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Open-access Estudos de Psicologia (Campinas)

Publication of: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Area: Human Sciences
ISSN printed version: 0103-166X
ISSN online version: 1982-0275
Creative Common - by 4.0

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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 42, Published: 2025
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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 42, Published: 2025

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THEORETICAL ARTICLE - Health Psychology
Profile, feelings and participation of family members of homeless drugs users assisted in the Recomeço Família Program Barros, Gilmar Manoel de Pillon, Sandra Cristina Silva, Cláudio Jerônimo da Horta, Ana Lucia de Moraes

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Avaliar o perfil sociodemográfico, os sentimentos despertados diante do consumo de drogas e a participação de familiares de usuários de substâncias em situação de rua, que buscaram ajuda no Programa Recomeço Família. Método Trata-se de estudo descritivo, secundário, com 5.201 registros de familiares de dependentes de drogas. Foram extraídas informações sociodemográficas sobre o familiar e o dependente, bem como moradia, droga consumida, tratamento e sentimentos dos familiares. Resultados Os familiares eram mulheres, adultos, com baixa escolaridade, desempregados, pais ou responsáveis (40,9%). Entre os usuários de substâncias 1.477 homens jovens, sem companheira, com baixa escolaridade e trabalhavam. Desses indivíduos, 5,4% estavam em situação de rua, 7,7% eram jovens, 6,9% sem companheiro, 15,4% usuários de crack, com significativa prevalência de mulheres. Os familiares relataram sentimentos como pena, angústia, “dor na alma” e vergonha. Conclusão Os familiares de usuários em situação de rua apresentam intenso sofrimento e necessitam de assistência formal.

Abstract in English:

Abstract Objective To evaluate the sociodemographic profile, the feelings aroused by the use of drugs and the participation of the homeless drug users’ families who sought help in the Recomeço Família Program. Method This is a descriptive, secondary study that used 5,201 records of drug addicts’ family members. We collected sociodemographic data about the family and the addicts, as well as housing, drug use and treatment information and family feelings. Results Family members surveyed were women, adults, with low education, unemployed, and who were parents or guardians (40.9%). The substance users surveyed included 1,477 individuals with low schooling but having a job. Out of this number, 5.4% were homeless, 7.7% young, 6.9% without a partner, 15.4% crack users, with a significant prevalence of women. Family members reported pity, anguish, “pain in the soul” and shame. Conclusion The family members of homeless drug users showed intense suffering requiring formal assistance.
THEORETICAL ARTICLE - Health Psychology
Mother-baby joint accommodation in a psychiatric unit Artmann, Marcelo Smeha, Luciane Najar

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O objetivo deste estudo foi conhecer os benefícios do alojamento conjunto mãe-bebê em unidades de internação psiquiátrica. Método Trata-se de uma revisão narrativa da literatura a partir de publicações das bases de dados Lilacs, PubMed/Medline e SciELO. Utilizou-se os descritores “Mother-child relationship”; “Mother-baby unit” e “Psychiatry”. Foram considerados textos disponíveis na íntegra, gratuitos e publicados desde 2001. A seleção da literatura ocorreu por meio da análise de conteúdo, tendo como critério de inclusão as publicações que respondiam à pergunta norteadora do estudo. Resultados A partir dos dados obtidos, entende-se que o alojamento conjunto mãe-bebê é uma alternativa de tratamento quando há necessidade de internação hospitalar em unidade psiquiátrica, havendo uma recuperação mais rápida, sem interromper a relação mãe-bebê, a qual favorece este vínculo. Conclusão Não foram encontradas publicações sobre a experiência no Brasil, mas os estudos internacionais, inclusive em hospitais públicos, revelam resultados.

Abstract in English:

Abstract Objective This article aimed to understand the benefits of mother-infant joint accommodation in psychiatric inpatient units. Method To achieve this, a narrative literature review was conducted based on publications from the Lilacs, PubMed/Medline, and SciELO databases. The descriptors used were “Mother-child relationship,” “Mother-baby unit,” and “Psychiatry”. Only full-text, freely available texts published since 2001 were considered. Literature selection was done through content analysis, with inclusion criteria focusing on publications that addressed the study’s guiding question. Results Based on the obtained data, it is concluded that mother-infant joint accommodation is an alternative treatment when hospitalization is necessary in a psychiatric unit. This approach leads to faster recovery without disrupting the mother-infant relationship, which benefits this bond. Conclusion Although no publications were found regarding the Brazilian experience, international studies, including those in public hospitals, reveal positive outcomes in maternal recovery and reduced rehospitalization rates.
THEORETICAL ARTICLE - Development Psychology
Purpose and meaning in life: a comparative analysis of the concepts of Damon and Frankl Santos, David Moises Barreto dos Pinheiro, Viviane Potenza Guimarães

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Sentido na vida e projeto de vida são dois conceitos que têm ganhado atenção de pesquisadores de todo o mundo por compartilharem um papel relevante na existência humana. Esse estudo apresenta uma análise comparativa entre os constructos de sentido na vida e projeto de vida propostos respectivamente por Viktor Frankl e William Damon, dois dos principais autores desse campo. Método Uma revisão da literatura foi conduzida para explorar os constructos. Resultados Para cada constructo foram descritos e discutidos a origem, a definição e seus componentes, os fundamentos teóricos, as fontes e os benefícios e os instrumentos para mensuração. As principais convergências entre Frankl e Damon incluem um compartilhamento de uma perspectiva salutogênica, enfatizando que sentido na vida e projeto de vida são chaves para a saúde e o desenvolvimento. Ambos os autores destacam que esses fenômenos oferecem às pessoas um senso de direção e motivação na vida que as levam a se dedicar a algo ou alguém diferente de si mesmas. Dentre as divergências, evidencia-se que Damon conceitua projeto de vida como uma força psicológica, central na psicologia do desenvolvimento, oferecendo uma definição mais operacional focada em objeivos de longo prazo. Em contraste, a compreensão de sentido na vida de Frankl é mais complexa, vinculada a um objetivo em qualquer momento na vida e enraizada a uma visão de ser humano bio-psico-noética fundamentada na tradição filosófica fenomentológica-existencialista. Conclusão A perspectiva interdisciplinar adotada ofereceu uma perspectiva mais ampla e complexa sobre os conceitos, oferecendo bases para novas pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Abstract in English:

Abstract Objective Meaning in life and purpose are two concepts that have gained attention from researchers around the world due to their significant role in human existence. This study presents a comparative analysis of the constructs of meaning in life and purpose proposed respectively by Viktor Frankl and William Damon, two of the main authors in this field. Method A literature review was conducted to explore these constructs. Results For each construct, the origin, the definition and its components, the theoretical foundations, the sources and benefits and the instruments for measurement were described. Finally, convergences and divergences between the constructs are discussed, and a basis for further research in psychology is provided. Key convergences between Frankl and Damon include their shared salutogenic perspective, emphasizing that meaning in life and purpose are vital for health and human development. Both authors highlight how these phenomena provide individuals with a sense of direction and motivation, encouraging them to dedicate themselves to something or someone beyond themselves. Among their divergences, Damon conceptualizes purpose as a psychological force central to developmental psychology, offering a more operational definition focused on long-term goals. In contrast, Frankl’s understanding of meaning in life is more complex, tied to finding meaning at any moment in life and rooted in a bio-psycho-noetic view of human being, influenced by the phenomenological-existentialist philosophical tradition. Conclusion The interdisciplinary perspective adopted in this study provides a broader and more complex understanding of these constructs, offering a foundation for future research across diverse fields of knowledge.
THEORETICAL ARTICLE - Clinical Psychology and Psychotherapies
Fostering infant mental health through caretaker singing: counseling with musical care Brisola, Elizabeth Brown Vallim Graham, Debi Maskell

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A importância do bem-estar físico, social, emocional e espiritual durante os primeiros anos de vida está bem estabelecida, juntamente com o profundo impacto da saúde mental infantil no desenvolvimento subsequente. Dada a rápida maturação neuropsicológica dos bebês, intervenções precoces são essenciais – no entanto, sintomas são frequentemente negligenciados. Este artigo destaca o uso e a importância do amparo por meio da música e das intervenções com canto com bebês e seus cuidadores como meio de promover a saúde mental. Método Dada a literatura abundante, porém limitada, sobre o tema, os autores oferecem uma combinação de informações práticas com aplicações terapêuticas, embasadas em seus estudos empíricos, experiência prática e literatura atual, para inspirar uma prática baseada em evidências que expanda opções para os profissionais da área. Resultados Existem diversas intervenções e estratégias terapêuticas empregadas com bebês, incluindo aquelas de abordagem preventiva. O amparo musical por meio de canções e cantos pode ser benéfico e impactar o vínculo entre bebês e adultos, e seu uso está lentamente crescendo. Intervenções terapêuticas com canções e cantos oferecem meios de incorporar o amparo musical com cuidadores e bebês. Conclusão Seja com foco no bebê, no cuidador ou no relacionamento entre eles, as intervenções com canto podem promover a saúde mental, proporcionando o cuidado e a segurança que os bebês anseiam. Elas também proporcionam um meio eficaz de comunicar emoções e intenções de forma profunda e pessoal. A eficácia dessas intervenções pode ser ainda mais aprimorada valorizando as preferências musicais dos cuidadores, seu contexto cultural, experiências pessoais e histórico familiar.

Abstract in English:

Abstract Objective The importance of physical, social, emotional, and spiritual well-being during the early years of life is well established, along with the profound impact of infant mental health on subsequent development. Given the rapid neuropsychological maturation of infants, early interventions are essential – yet symptoms are often overlooked. This paper highlights the use and significance of musical care and singing interventions with infants and their caregivers as a means of fostering mental health. Method Given the flourishing yet limited literature on this topic, the authors offer a combination of practical information and therapeutic applications, informed by their empirical research, professional experience and current literature, to inspire an evidence-based practice and expand options for practitioners. Results Among the various therapeutic interventions and strategies employed with infants, musical care – particularly through song and singing – can be beneficial and effect the infant-adults bond, and is gaining traction worldwide. Therapeutic interventions using songs and singing provide professionals with meaningful options for incorporating music into care, whether the focus is on caretakers, infants, or on their relationship. Conclusion Regardless of the focus, singing interventions can foster mental health by providing the care and safety that infants yearn for. They also offer a means of effectively communicating emotions and intentions at a deep and personal level. The effectiveness of these interventions can be further enhanced by valuing clients’ songs preferences, their cultural background, personal experiences, and family history.
THEORETICAL ARTICLE - School and Educational Psychology
Rural and urban adolescents environmental attitudes Martins, Maria Conceição Veiga, Feliciano Henriques Oliveira, Íris Martins Veiga, Carlota Moura Carvalho, Nuno Archer Martínez, Isabel Festas, Isabel

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A intensificação mundial dos problemas ambientais tem aumentado os debates políticos e as preocupações educacionais sobre comportamentos e responsabilidades dos cidadãos. Estudar os fatores e a dinâmica das atitudes ambientais é fundamental para os comportamentos ambientais. No entanto, faltam estudos sobre atitudes ambientais ao longo da adolescência e considerando regiões rurais e urbanas. Este estudo investigou as atitudes ambientais na adolescência inicial e média, comparando regiões rurais e urbanas. Método A amostra foi composta por 1.262 alunos (53,6% mulheres), os quais responderam a dois questionários, um que avalia o ecocentrismo (defesa da preservação do ambiente) e outro que mede o antropocentrismo (defesa da utilização do ambiente). Resultados Os alunos da zona urbana apresentaram atitudes antropocêntricas mais elevadas do que os alunos da zona rural. Na pré-adolescência, os alunos pontuaram em geral mais alto em atitudes ecocêntricas, enquanto na adolescência média pontuaram mais alto em atitudes antropocêntricas. Da pré-adolescência à adolescência média, os alunos urbanos aumentaram em geral as atitudes antropocêntricas e os alunos rurais diminuíram as atitudes ecocêntricas. Conclusão Os resultados destacam diferenças no desenvolvimento e no contexto das atitudes ambientais, com implicações para a educação e a formulação de políticas. Recomendações para pesquisas futuras são apresentadas.

