente na competência socioemocional (ligada a teoria da mente). Conclui-se que o pensamento de perspectiva aparece como um processo subjacente que explica tanto o pensamento criativo quanto o desenvolvimento de competências socioemocionais, permitindo que a criança veja da perspectiva alheia, fornecendo várias ideias-soluções para um problema (pensamento criativo), assim como a compreensão das emoções e motivações alheias (teoria da mente).

    Abstract in English:

    Abstract Policy-makers and scholars agree that creativity and socio-emotional competencies can be taught, learned, and enhanced through creative arts like theatre. Nevertheless, few authors have studied the processes underlying both constructs in artistic education, which would permit to understand how children develop them and re-create adapted methodologies. Thus, we proposed to observe a drama pedagogy training for elementary school children, evaluating their creative thinking and theory-of-mind. To understand perspective-thinking as a process underlying creative thinking and theory-of-mind in the context of drama pedagogy training. Quasi-experimental pre-post-test design. Standardized tests analysis, plus thematic analysis from observation of 240 minutes recording of drama pedagogy training. Higher increase in creative thinking with a strong effect of drama pedagogy training on divergent thinking. Thematic analyses showed that drama pedagogy training activities focus mainly on socio-emotional competency (linked to theory-of-mind). Perspective-taking appears as an underlying process that explains both creative thinking and the development of socio-emotional competencies by permitting the child to see from another person’s perspective, providing several ideas-solutions for a problem (creative thinking), as well as understanding other people’s emotions and motivations (theory-of-mind).
  • Validity evidence for the School Subjective Well-Being Scale Educational Psychology

    DIAS-VIANA, João Lucas; NORONHA, Ana Paula Porto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo teve por objetivo reunir evidências de validade, baseada na relação com outras variáveis, da Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar. A amostra foi composta por 434 estudantes de ambos os sexos com idades variando de 12 a 19 anos (M = 14,88; DP = 1,70), alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no Ceará, Brasil. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e escolar, a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar, Escala Baptista de Depressão versão Infantojuvenil, Escala Global de Satisfação de Vida para Adolescentes e a Escala de Percepção de Suporte Social para Adolescentes. Observou-se associações significativas entre os escores do instrumento com as medidas de depressão, suporte social e satisfação com a vida, e os escores da medida de bem-estar escolar conseguiram diferenciar grupos quanto ao sexo e questões escolares.

    Abstract in English:

    Abstract This study gathered validity evidence based on relations to other variables for the School Subjective Well-being Scale. The sample consisted of 434 students of both genders, with age ranging from 12 to 19 years (M = 14.88; SD = 1.70); they were all students from the 7th grade Elementary School to the 2nd grade High School, attending a public school located in Ceará, Brazil. The School Subjective Well-being Scale, a sociodemographic and school questionnaire, was applied, as well as the Baptist Depression Scale for Children and Adolescents, the Global Life Satisfaction Scale for Adolescents, the Social Support Perception Scale for Adolescents. The scale factors showed significant positive and negative, moderate to high correlations and the measure’s scores of school well-being allowed differentiation among groups regarding gender and school issues.
  • Strategies for regulating motivation and motivation to learn of High School students Educational Psychology

    GÓES, Natália Moraes; BORUCHOVITCH, Evely

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de regulação da motivação e a motivação para aprender de estudantes do Ensino Médio, bem como examinar as intercorrelações entre essas duas variáveis e suas relações com variáveis sociodemográficas. Participaram da pesquisa 233 alunos de duas escolas públicas, que responderam a um questionário sociodemográfico e a duas escalas Likert. Os dados foram analisados pelos procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram que os estudantes parecem utilizar estratégias de regulação da motivação e geralmente se sentem motivados para aprender. Estudantes do gênero feminino reportaram usar significativamente mais estratégias para se manter motivados do que os do masculino. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre os fatores da escala de estratégias de regulação da motivação e entre as duas escalas. Espera-se que o presente estudo estimule novas pesquisas e possibilite o delineamento de intervenções para fortalecer a motivação para aprender dos estudantes.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this study was to investigate motivational regulation strategies and motivation to learn of High School students, as well as to examine the intercorrelations between these two variables and their relationships with sociodemographic variables. The sample of the study was composed of 233 students from two public schools, who answered a sociodemographic questionnaire and two Likert scales. Data were analyzed through descriptive and inferential statistics procedures. Results revealed that students seem to use motivational regulation strategies and generally feel motivated to learn. Female students reported using significantly more strategies to stay motivated than did males. Positive and significant correlations were found within the factors of the motivational regulation strategies scale and between the two scales. It is expected that the present study stimulates further research and contributes to the design of interventions to strengthen students´ motivation to learn.
  • People’s social value depends on their sexual orientation and gender identity Social And Organizational Psychology