Abstract in English:

Abstract Objective The worldwide intensification of environmental problems has increased political debates and educational concerns about behaviors and citizens’ responsibilities. Studying the factors and dynamics of environmental attitudes is critical for environmental behaviors. However, studies regarding environmental attitudes throughout adolescence and considering rural and urban regions are lacking. This study investigated the environmental attitudes of early and middle adolescents, comparing rural and urban regions. Method The sample consisted of 1,262 students (53.6% women) who completed two environmental attitude inventories: one measuring ecocentrism (sustaining environmental preservation) and another measuring anthropocentrism (sustaining environmental utilization). Results Urban students presented higher anthropocentric attitudes than rural students. Early adolescents scored higher on ecocentric attitudes, whereas middle adolescents scored higher on anthropocentric attitudes. Urban students increased anthropocentric attitudes from early to middle adolescence, while rural students decreased ecocentric attitudes. Conclusion The findings highlight developmental and contextual differences in environmental attitudes, which have implications for education and policy. We discuss recommendations for future research.
THEORETICAL ARTICLE - Organizational and Labour Psychology
Identification of Psychosocial Risk Factors in Working in Confined Spaces: preparation of the questionnaire Mombelli, Monica Augusta Reis, Roberta Alvarenga Scorsolini-Comin, Fabio Santos, Claudia Benedita dos

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Elaborar e validar o conteúdo de um instrumento para identificação dos fatores de risco psicossocial no trabalho em espaços confinados, considerando que, até o presente momento, não há um questionário disponível para avaliar esse contexto. Método Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido a partir de revisão de literatura entre 2010 e 2019 e entrevistas semiestruturadas com 50 trabalhadores atuantes em espaços confinados, resultando nos itens que compuseram a versão inicial do instrumento. Resultados Participaram da validação de conteúdo 18 profissionais que atuam em espaços confinados e 22 juízes experts. Os trabalhadores sugeriram poucas modificações em 24 itens, considerando-os relevantes e abrangentes. Permaneceram inalterados 22 itens e seis novos foram incluídos, totalizando 45 itens com bons índices de validade de conteúdo. Conclusão Análises psicométricas mais robustas são indicadas para as próximas etapas de validação do instrumento.

Abstract in English:

Abstract Objective This study aimed to develop and validate the content of a questionnaire for identifying psychosocial risk factors in the performance of confined spaces workers, since so far there is no questionnaire available to access this context. Method This methodological study was developed from a literature review between 2010 and 2019 and semi-structured interviews with 50 workers who work in confined spaces, resulting in items that made up the initial version of the instrument. Results Participants in the questionnaire’s content validation process were 18 professionals working in confined spaces and 22 expert judges. The workers suggested few changes in 24 items, but they considered all relevant and comprehensive. There were 22 items remained unchanged and six new ones were included, totaling 45 items with a good content validity index. Conclusion More robust psychometric analyses are suggested for final validation.
THEORETICAL ARTICLE | Social Psychology
Factors associated with suicidal Ideation: a block-ordered multivariate modeling approach Palma, Tarciso de Figueiredo de Teixeira, Jules Ramon Brito Pinho, Paloma de Sousa Araújo, Tânia Maria de

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Analisar a ocorrência da ideação suicida em população urbana de grande município brasileiro a partir de fatores ordenados em blocos. Método Estudo transversal com 4.170 indivíduos de 15 anos ou mais. Fatores sociodemográficos, de saúde, hábitos de vida, vivência de violência e dimensões da insatisfação, foram identificados. A ideação suicida foi investigada diretamente. Foram conduzidas análises bivariadas e modelagem multivariada ordenada intra e inter-blocos, com regressão logística e ponderações para amostras complexas. Resultados A prevalência de ideação suicida foi de 6,8%. Associaram-se, ordenadamente: ser mulher, menor escolaridade, violência emocional ou física, percepção negativa de saúde, insatisfação com a qualidade de vida e o transtorno de ansiedade generalizada. Conclusão Ações prioritárias mais efetivas para a problemática do suicídio necessita residir em intervenções cada vez mais precoces.

Abstract in English:

Abstract Objective To analyze the occurrence of suicidal ideation in an urban population of a large Brazilian municipality, based on block-organized factors. Method A cross-sectional study with a total of 4,170 individuals aged 15 or older participated. Sociodemographic and health factors, lifestyle habits, experience of violence and dimensions of dissatisfaction were identified. Suicidal ideation was directly investigated. Bivariate analyses and ordered intra- and inter-block multivariate modeling were conducted, using logistic regression and weighting for complex samples. Results The prevalence of suicidal ideation was 6.8%. The following were associated, in order: being female, lower educational attainment, experience of emotional or physical violence, negative perception of health, dissatisfaction with quality of life, and generalized anxiety disorder. Conclusion More effective priority actions for addressing the issue of suicide should be directed increasingly at early interventions.
THEORETICAL ARTICLE - Social Psychology
The speech of children and adolescents in special testimony: violence entangled in the courtroom Melo, Mariana Ribeiro Soares, Laura Cristina Eiras Coelho

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O presente artigo teve como objetivo apreender como a violência sexual contra criança e o seu testemunho são abordados nos processos que utilizam a técnica do Depoimento Especial. Método Como metodologia optou-se pela busca por decisões judiciais publicadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foram coletadas 21 sentenças por meio da análise documental e utilizou-se a análise de conteúdo articulando os dados com a literatura sobre Depoimento Especial e o campo da Psicologia Social Jurídica. Resultados Percebeu-se a oitiva da criança como prova única, a influência da mídia nos processos legislativos e judiciais, a importância dos documentos e posicionamentos da Psicologia nos tribunais, bem como a notoriedade de como a criança articula sua fala. Conclusão A psicologia é convocada a tecer posicionamentos e a conduzir práticas, sendo necessário ponderar os limites e os objetivos da sua atuação.

Abstract in English:

Abstract Objective The present article aims to comprehend how child sexual abuse and the testimony of victims are approached in legal proceedings utilizing the Special Testimony technique. Method To achieve the objective, the authors examined judicial decisions published by the Court of Justice of Minas Gerais. Through documentary analysis, 21 sentences were collected, and content analysis was employed, integrating the data with the literature on Special Testimony and the field of Legal Social Psychology. Results The observations encompassed the child’s testimony as the sole piece of evidence, the influence of the media on legislative and judicial processes, the significance of documents and positions from Psychology in the courts, as well as the noteworthy manner in which the child articulates their speech. Conclusion Psychology is called upon to formulate positions and guide practices while carefully considering the limits and objectives of its intervention.
THEORETICAL ARTICLE - Social Psychology
Winds of Fanon in Psychology: Hussein Bulhan and Liberation Psychology Costa, Pedro Henrique Antunes da Mendes, Kíssila Teixeira

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo No artigo teórico, discorremos sobre as contribuições de Frantz Fanon à psicologia, a partir da análise de Hussein Bulhan da práxis fanoniana, resultando na sua proposta de Psicologia da Libertação. Método Analisamos a obra de Bulhan, Frantz Fanon and the Psychology of Opression, apontando elementos imanentes à sua teorização e fazendo algumas problematizações, bem como dialogando com trabalhos fanonianos e literatura secundária sobre sua vida e obra. Resultados Como resultado, explicitamos: a relação entre Fanon e psicologia; os elementos centrais da proposta bulhaniana de Psicologia da Libertação como superação da Psicologia da Opressão; e a necessidade, a partir do diálogo Fanon-Bulhan, de se ir além da psicologia, numa práxis revolucionária. Conclusão Os ventos fanonianos (e bulhanianos), a partir da Psicologia da Libertação, nos impulsionam não só a questionar qual psicologia e sociedade queremos, mas a colocar em prática as respostas a tais questões, transformando psicologia e realidade.

Abstract in English:

Abstract Objective In the theoretical article, we discuss Frantz Fanon’s contribution to psychology, based on Hussein Bulhan’s analysis of the Fanonian praxis, which results in the proposition of a Liberation Psychology. Method We reviewed Bulhan’s book Frantz Fanon and the Psychology of Oppression, focusing elements immanent to Bulhan’s theorization and making some problematizations, as well as dialoguing with Fanonian productions and secondary literature about his life and work. Results As a result, we explain: the relationship between Fanon and psychology; the central elements of the Bulhanian proposition of Liberation Psychology as an overcoming of the Psychology of Oppression; and the need, from the Fanon-Bulhan dialogue, to go beyond psychology, in a revolutionary praxis. Conclusion The Fanonian (and Bulhanian) winds, from the Psychology of Liberation, drive us not only to question which psychology and reality we want, but to put into practice the answers to those questions, transforming our psychology and reality.
REVIEW ARTICLE - Psychological Assessment
Validity and reliability of the Sport Motivation Scale-II (SMS-II): a systematic review Amaro, Alexandre Slowetzky Barreira, Júlia Fernandes, Paula Teixeira

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Analisar a validade e confiabilidade da Escala de Motivação do Esporte-II em estudos que usaram a versão original ou outras validadas para diferentes idiomas e contextos. Método Revisão sistemática foi realizada utilizando bases do PubMed, Web of Science, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Psychnfo, SportDiscuss e Periódico CAPES baseadas no protocolo Prisma. Resultados Os 28 estudos incluídos nesta revisão mostraram que o instrumento é bem aceito pala comunidade científica. Os estudos de tradução e adaptação mostraram índices de ajustes do modelo satisfatórios a marginais. Os resultados indicam que o fator regulação introjetada pode ser a causa dos escores limítrofes. Esse fator tem mostrado sistematicamente consistência interna insatisfatória. Há evidências que um modelo sem a regulação introjetada alcance escores de ajuste de modelo mais altos. Conclusão Nós recomendamos a presença de um linguista para apoiar os estudos de adaptação e validações.

Abstract in English:

Abstract Objective To analyze the validity and reliability of the Sport Motivation Scale-II in studies that used its original or translated versions. Method Systematic review was carried out in PubMed, Web of Science, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Psychnfo, SportDiscuss, and Periódico CAPES databases following Prisma recommendation. Results The twenty-eight studies included in this review show that the instrument is well accepted by the scientific community. The translation and adaptation showed satisfactory to borderline goodness-of-fits. The results indicate that the introjected regulation factor, one of the six instrument’s factors, is the cause of these borderlines scores. In the translation and adaptation studies, the introjected regulation has showed systematically unsatisfactory internal consistency. There is evidence that the model without introjected regulation factor reached higher goodness-of-fit scores. Conclusion We recommend the presence of a linguist to support the translation and adaptation of the instrument.
REVIEW ARTICLE | Health Psychology
A psychoanalytic view of trauma in the coronavirus pandemic Pessoa, Juliane da Silva Ramôa, Marise de Leão

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este artigo procura compreender a formação traumática associada à pandemia da Covid-19. Método Foi feita uma revisão integrativa de literatura, conferindo tratamento abrangente, sistemático, crítico e reflexivo. Resultados Como resultado da pesquisa evidenciou-se que o trauma é experienciado por cada sujeito de modo singular, com comportamentos identificados entre o desamparo e o negacionismo. O desamparo marcado pela incerteza e a desesperança trouxe o sentimento de angústia com a morte e o adoecimento massivo da população. Já o negacionismo, como defesa psíquica, manifesta o retorno do recalcado como experiência de furo à castração. Conclusão Isto revela o individualismo narcísico, simbolizado pelo desejo de não ceder ao isolamento social ou submeter-se aos protocolos de saúde, para viver uma vida regida pelo princípio do prazer, em detrimento da coletividade.

Abstract in English:

Abstract Objective This article seeks to understand the origin of trauma related to the Covid-19 pandemic. Method To achieve this objective, an integrative literature review was conducted, providing a comprehensive, systematic, critical, and reflective analysis. Results The research results reveal that the experience of trauma is unique to each individual, with behaviors ranging from helplessness to denial. Helplessness, marked by uncertainty and hopelessness, engenders feelings of anguish associated with the widespread death and illness in the population. On the other hand, denial, functioning as a psychological defense mechanism, represents the return of the repressed, manifesting as an experience of rejecting castration. Conclusion This reveals a narcissistic individualism, symbolized by the desire not to succumb to social isolation or adhere to health protocols. Instead, individuals choose to live a life governed by the pleasure principle, often at the expense of collective well-being.
REVIEW ARTICLE - Social Psychology
Mental health of religious/spiritual lesbians, gays and bisexuals: a scoping review Gomes, Ágatha Aila Amábili de Meneses Souza, Luana Elayne Cunha de Lima, Bruno Ponte Belarmino

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Os efeitos da religiosidade e espiritualidade na saúde mental de lésbicas, gays e bissexuais não são claros, principalmente quando há uma incongruência entre as crenças religiosas/espirituais e a orientação sexual. Com base nisso, este estudo configura-se como uma scoping review cujo objetivo é mapear as evidências existentes na literatura sobre a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde mental em lésbicas, gays e bissexuais religiosos/espirituais. Método A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, PsycINFO, Web of Science, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde, totalizando 36 estudos para análise. Resultados Os resultados indicaram que a religiosidade e espiritualidade podem ser benéficas e prejudiciais para o público analisado, não havendo consenso a respeito do seu efeito sobre a saúde mental. Conclusão De modo geral, a presente revisão trouxe relevantes contribuições para a literatura científica, apontando a complexidade do fenômeno e as lacunas existentes nos estudos já realizados, possibilitando direcionamentos para a construção de pesquisas futuras.

Abstract in English:

Abstract Objective The effects of religiosity and spirituality on the mental health of Lesbians, Gays and Bisexuals are not clear, especially when there is an incongruity between religious/spiritual beliefs and sexual orientation. Based on this ground, a scoping review was performed to map the evidence reported in the literature on the relationship between religiosity/spirituality and mental health in religious/spiritual lesbians, gays and bisexuals. Method The search was performed using the PubMed, PsycINFO, Web of Science, Scientific Electronic Library Online and Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde databases and a total of 36 studies were selected for review. Results It was found that religiosity and spirituality can be both beneficial and harmful to the individuals assessed, as there was no consensus regarding their effect on mental health. Conclusion In general, this review offers contributions to the scientific knowledge, pointing out the complexity of the phenomenon and the existing gaps in studies already carried out, allowing the establishment of directions for future research.
CASE STUDY - Health Psychology
Subjectivity in the illness process and dialogue as a facilitator of new subjective senses Noleto, Manoel Vitor Mori, Valéria Deusdará

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O artigo teve o objetivo de estudar as configurações subjetivas de uma pessoa diagnosticada com câncer com base no referencial teórico da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva Histórico-Cultural, proposta por González Rey. Método Para esse propósito, foi utilizado o método construtivo-interpretativo, norteado pelos princípios da Epistemologia Qualitativa, que considera o desenvolvimento de conhecimento enquanto produção construtiva-interpretativa em seu âmbito singular e dialógico. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas dinâmicas conversacionais individuais. Resultados Os resultados apresentados descrevem e exploram como a criação de um espaço dialógico como ferramenta facilitadora de novas produções subjetivas é essencial para promover formas de minimizar o sofrimento psíquico. O contexto favorável permiti a expressão de experiências e emoções que contribuem significativamente para a redução do sofrimento psíquico. Conclusão Nessa perspectiva é importante compreender a experiência do ser humano de forma complexa e singular.

Abstract in English:

Abstract Objective The article aimed to study the subjective configurations of a person diagnosed with cancer based on the theoretical framework of the Theory of Subjectivity in a Historical-Cultural perspective as proposed by González Rey. Method For this purpose, the constructive-interpretative method was used, guided by the principles of Qualitative Epistemology, which consider the development of knowledge as constructive-interpretative production in its singular and dialogical scope. In the development of the investigation, individual conversational dynamics were used. Results The results presented describe and explore how the creation of a dialogical space as a facilitating tool for new subjective productions is essential for promoting ways to minimize psychic suffering. The favorable context allows for the expression of experiences and emotions that significantly contribute to the reduction of psychic suffering. Conclusion In this perspective, it was important to understand the human experience in a complex and singular way.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
How passion and personality impact the ranking of League of Legends players Pacheco, Álysson Oliveira Vasconcellos, Sílvio José Lemos

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os fatores de personalidade e a paixão pelo ato de jogar impactam na melhora ou piora do desempenho em jogadores de League of Legends. Método Participaram da pesquisa 335 jogadores, maiores de 18 anos, que responderam a um questionário online contendo perguntas relativas ao perfil do jogador, além dos instrumentos Marcadores Reduzidos de Personalidade (MR-25) e Escala de Paixão pela atividade. Para a análise dos resultados, utilizou-se análises correlacionais e regressão linear múltipla. Resultados Os resultados das correlações indicaram associações positivas entre critério de paixão, paixão harmoniosa, conscienciosidade e socialização com desempenho e negativa deste com neuroticismo entre as temporadas 8 e 10. Conclusão A análise de regressão linear múltipla resultou na construção de um modelo capaz de explicar 22,6% da variância no desempenho entre temporadas e que consolidou socialização e neuroticismo como elementos importantes para o desempenho, assim como a paixão pelo jogo.

Abstract in English:

Abstract Objective The present study aims to identify how personality factors and passion for the act of playing impact the improvement or worsening of performance in the League of Legends players. Method The survey included 335 players, over 18 years old, who answered an online questionnaire containing questions about player profile, as well as the Reduced Personality Markers (MR-25) and Passion for the Activity Scale. Correlational analysis and multiple linear regression analysis were used in the study. Results The results of the correlations indicated positive associations between passion criteria, harmonious passion, conscientiousness, and socialization with performance, and negative associations with neuroticism between seasons 8 and 10. Conclusion The multiple linear regression analysis resulted in the construction of a model capable of explaining 22.6% of the variance in performance between seasons, and that consolidated socialization and neuroticism as important elements for performance, as well as passion for the game.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Psychometric properties of the Brazilian version of the Philadelphia Geriatric Center Morale Scale Barbosa, Altemir José Gonçalves Freitas, Eduarda Rezende

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Obter evidências de validade e estimativas de fidedignidade para a versão brasileira da Philadelphia Geriatric Center Morale Scale, principal medida de ânimo de idosos. Método Idosos (N = 338; M = 72,43; DP = 8,48) residentes na comunidade ou em instituições de longa permanência respoderam a medidas de ânimo, qualidade de vida e sintomas depressivos. Resultados Análises fatoriais confirmatórias atestaram que a Philadelphia Geriatric Center Morale Scale-Brazilian é tridimensional com um fator de segunda ordem. A escala e os fatores apresentaram consistência interna adequada. A medida também apresentou evidências de validade convergente com qualidade de vida e discriminante com sintomas depressivos. Conclusão A Philadelphia Geriatric Center Morale Scale-Brazilian é uma medida com boas propriedades psicométricas e é promissora para a avaliação do ânimo de idosos brasileiros.

Abstract in English:

Abstract Objective To obtain validity evidence and reliability estimates for the Brazilian version of the Philadelphia Geriatric Center Morale Scale, the principal measure of older adults’ morale. Method Older adults (N = 338; M = 72.43; SD = 8.48) dwelling in the community or in long-term care institutions responded to measures of morale, quality of life and depressive symptoms. Results Confirmatory factor analysis attested that the Philadelphia Geriatric Center Morale Scale-Brazilian is three-dimensional with a second-order factor. The scale and factors showed adequate internal consistency. The measure also showed evidence of convergent validity with quality of life and the discriminant validity with depressive symptoms. Conclusion The Philadelphia Geriatric Center Morale Scale-Brazilian is a measure with good psychometric properties and is a promising tool for assessing Brazilians older adults’ morale.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Evidence of validity for the Child and Adolescent Responsiveness and Demandingness Scale (EREP-inf) Tocchetto, Bruna Simões D’Azevedo, Luiza Santos Zanon, Cristian Bundchen, Cristiane Albuquerque, Victória Machado de Noronha, Ana Paula Porto Reppold, Caroline Tozzi

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Adaptação psicométrica do instrumento Escala de Responsividade e Exigência Parental para o autorrelato da faixa etária entre 8 e 13 anos. Método Na etapa 1, o instrumento original (destinado para adolescentes acima de 14 anos) foi testado com 60 participantes (entre 8 e 13 anos) para adaptação de conteúdo. Após, a versão adaptada foi avaliada por oito grupos focais e oito juízes experts. Na sequência, para busca de evidência de validade baseada em estrutura interna e estimativa de precisão, a escala foi aplicada em 287 participantes. Resultados A estrutura teórica da escala se manteve em duas dimensões (exigência e responsividade), apresentando ômega de McDonald com valores satisfatórios (responsividade: 0,91 materna e 0,92 paterna; exigência: 0,78 e 0,87, respectivamente). Conclusão A versão final da escala manteve 20 itens, sendo 13 de responsividade e sete de exigência. Não houve diferenças entre as dimensões percebidas por meninos e meninas. Discute-se a atualidade das representações comportamentais que definem exigência e responsividade.

Abstract in English:

Abstract Objective Psychometric adaptation of the Parental Responsiveness and Demandingness Scale for self-report by children aged 8 to 13 years. Method In stage 1, the original instrument (validated in Brazil for adolescents over 14) was tested with 60 participants (aged 8 to 13) for content adaptation. Eight focus groups and eight expert judges then reviewed the adapted version. Subsequently, to gather validity evidence based on internal structure and reliability, the scale was administered to 287 participants. Results The theoretical structure of the scale was maintained in two dimensions (demandingness and responsiveness), with McDonald’s omega values showing satisfactory reliability (responsiveness: 0.91 maternal and 0.92 paternal; demandingness: 0.78 and 0.87 respectively). Conclusion The final version of the scale retained 20 items, with 13 assessing responsiveness and seven assessing demandingness. No differences were found between the dimensions perceived by boys and girls. The relevance of the behavioral representations that define demandingness and responsiveness is discussed.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Sexting in young adults’ social networks in Brazil: an exploratory study on the circulation of nudes Cardoso Júnior, Aroldo de Lara Wahba, Liliana Liviano

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Investigar práticas relacionadas à circulação de nudes e potenciais fatores de sofrimento ligados a elas, considerando a população brasileira adulta entre 18 e 26 anos de idade. Método Foi realizada pesquisa exploratória mediante método misto de triangulação concomitante, com 94 participantes, entre 18 e 26 anos, recrutados pela Internet através de Bola de Neve. Chamadas foram feitas pelas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram e aplicativos de relacionamento, especialmente Grindr) e e-mail, utilizando um questionário on-line e Teste de Dependência de Internet. Resultados quantitativos foram descritos e correlacionados estatisticamente, ao passo que resultados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. Os dados foram coletados durante a pandemia de SARS-CoV-2. Resultados Destaca-se correlação estatística negativa do Uso Problemático de Internet com satisfação corporal, emergindo 4 categorias temáticas nos dados qualitativos: (1) sensação de pressão, (2) envio de nudes como condição para contato social, (3) adequação a padrões corporais e (4) medo de exposição indevida e perda de controle. Conclusão Duas áreas temáticas foram encontradas: (a) exposição indevida, na qual a pressão para o envio de nudes e a possibilidade de exposição sem consentimento são percebidas de modo negativo, e (b) relação com satisfação corporal, em que o envio de nudes pode manter dinâmicas de autogratificação. Foi encontrada maior frequência de exposição indevida entre homens não-heterossexuais, o que pode apontar para uma centralidade do corpo em práticas sexuais on-line neste grupo. Foram discutidas implicações para segurança de dados e privacidade e apontadas direções para investigações futuras.