    Lima, Kaline da Silva; Pereira, Cicero Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo objetivou investigar a discriminação de transexuais. Realizou-se um experimento que consistiu na apresentação de uma notícia fictícia acerca de vazamento de fotos de uma pessoa que variava de acordo com o sexo da vítima designado no nascimento (masculino vs. feminino), sua orientação sexual e identidade de gênero (heterossexual vs. homossexual vs. transexual), resultando em seis condições experimentais. A medida de discriminação usada foi a atribuição do valor de indenização. O estudo contou com 300 participantes heterossexuais cisgêneros de ambos os sexos, alocados aleatoriamente em uma das seis condições. Os resultados reforçaram as evidências de que as pessoas tendem a valorizar o próprio grupo e discriminar pessoas transexuais. Foram encontradas variações do sexo do alvo e do sexo de quem discrimina. Os achados foram discutidos com base na Teoria da Identidade Social e na ameaça à distintividade.

    Abstract in English:

    Abstract The present study aimed to investigate discrimination against transsexuals. A experimental study was carried out that consisted in the presentation of a fictitious news about photos of a person that were leaked according to the victim’s gender assigned at birth (male vs. female), their sexual orientation and gender identity (heterosexual vs. homosexual vs. transsexual), resulting in six experimental conditions. The measure of discrimination used was the allocation of the indemnification amount. The study included 300 cisgender heterosexual participants of both genders, randomly allocated in one of the six experimental conditions. The results enhanced the evidence that people tend to value their own group and discriminate against transsexual people. Variations were found regarding the target gender and the discriminator’s gender. The findings were discussed based on the Social Identity Theory and the threat to distinctiveness.
  • Meanings of career success for students and psychology professionals Social Psychology

    AUDIBERT, Alyane; AMORIM, Marcos Vinicius; DE ANDRADE, Alexsandro Luiz; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Várias são as definições de sucesso na carreira. Neste trabalho, objetivou-se a análise do significado de sucesso na carreira para estudantes e profissionais da Psicologia. Participaram do estudo 656 brasileiros de todas as regiões do país, os quais responderam uma pesquisa online contendo um questionário sociodemográfico e uma tarefa de associação de palavras para definição de sucesso na carreira. Os resultados foram submetidos à Classificação Hierárquica Descendente, realizada pelo software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram seis classes lexicais, agrupadas em dois blocos temáticos. Os estudantes referiram mais palavras relacionadas com o tema “Realização das atividades profissionais”. Já os profissionais utilizaram mais palavras relacionadas a “Características e Relações de Trabalho”. Como contribuições, destacam-se a apresentação de como o sucesso na carreira é entendido por um grupo específico de profissionais e a necessidade de se considerar, em um processo de aconselhamento de carreira, as influências contextuais e de ciclo de vida no sucesso na carreira.

    Abstract in English:

    Abstract: There are several definitions of career success. The objective was to analyze the meaning of career success for students and Psychology professionals. Participants were 656 Brazilians from all regions, who answered an online survey containing a sociodemographic questionnaire and a word association task to define career success. The results were submitted to the Descending Hierarchical Classification, through IRAMUTEQ software. Analysis indicated six lexical classes, grouped into two thematic blocks. Students referred words associated to the theme “Realization of professional activities”. Professionals, on the other hand, evocated more words related to the “Characteristics and Work Relations”. As contributions, we highlight the presentation of how career success is understood by a specific group of professionals, and the need to consider, in career counseling processes, the contextual and life cycle influences on career success.
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