Abstract in English:

Abstract Objective Investigate practices related to the circulation of nudes and potential suffering factors in connection with them, considering the Brazilian adult population between 18 and 26 years old. Method Exploratory research was performed using a mixed method of concomitant triangulation. Participants (N = 94) aged 18 to 26 years old were recruited on the Internet using the Snowball method. Calls were sent through social apps (i.e., Facebook, WhatsApp, Instagram, Grindr) and e-mail. Instruments were (a) online questionnaire and (b) Internet Addiction Test. Quantitative results were described and statistically correlated, while qualitative results were subjected to content analysis. Data was collected during the SARS-CoV-2 pandemic. Results A negative statistical correlation between Problematic Internet Use and body satisfaction was found, with 4 thematic categories emerging in qualitative data: (1) feeling of being pressured, (2) nudes as a condition for further social contact, (3) conformity to body standards and (4) fear of undue exposure and loss of control. Conclusion Two theme areas were discussed: (a) undue exposure, where the pressure of sending nudes and the possibility of exposure without consent are negatively perceived, and (b) relationship with body satisfaction, where sending nudes may maintain self-gratification dynamics. Undue exposure was found to be more frequent between non-heterosexual men, which may point to a body centrality in on-line sexual practices in this group. Implications with data security and privacy were discussed and suggestions for future investigations were provided.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Personal dispositions of ostracizers and victims of ostracism Nazarevych, Victoriia

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo tem como objetivo investigar os traços de personalidade de indivíduos que praticam o ostracismo (ostracizadores) e daqueles que se tornam vítimas de ostracismo. Busca compreender como características específicas influenciam os padrões comportamentais relacionados à exclusão social, fornecendo subsídios para medidas preventivas no ambiente educacional. Método Participaram do estudo 494 estudantes, dos quais 260 apresentaram altos níveis de comportamento ostracizador e 234 relataram serem frequentemente vítimas de ostracismo. Foram utilizados instrumentos psicológicos padronizados e questionários de autorrelato para avaliar traços de personalidade, tendências comportamentais e padrões de interação social. Análises estatísticas, incluindo modelagem de regressão e comparações entre grupos, foram realizadas para identificar preditores dos comportamentos de ostracismo e vitimização. Resultados Os resultados indicaram que indivíduos propensos a ostracizar outros apresentaram forte inclinação para liderança, baixa adesão às normas do grupo, tendência à desobediência intencional e respostas sociais inadequadas. As vítimas de ostracismo, por sua vez, demonstraram percepções negativas de si mesmas, relutância em divulgar informações pessoais e preferência pela gratificação imediata em detrimento da recompensa tardia. Além disso, foram observadas diferenças de gênero e status social entre ostracizadores e vítimas, evidenciando dinâmicas sociais importantes que influenciam o ostracismo em ambientes educacionais. Conclusão Os traços de personalidade e padrões comportamentais identificados fornecem uma base para o desenvolvimento de programas de intervenção e prevenção voltados para a redução do ostracismo entre estudantes. A compreensão dos perfis psicológicos associados tanto a ostracizadores quanto a vítimas pode auxiliar educadores e psicólogos na criação de ambientes inclusivos que favoreçam a integração social e a redução da exclusão.

Abstract in English:

Abstract Objective This study aims to investigate the personality traits of individuals who engage in ostracism (ostracizers) and those who become victims of ostracism. It seeks to understand how specific traits influence behavioral patterns related to social exclusion, providing insights into preventive measures within educational environments. Method A total of 494 students participated in the study, of which 260 exhibited high levels of ostracizing behavior and 234 were frequently subjected to ostracism. Standardized psychological assessments and self-report questionnaires were used to evaluate personality traits, behavioral tendencies, and social interaction patterns. Statistical analyses, including regression modeling and group comparisons, were performed to identify predictors of ostracizing and victim behaviors. Results Findings indicated that individuals prone to ostracizing others were characterized by a strong leadership inclination, low adherence to group norms, tendencies toward intentional defiance, and inappropriate social responses. Victims of ostracism typically demonstrated negative self-perceptions, reluctance to engage in personal disclosure, and a preference for immediate gratification over delayed rewards. Additionally, gender and social status differences were observed between ostracizers and victims, highlighting important social dynamics influencing ostracism in educational settings. Conclusion The identified personality traits and behavioral patterns provide a foundation for developing targeted intervention and prevention programs aimed at reducing ostracism among students. Understanding the psychological profiles associated with both ostracizers and victims can assist educators and psychologists in creating supportive environments that foster inclusion and mitigate social exclusion.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Parenting and poverty in the Amazon Santos, Thamyris Maués dos Matos, Larissa Araújo Pontes, Fernando Augusto Ramos Silva, Simone Souza da Costa

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Identificar as práticas parentais de famílias pobres residentes na cidade de Belém. Método Estudo exploratório com 448 chefes (mães/guardiãs) de famílias pobres residentes na porção continental do município de Belém, no qual foi aplicado o Inventário de Estilos Parentais, Inventário sociodemográfico e calculado o Índice de Pobreza Familiar. Foi realizada análise de correspondência dos dados. Resultados A maioria das famílias apresentou alto nível de Excelente nas categorias Comportamento Moral e Punição Inconsistente e nível de Risco em Negligência. Além disso, as famílias mais pobres eram mais propensas a ter Comportamento Moral no nível Excelente parentalidade. Conclusão Ressalta-se a coexistência de elementos potencialmente saudáveis e nocivos em um mesmo ambiente e a necessidade de se considerar a complexidade dos fenômenos relacionais humanos, em particular, as práticas parentais.

Abstract in English:

Abstract Objective To identify the parental practices of poor families living in the city of Belém. Method An exploratory study was carried out with 448 heads (mother/guardians) of poor families living in the continental portion of the municipality of Belém, in which the Parenting Styles Inventory was applied, Sociodemographic inventory and the Family Poverty Index was calculated. Correspondence analysis of the data was performed. Results Most families showed a high level of Excellent in categories Moral Behavior and Inconsistent Punishment and level of Risk in Negligence. In addition, the poorest families were more likely to have Moral Behavior on the level Excellent parenting. Conclusion It discusses the coexistence of potentially healthy and harmful elements in the same environment and the need to consider the complexity of human relational phenomena, in particular, parenting practices.
RESEARCH REPORT - Psychological Assessment
Psychometric properties for the General Procrastination Scale (GPS) Brazilian version Chirinéa, Guilherme Gonçalves, André Pereira Lima, Villena Louise Meira Costa Santos, Ana Luísa Menezes Almeida, Cecília Pires de Lodha, Pragya

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A procrastinação tem sido alvo de estudos devido ao impacto que traz na vida das pessoas, rendimento no trabalho, satisfação e na saúde mental. Mensurar este construto é necessário para compreender os impactos diretos e indiretos no cotidiano. O objetivo deste estudo foi verificar as evidências de validade e fidedignidade da General Procrastination Scale para o contexto brasileiro como método de investigação do fenômeno. Método Foi realizada uma coleta de dados em 421 adultos, com idades entre 18 e 64 anos e ensino fundamental completo, a partir da aplicação de um questionário de medida de autorrelato. Resultados Os resultados indicaram estrutura unifatorial e correlações esperadas com as medidas externas. Conclusão Estes resultados indicam adequação da escala para mensuração da procrastinação em uma amostra brasileira, o que coloca esta escala como uma possibilidade de uso em pesquisas para mensuração deste construto.

Abstract in English:

Abstract Objective Procrastination has been the subject of studies due to its impact on people’s lives, work performance, satisfaction, and mental health. Measuring this construct is necessary to understand daily life’s direct and indirect effects. The objective of this study was to verify the evidence of validity and reliability of the General Procrastination Scale for the Brazilian context as a method of investigating the phenomenon. Method Data were collected from 421 adults, aged between 18 and 64 years and with complete primary education, based on the application of a self-report measurement questionnaire. Results The results indicated a unifactorial structure and expected correlations with the external measures. Conclusion These results demonstrate the suitability of the scale for measuring procrastination in a Brazilian sample, which places this scale as a possibility of use in research to measure this construct.
RESEARCH REPORT - Health Psychology
Combined interventions in cognitive and psychological enhancement in community-dwelling older adults: a two-year follow-up Sacramento, Angela Maria Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O objetivo do estudo foi acompanhar, de forma longitudinal, a relação de diferentes intervenções combinadas (estimulação, intervenção, psicoeducação e atividade física) no aprimoramento da memória, atenção e funções executivas em pessoas idosas. Método Trata-se de uma pesquisa quantitaviva, exploratória e longitudinal realizada com 33 pessoas idosas da comunidade, com média de idade de 71,27 (+ 7,11) anos. Para tanto, foram avaliadas medidas sociodemográficas para a caracterização da amostra e medidas cognitivas e psicológicas como medidas de desempenho. Resultados Os resultados evidenciaram pela ANOVA que o tempo 3 (p < 0,01), a interferência A6 (p = 0,02), a curva de aprendizagem (p = 0,03) e a velocidade de esquecimento (p = 0,03) foram afetadas pela intervenção. Já em relação ao momento, apenas A1 (p = 0,01) e a curva de aprendizagem (p = 0,01) sofreram alterações significativas. Na análise pelo Z-score, a estratégia combinada de treino cognitivo e psicoeducação apontou os melhores ganhos e efeito na transferência de aprendizagem. Conclusão Os resultados destacaram que as intervenções cognitivas combinadas podem favorecer o incremento das habilidades cognitivas e psicológicas.

Abstract in English:

Abstract Objective The objective of the study was to longitudinally assess the relationship between different combined interventions (stimulation, intervention, psychoeducation, and physical activity) in improving memory, attention, and executive functions in community-dwelling older adults. Method This is a quantitative, exploratory and longitudinal research carried out with 33 community-dwelling older adults in the community, with a mean age of 71.27 (+ 7.11) years. For that, sociodemographic measures were assessed for sample characterization, and cognitive and psychological measures were employed as performance indicators. Results The results, as evidenced by ANOVA, revealed that time 3 (p < 0.01), interference A6 (p = 0.02), learning curve (p = 0.03), and forgetting speed (p = 0.03) were impacted by the intervention. Regarding the time factor, only A1 (p = 0.01) and the learning curve (p = 0.01) showed significant alterations. Analysis using Z-score indicated that the combined strategy of cognitive training and psychoeducation yielded the greatest gains and effect on learning transfer. Conclusion The results highlighted that combined cognitive interventions may promote the enhancement of cognitive and psychological abilities.
RESEARCH REPORT | Health Psychology
A study with adolescents with delinquent behavior: impact of juvenile victimization and resilience on empathy Rosado, Joana Isabel Almeida, Telma Catarina

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Os objetivos deste estudo incluíam verificar a relação entre a vitimização, empatia e resiliência numa amostra de jovens delinquentes, analisar as diferenças de sexo relativamente à resiliência e à empatia e explorar o valor preditivo destas variáveis na empatia. Método A amostra foi composta por 41 jovens, com idades entre os 14 e 19 anos, 23 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Resultados Esta investigação confirma a relação negativa entre a resiliência e a vitimização, uma relação positiva entre a empatia e a resiliência e diferenças entre os sexos na resiliência. Os resultados do modelo de regressão linear múltipla identificaram o sexo, a idade, a vitimização e a resiliência como fatores preditores da empatia nestes jovens. Conclusão Os nossos resultados forneceram uma importante contribuição para o estudo da vitimização, resiliência e empatia em jovens que apresentam comportamento delinquente.

Abstract in English:

Abstract Objective This study aims to verify the relationship between victimization, empathy, and resilience in a sample of young delinquents, to analyze gender differences in resilience and empathy, and to explore the predictive value of these variables in empathy. Method The sample comprised 41 individuals aged 14 to 19, including 23 young males and 18 young females. Results The findings confirm a negative relationship between resilience and victimization, a positive correlation between empathy and resilience, and gender-based variations in resilience. This research shows that gender, age, victimization, and resilience are predictors of empathy in young delinquents. Conclusion Our results contributed significantly to the understanding of victimization, resilience, and empathy in the context of juvenile delinquency.
RESEARCH REPORT | Health Psychology
Psychosocial determinants and the Covid-19 pandemic: a correlational study Souza, Letícia Lopes de Tostes, Joanna Gonçalves de Andrade Lefebvre, María Lorena Moura, Yone Gonçalves de Ronzani, Telmo Mota

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A pandemia de Covid-19 impactou a saúde mental da população, intensificando desigualdades sociais. O objetivo deste trabalho é analisar a associação entre alguns determinantes psicossociais e sintomas de depressão, ansiedade, consumo de álcool e ideação suicida nesse contexto. Método Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional, cujos dados foram coletados por meio de questionários online entre pessoas da população geral que utilizaram um serviço de acolhimento em saúde via chat em 2020. Resultados Verificou-se que o consumo de álcool se mostrou associado ao gênero, renda após a pandemia e problemas financeiros ou desemprego; sentimentos de depressão/tristeza à escolaridade e ter recebido auxílio emergencial do governo; e sentimentos de ansiedade e nervosismo à renda. Conclusão Consideramos imprescindível estudar os determinantes sociais da saúde e sua relação com os impactos da pandemia na saúde mental, a fim de que estratégias sejam desenvolvidas para minimizar essas consequências.

Abstract in English:

Abstract Objective The Covid-19 pandemic has impacted the mental health of the population, exacerbating social inequalities. The aim of this study is to analyze, within the pandemic context, the association between specific psychosocial determinants and symptoms of depression, anxiety, alcohol consumption, and suicidal ideation. Method This is a quantitative, cross-sectional, and correlational study. Data were collected through online questionnaires from individuals in the general population who utilized a health support service via chat modality in 2020. Results The findings revealed that alcohol consumption was associated with gender, post-pandemic income, and financial problems or unemployment. Feelings of depression/sadness were associated with education and having received government emergency financial aid, while feelings of anxiety and nervousness were associated with income. Conclusion It was concluded that further investigation into social determinants of health and their relationship with the impacts of the pandemic on mental health is warranted. This exploration aims to develop strategies to minimize these consequences.
RESEARCH REPORT - Health Psychology
Becoming a mother of a premature baby in the context of the pandemic: a place of dual helplessness Esteves, Carolina Marocco Alves, Adrielly Svirski, Mariane Piccinini, Cesar Augusto

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O estudo buscou investigar a experiência materna diante do nascimento prematuro do seu bebê durante a pandemia. Método Foi utilizado um delineamento de estudos de caso múltiplos, com a participação de seis mulheres, residentes em diferentes cidades do Brasil. Uma análise temática indutiva das entrevistas foi adotada. Resultados Fatores que envolveram a pandemia, como o isolamento social, a vacinação, as fakes news e o risco de parto prematuro acentuaram o sentimento de solidão das mulheres. O excesso de trabalho laboral foi apontado como um fator de estresse que pode ter contribuído para o nascimento prematuro. A ameaça intermitente de contaminação pelo vírus acabou desencadeando uma angústia sinal, resultando em um duplo desamparo dessas mulheres. A relação com a rede de cuidado foi ambígua e deficitária, porém, quando efetiva, foi vivenciada como um suporte emocional e diminuiu significativamente o sentimento de desamparo. Conclusão Os resultados oferecem insights para elaboração de abordagens clínicas ao revelarem que as mulheres foram expostas a fatores adoecedores que intensificaram seu desgaste psicológico por conta do confinamento e da prematuridade.

Abstract in English:

Abstract Objective The study aimed to investigate women’s maternal experience in response to the premature birth of their babies during the pandemic. Method A multiple case study design was used, with the participation of six women residing in different cities in Brazil. An inductive thematic analysis of the interviews was adopted. Results Factors related to the pandemic, such as social isolation, vaccination, fake news, and the risk of preterm birth, accentuated women’s feelings of loneliness. Work overload was identified as a stress factor among the participants that may have contributed to premature birth. The intermittent threat of virus contamination triggered signal anxiety, resulting in a dual sense of helplessness for these women. The relationship with the care network was ambiguous and deficient; however, when effective, it was experienced as emotional support and significantly reduced the feeling of helplessness. Conclusion The results provide insights for the development of clinical approaches by revealing that women were exposed to illness-inducing factors that intensified their psychological strain due to confinement and prematurity.
RESEARCH REPORT - Health Psychology
Acceptance and Commitment Therapy-Based Intervention to Manage Stigma toward Substance use Disorders Tostes, Joanna Gonçalves de Andrade Silveira, Pollyanna Santos da Martins, Leonardo Fernandes Knaak, Stephanie Ronzani, Telmo Mota

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O estigma dos profissionais dos serviços de saúde direcionado às pessoas com transtornos por uso de substâncias compromete seriamente a qualidade do cuidado. Uma agenda mundial aponta como é fundamental investir em intervenções baseadas em evidências para lidar com o estigma. Este estudo teve como objetivo descrever o desenvolvimento de um protocolo de intervenção inovador para manejo do estigma baseado na Terapia de Aceitação e Compromisso. Método Este é um estudo empírico qualitativo. Fase 1: eixos norteadores da literatura baseada em evidências para definir os componentes ativos. Fase 2: versão preliminar do protocolo e apresentação baseada no Template for Intervention Description and Replication. Fase 3: juízes especialistas para validação de conteúdo. Resultados Apresentamos 10 componentes ativos contemplados por meio de uma intervenção presencial de 12 horas, avaliada por juízes especialistas. Conclusão Esta intervenção mostrou-se notável em termos de cobertura, acurácia e adequação para profissionais de saúde e promissora para implementação e replicações.

Abstract in English:

Abstract Objective Stigma of health service professionals toward people with substance use disorders seriously compromises quality of care. A worldwide agenda points out how crucial it is to invest in evidence-based interventions to address stigma. This study aimed to describe the development process of an innovative intervention protocol to manage stigma based on Acceptance and Commitment Therapy. Method This is an empirical qualitative study. Phase 1: Guiding axes from evidence-based literature to define the active components. Phase 2: Protocol preliminary version and reporting based Template for Intervention Description and Replication guide. Phase 3: Expert judges to assess the first step of the content validation. Results We present 10 active components we achieved through a 12-hour face-to-face intervention, evaluated by expert judges. Conclusion This intervention is notable in terms of its coverage, accuracy, and suitability for health service professionals, and seems promising to be implemented for testing and replication.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Expressions of subjectivity in a Community that Supports Agriculture Pasquim, Elaine Martins Rossato, Maristela

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O artigo analisou a configuração subjetiva da ação de produção de alimentos orgânicos em uma Comunidade que Sustenta a Agricultura. Método A pesquisa fundamentou-se na teoria da subjetividade e na metodologia construtivo-interpretativa e teve como procedimentos a construção do cenário social e o uso de instrumentos como: complemento de frases, dinâmicas conversacionais, diário de campo, visitas. Resultado Foram produzidas duas hipóteses compreensivas: (1) afeto, experiências sensoriais e necessidade de sobrevivência motivam readequações no processo de trabalho gerando conhecimento novo; (2) contradições interculturais na produção impactam relações de confiança e comunicação solidária. Conclusão A configuração subjetiva da ação da produção orgânica nesta comunidade constituiu-se por produções singulares do sujeito ao longo de sua história (afetos, sensações, necessidades de sobrevivência, desejos de uma vida melhor), associadas a contradições e tensões interculturais, mobilizando sentidos subjetivos mais estáveis, contribuindo para a persistência da ação de produção orgânica.

Abstract in English:

Abstract Objective The article analyzed the subjective configuration of the action of organic food production at a Community that Sustains Agriculture. Method The research was based on the theory of subjectivity and constructive-interpretive methodology and its procedures included the construction of the social scenario and the use of instruments such as: sentence completion, conversational dynamics, field diary and visits. Results Two comprehensive hypotheses were produced: (1) Affection, sensory experiences and need for survival motivate readjustments in the work process, generating new knowledge; and (2) Intercultural contradictions in production influence relationships of trust and solidary communication. Conclusion The subjective configuration of the action of organic production in this community was constituted by singular productions of the subject throughout its history (affections, sensations, survival needs, desires for a better life), associated with contradictions and intercultural tensions, mobilizing more stable subjective senses, contributing to the persistence of the action of organic production.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Effects of a mindfulness training on self-regulation and social-emotional skills in basic education: perceptions of teachers, family members, and students Milaré, Claudete Aparecida Rodrigues Lacerda, Shirley Barrichello, Carla Tobo, Patrícia Okuno, Meiry Fernanda Pinto Horta, Ana Lucia de Moraes

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo avaliou os efeitos da Intervenção Baseada em Mindfulness realizada em estudantes da educação básica, na percepção de docentes, familiares e estudantes. Método Participaram do estudo 12 docentes, 50 familiares e 28 estudantes entre 8-9 anos de duas escolas públicas. Eles responderam a uma entrevista semiestruturada e o conteúdo foi analisado com a utilização do software MAXQDA, versão 18.2.0 (https://www.maxqda.com), que gerou um mapa com categorias e subcategorias de análise. O eixo central do estudo foi a Percepção sobre Mindfulness-Based Interventions. Resultados Mostraram que, na percepção dos participantes, essa estratégia apresentou mudanças significativas no comportamento, relacionadas à autorregulação, a habilidades socioemocionais e à promoção do próprio bem-estar. Conclusão Desse modo, recomendamos que gestores da educação criem normas e condições para que esse tipo de intervenção possa ser implementada e favorecer alunos de educação básica.

Abstract in English:

Abstract Objective This study evaluated the effects of Mindfulness-Based Interventions on students’ social-emotional skills, as perceived by teachers, families, and students themselves. Method Twelve teachers, 50 family members, and 28 students aged 8-9 from two public schools participated in the study. They responded to a semi-structured interview, and the content was analyzed using the MAXQDA software, version 18.2.0 (https://www.maxqda.com), which generated a map with categories and subcategories of analysis. The central axis of the study was Perception of Mindfulness-Based Interventions. Results Results indicated that, according to participants’ perceptions, this strategy brought about significant changes in behavior, particularly related to self-regulation, social-emotional skills, and promotion of well-being. Conclusion Thus, we recommend that education managers establish norms and conditions for implementing such interventions to benefit elementary school students.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Interactive behaviors between mothers and their infants at risk for hearing loss Pederro, Mariana de Freitas Pereira Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo No presente estudo pretendeu-se descrever e comparar a interação de mães e bebês com risco para deficiência auditiva (Grupo 1) e de mães e bebês ouvintes (Grupo 2). Método Participaram 25 díades em cada grupo, filmadas em brincadeira livre. As filmagens foram analisadas com o protocolo de observação Sistema de Codificação da Interação Mãe Criança Revisado adaptado, para posterior comparação. Comportamentos interativos positivos foram significativamente mais frequentes entre os bebês do Grupo 2. Bebês do Grupo 1 apresentaram mais comportamentos não interativos do que o outro grupo. Resultados As mães do Grupo 2 apresentaram mais comportamentos sensíveis positivos e menos não responsivos do que as mães do Grupo 1. Conclusão Os resultados evidenciaram a importância das primeiras relações sociais do bebê para seu processo de desenvolvimento, principalmente quando há algum fator de risco envolvido, apontando para a necessidade de intervenções junto a famílias desde a fase de diagnóstico.

Abstract in English:

Abstract Objective In the present study, we intended to describe and compare the interaction between mothers and infants at risk for hearing loss (Group 1) and mothers and infants who could hear (Group 2). Method A total of 25 dyads participated in each group and were filmed while free playing. The films were examined using the observation adapted protocol Mother-Child Interaction Coding System, for later comparison. Positive interactive behaviors were significantly more frequent among infants in Group 2. Results Infants in Group 1 showed more non-interactive behaviors than the other group. Mothers in Group 2 showed more positive sensitive and less non-responsive behaviors than mothers in Group 1. Conclusion The results show the importance of the infants’ first social relationships for their development process, especially when there is a risk factor involved, pointing to the need of interventions with families as of the diagnosis phase.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Outcome assessment in psychotherapy: validity evidence of the Outcome Questionnaire Short Form Salvador, Julia Macedo Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo Machado, Wagner de Lara

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O objetivo deste estudo foi adaptar e investigar evidências de validade de conteúdo, da estrutura interna e em relação a variáveis externas para o Outcome Questionnaire Short Form na sua versão em português brasileiro. Método Participaram deste estudo 235 adultos, 45 homens (19,1%) e 189 mulheres (80,4%), com idades entre 18 e 63 anos (M = 28,82; DP = 9,25). Foram aplicados o questionário de dados sociodemográficos, o Outcome Questionnaire Short Form, o Depression Anxiety and Stress Scale Short Form, a Escala de Autoestima de Rosenberg e a Escala de Satisfação com a Vida. Resultado A escala apresentou boa consistência interna com alfa de Cronbach de 0,88 e as correlações com as variáveis externas foram significativas e exibiram a direção esperada. Conclusão A escala investigada apresentou evidências de validade consistentes para a sua utilização por profissionais que visam mensurar o progresso e resultado de uma psicoterapia.

Abstract in English:

Abstract Objective The aim of this study was to investigate validity evidence of content, of internal structure, and associations with external variables for the measure Outcome Questionnaire Short Form adapting the form to a Brazilian-Portuguese language version. Method The study involved 235 adults, 45 males (19.1%) and 189 females (80.4%), aged between 18 and 63 years old (M = 28.82; SD = 9.25). A sociodemographic questionnaire, the Outcome Questionnaire Short Form, the Depression Anxiety and Stress Scale Short Form, the Rosenberg Self-esteem Scale and the Satisfaction with Life Scale were applied. Results The scale showed good internal consistency with 0.88 Cronbach’s alpha; correlations with external variables were significant and exhibited the expected direction. Conclusion The investigated scale is adequate in its Brazilian-Portuguese language version and constitutes a valued tool to be used by health professionals aiming to evidence the progress and outcome of a psychotherapy.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Contributions of social skills training to the socio-emotional development of children and adolescents: parental meanings Bittencourt, Isabella Goulart Menezes, Marina

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo qualitativo objetivou compreender as significações parentais sobre a contribuição de um treinamento de habilidades sociais em grupo para o desenvolvimento socioemocional dos(as) filhos(as). Método Foram realizadas entrevistas semiestruturadas on-line, de um a dois anos após a intervenção, com oito mães e um pai cujos(as) filhos(as), de oito a 14 anos, participaram de um treinamento de habilidades sociais treinamento de habilidades sociais em uma universidade do sul do Brasil. Resultados As entrevistas foram submetidas à análise temática, elaborada com auxílio do software webQDA. Emergiram duas categorias: Compreendendo as habilidades sociais na perspectiva dos pais e Repercussões da experiência de participar do treinamento de habilidades sociais para a criança e para a relação pais-filhos, analisadas a partir da Teoria Bioecológica. Os pais referiram que as crianças aprenderam habilidades de fazer amizades, empatia, civilidade, autocontrole, expressividade emocional, assertividade e solução de problemas. Conclusão Para os pais, o treinamento de habilidades sociais favoreceu o desenvolvimento socioemocional dos(as) filhos(as), contribuindo para o autoconhecimento e para as interações sociais.

Abstract in English:

Abstract Objective This qualitative study aimed to understand parental meanings about the contribution of social skills training to the socioemotional development of their children. Method Semi-structured online interviews were conducted one to two years after the intervention with eight mothers and one father whose children, aged eight to 14, participated in a social skills training at a university in southern Brazil. The interviews were subjected to thematic analysis, prepared with the help of the webQDA software. Results Two categories emerged: Understanding social skills from the parents’ perspective and Repercussions of the experience of participating in social skills training for the child and for the parent-child relationship, analyzed based on the Bioecological Theory. Parents reported that their children learned skills on how to make friends, empathy, civility, self-control, emotional expressiveness, assertiveness and problem-solving. Conclusion For parents, social skills training favored the socioemotional development of their children, contributing to self-knowledge and social interactions.
RESEARCH REPORT - Development Psychology
Parents’ optimism and values for the future of their children Souza, Luciana Karine de Martínez, Sophia Beylouni Santos Silva, Nathália Pereira da Silva, Sofia Schreiner, Letícia Backes Gauer, Gustavo

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Foi explorada a relação entre otimismo e valores que pais preferem para o futuro dos filhos. Compreender valores associados ao otimismo é relevante para pesquisas em práticas educativas parentais. Método Mães e pais brasileiros (n = 127) de crianças com idade até 12 anos participaram do estudo. Os participantes preencheram o instrumento LOT-R para otimismo disposicional e Valores para o Futuro dos Filhos. Utilizou-se análise temática para tratar valores escolhidos e justificativas fornecidas. Resultados Os pais preferiram fé, honestidade e justiça a outros grupos de valores. Comparações de grupos foram conduzidas. O otimismo não diferiu significativamente entre pais que escolheram fé, justiça e honestidade, mas sim entre fé e compaixão e fé e autonomia e determinação. Conclusão Os resultados indicam que fé tem recebido maior atenção dos pais e é considerada um valor importante para o futuro dos filhos. Os resultados são comparados com estudos semelhantes e indicados caminhos para pesquisa.

Abstract in English:

Abstract Objective We explored the relationship between optimism and values parents expect for their children’s future. Understanding which values associates with optimism is relevant to research on child rearing practices. Method Brazilian mothers and fathers (n = 127) of children from zero to 12 years old participated in the study. Participants filled out the LOT-R for dispositional optimism and the Values for the Future of Children. We used thematic analysis to treat the chosen values, and the justifications provided. Results Parents preferred faith, honesty, and fairness to other groups of values. Group comparisons were carried out. Optimism did not differ significantly between parents that chose faith, fairness, and honesty, but differed between faith and compassion, and faith and autonomy and determination. Conclusion Results indicate faith has been receiving more attention from parents and is considered an important value for their children’s future. We compare the results with similar studies and indicate future paths for research.
RESEARCH REPORT - Clinical Psychology and Psychotherapies
Experiences of emotional dependency in lesbian couples Subileta-Yangali, Rosaluz Alheli Rojas-Vargas, Sheyla Guisell Malvaceda-Espinoza, Eli

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo procura analisar as experiências de dependência emocional em casais de lésbicas numa universidade privada em Lima Metropolitana. Método O estudo é qualitativo com um desenho fenomenológico. Foi aplicada uma entrevista aprofundada semi-estruturada a 6 casais de lésbicas e foi realizada uma análise do conteúdo temático híbrido. Resultados Os participantes experimentaram uma priorização do parceiro que implicava a modificação das suas actividades para lhe dar mais espaço, e uma voracidade afectiva baseada na procura de contacto com o parceiro. Havia também a necessidade de agradar, procurando a aprovação e assumindo a culpa pelos problemas; e sentiram um medo de rejeição, particularmente face a uma possível ruptura. Conclusão Em conclusão, as experiências de dependência em casais de lésbicas dificultaram-lhes a realização de actividades da sua escolha e a necessidade de atenção, com um desejo constante de serem incluídas e um medo de não serem amadas, inibindo assim o desenvolvimento normal da relação.

Abstract in English:

Abstract Objective This study seeks to analyze the experiences of emotional dependency in lesbian couples from a private university in Metropolitan Lima. Method The study is qualitative with a phenomenological design. A semi-structured in-depth interview was applied to 6 lesbian couples and a hybrid thematic content analysis was conducted. Results They prioritized their partners, which led to the modification of their activities to give them more space, and hunger for affection based on the demand for contact with their partner. There was also a need to please, seeking approval and taking the blame for problems; and they felt fear of rejection, especially in the face of a possible breakup. Conclusão In conclusion, the experiences of dependency in these couples hindered the fulfillment of activities of their choice and the need for attention, with the constant desire to be included and the fear of not being loved, inhibiting the normal development of the relationship.
RESEARCH REPORT - Clinical Psychology and Psychotherapies
From prenatal care to puerperium: a longitudinal study on paternity Guidugli, Simone Kelly Niklis Gomes, Isabel Cristina

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Analisar a vivência da paternidade, em homens primíparos bem como compreender o processo de identificação dos pais com suas esposas e analisar os impactos da pandemia. Método O método foi clínico qualitativo e longitudinal, com entrevistas realizadas no pré-natal e puerpério. Os participantes foram cinco homens, casados, maiores de idade. Resultados Foram elaboradas cinco categorias temáticas que descrevem as análises realizadas, desta forma nomeadas: expectativas versus paternidade real; da invisibilidade ao protagonismo do pai; da identificação com a mãe à inveja; a pandemia: do isolamento à necessidade de privacidade e a valorização desse novo pai. Conclusão Os participantes apresentaram um desejo de também serem protagonistas de ações na interação com os filhos de modo similar às mães. Entretanto, foi percebida falta de informação e de intervenções, principalmente pelos profissionais de saúde mental, que incluíssem os maridos na preparação para o ciclo gravídico puerperal. Por fim, a pandemia foi sentida como uma possibilidade de proteção da privacidade da família em razão do isolamento e agregou preocupações econômicas dependendo do vínculo trabalhista dos participantes.

Abstract in English:

Abstract Objective To analyze the experience of fatherhood in primiparous men, as well as to understand the process of fathers’ identification with their wives and to analyze the impacts of the pandemic. Method The method was qualitative and longitudinal, with interviews conducted during the prenatal and postpartum periods. The participants were five married men of legal age. Results Five thematic categories were developed to describe the analyses performed, named as follows: expectations versus real fatherhood; from invisibility to the leading role of the father; from identification with the mother to envy; the pandemic: from isolation to the need for privacy; and the appreciation of this new father. Conclusion The participants expressed a desire to also be protagonists of actions in the interaction with their children in a similar way to mothers. However, a lack of information and interventions was perceived, mainly by mental health professionals, that included husbands in the preparation for the pregnancy-puerperal cycle. Finally, the pandemic was felt as a possibility of protecting family privacy due to isolation and added economic concerns depending on the participants’ employment relationship.
RESEARCH REPORT - Community Psychology
Risk factors for medical students psychological problems during the COVID-19 pandemic Mota, Beatriz Barros da Cardoso, Caroline da Silva Costa, Marcos Júnior Barbosa Ferreira, Leonardo Pereira, Francine Martins

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Objetivou-se avaliar a ocorrência de fatores de risco associados a problemas psicológicos e psicossociais enfrentados pelos estudantes de medicina no decorrer da pandemia da doença do coronavírus 2019. Método Para tanto, através de um formulário online, foram entrevistados 244 estudantes de medicina com idade mínima de 16 anos e que residem na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Resultados Com isso, foi possível observar a incidência de fatores de risco para o desenvolvimento de problemas psicológicos e psicossociais nessa população. Além disso, observou-se que a maioria deles relataram ganho de peso e que a maioria dos estudantes que apresentavam problemas psicológicos no período anterior à pandemia relataram uma piora no quadro. Conclusão Com este trabalho foi possível obter informações importantes sobre o quadro de sofrimento dos estudantes durante a pandemia da doença do coronavírus 2019, e os resultados indicam que durante este período os estudantes relataram uma piora nos quadros de sentimentos que são geralmente associados a problemas psicológicos.

Abstract in English:

Abstract Objective The objective of this study was to evaluate the occurrence of risk factors associated with psychological and psychosocial problems faced by medical students during the Coronavirus Disease 2019 pandemic. Method A total of 244 medical students aged 16 years old or over residing in the region of the triple border between Brazil, Paraguay and Argentina were interviewed using an online form. Results We could observe the incidence of risk factors for the development of psychological and psychosocial problems in this population. In addition, most of those students reported weight gain and those who had psychological problems in the period prior to the pandemic reported a worsening in their condition. Conclusion We thus were able to collect important information about the suffering of medical students during the Coronavirus Disease 2019 pandemic and the results indicate that during that period students reported a worsening of feelings that are generally associated with psychological problems.
RESEARCH REPORT - School and Educational Psychology
Self-efficacy in Higher Education for Students “over the age of 23”: study of a scale Sousa, Cláudia Noémia Soares de Barros, Rita Manuela de Almeida Monteiro, Angélica Maria Reis

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O presente estudo pretendeu estudar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia na Formação Superior aplicada a um grupo de estudantes, genericamente denominados “maiores de 23 anos”. Método Esta escala foi administrada online a uma amostra de conveniência, constituída por 250 estudantes Portugueses. Resultados Análises Fatoriais Confirmatórias revelaram um ajuste aceitável do modelo tri-fatorial original e de um modelo de segunda-ordem proposto. Os resultados também revelaram evidências de consistência interna (avaliada através dos coeficientes alfa de Cronbach, fiabilidade compósita e ómega) e invariância de medida entre dois grupos definidos pela empregabilidade como razão para aceder ao ensino superior. Conclusão Elevadas correlações entre os fatores de primeira ordem e falta de evidência de validade discriminante (avaliada através da Variância Extraída Média), entre dois deles, questionaram a utilidade de subscores, com uma posterior análise a apontar para a falta de suficiente evidência de que estes deverão ser reportados em vez de um único score total.

Abstract in English:

Abstract Objective The present study aims to study the psychometric qualities of the Higher Education Self-efficacy Scale, applied to a particular group of students, generically called “over the age of 23”. Method This scale was administered online to a convenience sample, consisting of 250 Portuguese students. Results Confirmatory Factor Analyses revealed an acceptable fit of the original three-factor model and of a proposed second-order model. The results also revealed internal consistency reliability evidence (assessed using Cronbach’s alpha, composite reliability and omega coefficients) and measurement invariance across both groups defined by employability as a reason to enroll in higher education. Conclusion High correlations between the three first-order factors and lack of discriminant validity evidence (assessed using Average Variance Extracted) between two of them raised questions about subscore utility, with the further analysis pointing to the lack of sufficient evidence that these should be reported instead of just a single total score.
RESEARCH REPORT - School and Educational Psychology
Psychological profiles in the vocational and technical education: formation and actions in federal institutes Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Marinho-Araujo, Claisy Maria

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo teve por objetivo caracterizar o perfil de psicólogos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Método Participaram do estudo 93 psicólogos de Institutos Federais. Os dados foram coletados por meio de questionário online sobre a formação e prática desses profissionais. Resultados Os resultados apontam a prevalência de psicólogas da região Nordeste entre 31 e 40 anos, com formação em nível de especialização e até cinco anos de atuação nos seus respectivos campi. No âmbito da atuação, as psicólogas acompanham as trajetórias escolares de estudantes e os processos educacionais junto aos docentes, bem como na participação em ações em favor da permanência e inclusão dos estudantes no contexto acadêmico. Conclusão O desafio para a atuação dessas profissionais está em construir ações pautadas em referenciais de processos de desenvolvimento humano que, de forma crítica e ampliada, compreendam e valorizem as intersecções entre a formação acadêmica e profissional presentes no ensino profissionalizante.

Abstract in English:

Abstract Objective This study aims to characterize the psychological profiles of Psychologists who are active in the Vocational and Technological Education in Brazil. Method A total of 93 psychologists from Federal Institutes participated in the study. The data were collected in a survey online about these professionals’ education and practice. Results The results indicated the prevalence of psychologists active in the Northeast region, aged between 31 and 40 years, with education level up to specialization and having up to five years of work experience in their relevant institutions. With what concerns their activity, psychologists monitor students education trajectory and the education processes with the teachers. They also participate in initiatives to help the permanence and inclusion of the students in the academic setting. Conclusion The challenge facing these professionals is the construction of initiatives based on human development processes which, in a critical and broader way, comprehend and value the intersections between academic and professional development that are present in vocational education.
RESEARCH REPORT - School and Educational Psychology
When using objects is not enough: microgenetic analysis of an educational situation in early childhood education Rengifo-Herrera, Francisco José

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O estudo investiga como a ação intencional da professora a partir do uso de objetos por crianças de 2 a 3 anos em situações educativas favorece a emergência de indicadores relacionados com as funções executivas. Método Foram analisados vídeos de situações educativas conduzidas por uma professora com 12 crianças em uma escola pública. A análise concentrou-se em uma tarefa semiestruturada realizada após a leitura compartilhada de um livro infantil, com o intuito de observar as intervenções da professora, os usos dos objetos e as ações das crianças. Resultados Os resultados indicam que a professora realizou intervenções que pareciam restringir as dinâmicas semióticas envolvendo o uso dos livros, com pouca antecipação dos resultados esperados em momentos-chave da atividade. Essas intervenções restringem a promoção das funções executivas nas crianças durante as interações. No entanto, observou-se que algumas crianças conseguiram regular suas ações e gerar algum tipo de controle na tarefa. Conclusão Conclui-se que, embora a mediação da professora poderia ter promovido maiores desafios, as crianças demonstraram indicadores de autorregulação. Isso sugere que a ação e o manuseio de objetos podem, em certa medida, favorecer o desenvolvimento do controle executivo, mesmo com intervenções pouco direcionadas. O estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas mais intencionais e planejadas que impactem nos processos de funcionamento executivo nas crianças desde os primeiros anos no Ensino Infantil.

Abstract in English:

Abstract Objective The study investigates how intentional actions of a teacher, through the use of objects by 2- to 3-year-old children in educational settings, promoting the emergence of indicators related to executive functions. Method Videos of educational situations conducted by a teacher with 12 children in a public school were analyzed. The analysis focused on a semi-structured task carried out after the shared reading of a children’s book, aiming to observe the teacher’s interventions, the uses of objects, and the children’s actions. Results The results indicate that the teacher’s interventions appeared to restrict the semiotic dynamics involving the use of books, with little anticipation of expected outcomes at key moments of the activity. These interventions limited the promotion of executive functions in the children during the interactions. However, it was observed that some children were able to regulate their actions and exert some level of control over the task. Conclusion It is concluded that, although the teacher’s mediation could have promoted greater challenges, the children demonstrated indicators of self-regulation. This suggests that the action and handling of objects can, to some extent, foster the development of executive control, even with minimally directed interventions. The study highlights the need for more intentional and planned pedagogical practices that impact the processes of executive functioning in children from the early years of Early Childhood Education.
RESEARCH REPORT - School and Educational Psychology
Scientific association and the strengthening of the profession: ABRAPEE case study Guzzo, Raquel Souza Lobo

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O presente artigo resume resultados de um estudo financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), que visou discutir a relação entre as associações cientificas e o fortalecimento da profissão em Psicologia, tomando como foco o caso da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Pretende retomar a história da constituição da área de Psicologia Escolar no Brasil e a criação da ABRAPEE. Método A pesquisa realizada analisou a produção científica da área, os documentos da associação e sua revista e este artigo sintetizou seus principais resultados. Resultados Desde sua criação a ABRAPEE fortaleceu a área no país realizando eventos científicos com regularidade e criando uma revista específica para divulgação dos temas da área. A ABRAPEE surge no programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas por ocasião do primeiro congresso nacional de psicologia escolar no Brasil. Conclusão O campo da educação é um espaço de trabalho de profissionais da psicologia ainda incipiente no Brasil, especialmente quando se considera a ênfase na formação básica e na atuação regulamentada, mesmo com a aprovação da Lei nº 13935/2019. Por esta razão, a ABRAPEE tem uma especial importância, ela foi criada para que a área da Psicologia Escolar pudesse ser, no país, uma realidade a serviço do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, que frequentam as escolas públicas, seus educadores e famílias.

Abstract in English:

Abstract Objective This article summarizes the results of a study funded by the National Council for Scientific Research and Development (CNPq), which aimed to discuss the relationship between scientific associations and the strengthening of the profession in Psychology, focusing on the case of the Brazilian Association of School and Educational Psychology (ABRAPEE). It intends to resume the history of the constitution of the area of School Psychology in Brazil and the creation of ABRAPEE. Method The research carried out analyzed the scientific production of the area, the documents of the association and its magazine and this article synthesized its main results. Results Since its creation ABRAPEE has strengthened the area in the country, holding scientific events regularly and creating a specific magazine to disseminate the themes of the area. ABRAPEE appears in the graduate program of PUC-Campinas on the occasion of the first national congress of school psychology in Brazil. Conclusion The field of education is a working space for psychology professionals still incipient in Brazil, especially when considering the emphasis on basic training and regulated action, even with the approval of Law nº 13935/2019. For this reason, ABRAPEE has a special importance, it was created so that the area of School Psychology could be, in the country, a reality at the service of the development process of children and adolescents, who attend public schools, their educators and families.
RESEARCH REPORT | Social Psychology
Toward a radical behaviorist social psychology from Celso Pereira de Sá Alves, Roberta Garcia Miranda, Rodrigo Lopes

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este artigo visa retomar e analisar a proposta de uma Psicologia Social Comportamentalista Radical a partir do trabalho de Celso Pereira de Sá entre 1970 e 1990. Método A obra do autor foi mapeada a partir do software Iramuteq e analisada a partir da apropriação de estratégias do Procedimento de Interpretação Contextual de Texto. Resultados Os resultados são debatidos a partir de indicadores de relevância textual bem como a partir de trechos representativos das amarras teóricas construídas pelo autor. Encontramos o autor refletindo sobre o papel do intelectual e da produção de conhecimento científico para a resolução de problemas sociais eminentemente brasileiros. Sá investiu na atuação anti-intelectualista da educação política popular no qual a população teria condições de produzir conhecimento sobre sua realidade e nela intervir. Conclusão O autor propôs uma Psicologia Social de base Comportamentalista Radical que deveria manter-se, constantemente, em diálogos interdisciplinares com outros autores e disciplinas das Ciências Humanas.

Abstract in English:

Abstract Objective This article aims to revisit and analyze the proposal of a Radical Behaviorist Social Psychology based on the work of Celso Pereira de Sá between 1970 and 1990. Method The author’s work was examined using the Iramuteq software and analyzed through a partial adoption of the Contextual Text Interpretation Procedure. Results The results are discussed based on indicators of textual relevance, along with excerpts representative of the theoretical foundations constructed by the author. The author reflects on the role of the intellectual and the production of scientific knowledge in addressing distinct Brazilian social problems. Sá emphasized the anti-intellectualist role of popular political education, envisioning a scenario where the population possesses the capacity to generate knowledge about its reality and intervene in it. Conclusion The author proposed a Radical Behaviorist-based Social Psychology, emphasizing the necessity for constant interdisciplinary dialogues with other authors and disciplines within the Social Sciences.
RESEARCH REPORT - Social Psychology
A candle in the dark: validity evidence for the Belief in Science Scale Olival, Thiago Augusto Costa de Neiva, Elaine Rabelo

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo A Escala de Crença em Ciência foi criada numa tentativa de mensurar o fenômeno em questão, apresentando 10 afirmações relacionadas a ciência e a esta visão de mundo. Este manuscrito busca avaliar as qualidades psicométricas do instrumento para o contexto brasileiro, focando principalmente nos indícios de validade. Método Apresenta-se uma versão traduzida do instrumento que contou com a adaptação ao contexto brasileiro, além da realização da análise fatorial exploratória (n = 662), correlação entre crença e traços de personalidade, racionalidade, religião, sexo, idade e escolaridade, além de realizar a comparação entre as médias da crença em ciência de grupos religiosos. Resultados Os resultados sugerem que a escala possui bons indícios de validade interna e externa e dado o poder estatístico avaliado, é possível considerar a generalização dos achados com alguma segurança. Conclusão Os indícios de validade encontrados no estudo sugerem que as satisfatórias qualidades psicométricas da escala para o contexto brasileiro podem embasar novas e maiores investigações acerca da relação dos indivíduos com a ciência como uma crença.

Abstract in English:

Abstract Objective The Science Belief Scale was developed with the aim of measuring the phenomenon in question, comprising 10 statements related to science and its associated worldview. This manuscript seeks to examine the psychometric properties of the instrument within the Brazilian context, with a particular emphasis on validity evidence. Method A translated and culturally adapted version of the instrument is presented, accompanied by an exploratory factor analysis (n = 662), as well as correlations between belief in science and personality traits, rationality, religion, sex, age, and educational attainment. Additionally, mean comparisons of science belief scores across religious groups were conducted. Results The findings indicate that the scale demonstrates robust internal and external validity, and given the assessed statistical power, the generalization of results appears justifiable with a reasonable degree of confidence. Conclusion The evidence of validity found in the study suggests that the satisfactory psychometric qualities of the scale for the Brazilian context may support new and broader investigations into individuals’ relationship with science as a belief.
RESEARCH REPORT - Social Psychology
Friendly urban environments from the perspective of children and older people Albuquerque, Dayse da Silva Günther, Isolda de Araújo

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo Este estudo buscou identificar como crianças e idosos avaliam seus ambientes residenciais, tendo em vista suas capacidades individuais e as pressões do ambiente físico nas cidades. Método Usando uma abordagem exploratória, descritiva e qualitativa, foram conduzidas entrevistas com fotografias com crianças e idosos. As entrevistas seguiram um roteiro semi-estruturado e as fotografias foram apresentadas de acordo com as características ambientais de cada localidade. Resultados As análises permitiram identificar a busca por independência e autonomia no uso dos espaços, em graus variados, de acordo com as habilidades de cada grupo para lidar com as situações de pressão ambiental. Os resultados revelam que a relação com o ambiente urbano reside nas vivências diárias, nas memórias e nos recursos ambientais disponíveis para esses indivíduos em seus ambientes residenciais. Conclusão Facilitadores e barreiras se intercalam nesses cotidianos, exigindo usos alternativos dos espaços e modificações de cenários a fim de torná-los mais amigáveis para as populações urbanas.

Abstract in English:

Abstract Objective This study aimed to identify how children and older people evaluate their residential environments, considering their individual capacities and the pressures of the physical urban environment. Method Using an exploratory, descriptive and qualitative approach, interviews with photographs were conducted with children and older people in two locations. The interviews followed a semi-structured script and photographs were presented according to the environmental characteristics of each location. Results The analyses revealed a pursuit of independence and autonomy in the use of spaces, to varying degrees, according to each group’s abilities to cope with environmental pressure situations. The findings indicate that the relationship with the urban environment is shaped by daily experiences, memories, and the environmental resources available to these individuals in their residential environments. Conclusion Facilitators and barriers intersperse in daily life, demanding alternative use of spaces and modifications of scenarios in order to turn them friendlier for urban populations.
RESEARCH REPORT - Social Psychology
How to facilitate groups on sexual and reproductive health: tips from adolescents for health professionals Gonzaga, Domitila Shizue Kawakami Fukuda, Larissa Mitsue Hebihara Guanaes-Lorenzi, Carla

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma investigação que visou produzir significados com adolescentes sobre o papel do facilitador de grupos, no âmbito de conversas preparatórias para participação grupal sobre saúde sexual e reprodutiva, e nas avaliações grupais. Método Trata-se de uma pesquisa de ação relacional, cujo material descrito e revisado deriva da transcrição da preparação e avaliação de entrevistas realizadas com 11 adolescentes, antes e depois de sua participação em um grupo sobre saúde sexual e reprodutiva em uma unidade de saúde. As discussões dos grupos foram conduzidas com base em propostas construcionistas sociais. Resultados Nossos resultados indicam que é essencial que o facilitador construa junto com os adolescentes tanto a pauta de trabalho quanto o contexto conversacional do grupo, antecipando possíveis medos, desafios e construindo imaginários de formas preferenciais de lidar com situações tensas. Conclusão Este estudo contribui para o campo das práticas grupais, especificamente para a construção e desenvolvimento de grupos em uma lógica colaborativa.

Abstract in English:

Abstract Objective The objective of this article is present results of an investigation that aimed to produce meanings with adolescents about the role of group facilitators, in the framework of preparatory conversations for group participation on sexual and reproductive health, and in the group assessments. Method This is a relational action survey, whose material described and reviewed derives from the transcription of preparation and evaluation of interviews carried out with 11 adolescents, before and after their participation in a group on sexual and reproductive health in a health unit. The groups’ discussions were based on social constructionist proposals. Results Our results indicate that it is essential for facilitators to build together with the adolescents both the work agenda and the conversational context of the group, anticipating possible fears, challenges and building imaginary preferable ways of handling tense situations. Conclusion This study contributes to the field of group practices, specifically to constructing and development of groups in a collaborative logic.
RESEARCH REPORT - Social Psychology
Academic adaptation, stress, self-efficacy and social skills in college students from public and private institutions Jardim, Maria Eduarda de Melo Soares, Adriana Benevides

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O ingresso no ensino superior é caracterizado por desafios pessoais e interpessoais considerados estressantes. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre as variáveis estresse, autoeficácia, habilidades sociais (variáveis explicativas) e adaptação acadêmica, identificar o poder preditivo das variáveis explicativas na adaptação acadêmica e comparar os construtos em estudantes de instituições públicas e privadas. Método Utilizou-se os instrumentos Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Estresse Acadêmico, Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Habilidades Sociais. Participaram 917 universitários. Resultados As variáveis estresse, autoeficácia e habilidades sociais predisseram a adaptação acadêmica e todas se correlacionaram significativamente entre si. Estudantes de instituições privadas apresentaram médias maiores em adaptação acadêmica e autoeficácia, enquanto estudantes de instituições públicas apresentaram médias maiores em estresse. Conclusão Conclui-se que o manejo do estresse, o fortalecimento da autoeficácia e o repertório mais elaborado de habilidades sociais podem levar a um melhor ajustamento universitário.

Abstract in English:

Abstract Objective Entering higher education is characterized by personal and interpersonal challenges considered stressful. This study aimed to verify the relationship between the variables stress, self-efficacy and social skills, to identify the predictive power of such variables in college adaptation and to compare them between students from public and private institutions. Method The instruments Questionnaire for Adaptation to Higher Education, Academic Stress Scale, Self-efficacy Scale in Higher Education and Social Skills Questionnaire were used. A total of 917 college students participated in the survey. Results The variables stress, self-efficacy and social skills predisposed academic adaptation and all correlated significantly with each other. Students from private institutions had higher means of academic adaptation and self-efficacy, while students from public institutions had higher means of stress. Conclusion It is concluded that stress management, strengthening of self-efficacy and more elaborate repertoire of social skills provide a better university adaptation.
RESEARCH REPORT - Social Psychology
Anticipatory grief in patients newly diagnosed with onco-hematologic diseases Souza, Yara Luana Pereira de Garcia, Juliana Tomé Santos, Manoel Antônio dos Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de

Abstract in Portuguese:

Resumo Objetivo O objetivo deste estudo foi compreender o processo do luto antecipatório vivenciado por pacientes adultos recém-diagnosticados com doenças onco-hematológicas. Método Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, descritivo-exploratório e transversal, amparado no referencial teórico do luto antecipatório. Foram entrevistados nove pacientes adultos com doenças hematológicas malignas, com tempo médio de diagnóstico de 2,5 meses. Foi aplicada entrevista semiestruturada, realizada individualmente, em situação face a face e audiogravada. O conteúdo foi transcrito literalmente e submetido à análise temática reflexiva. Resultados Os resultados mostraram que os pacientes, ao confrontarem a inevitabilidade da morte, experimentam diversas perdas, mas conseguem adaptar-se à nova realidade e passam por uma transformação significativa em sua apreciação do significado da vida. Apesar do impacto emocional do diagnóstico, a consciência da própria finitude parece impulsionar processos de mudança positiva. Conclusão Concluindo, verificou-se que os pacientes, ao enfrentarem diferentes tipos de perdas, desenvolvem recursos adaptativos que possibilitam transformar a experiência vivida em reflexão sobre o sentido da vida.

Abstract in English:

Abstract Objective The aim of this study was to understand the process of anticipatory grief experienced by newly diagnosed adult patients with onco-hematological diseases. Method This is a clinical-qualitative, descriptive-exploratory and cross-sectional study, with anticipatory grief as the theoretical framework. Nine adult patients with hematological malignancies, with an average time since diagnosis of 2.5 months, were interviewed. A semi-structured interview was conducted individually, face-to-face, and audio-recorded. The content was transcribed literally and subjected to reflexive thematic analysis. Results The results indicated that patients, when confronted with the inevitability of death, experience numerous losses but manage to adapt to the new condition and undergo a significant shift in their appreciation of the meaning of life. Despite the emotional impact of the diagnosis, the awareness of one’s own finitude seems to catalyze processes of positive change. Conclusion In conclusion, it was found that patients, while dealing with various losses, developed adaptive resources that allowed them to transform their experience into reflection on the meaning of life.
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Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
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