Programa de aquecimento FIFA “The 11+” para prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática

Alex de Andrade Fernandes Cristiano Diniz da Silva Israel Teoldo da Costa João Carlos Bouzas Marins Sobre os autores

Introdução

O futebol está entre os esportes com maior incidência de lesão quando comparado a outras modalidades esportivas. Um grupo de especialistas internacionais da Fédération Internationale de Football Association — FIFA’s Medical Assessment and Research Centre — desenvolveram o “The 11+”, um programa de aquecimento que possui como principal objetivo reduzir o risco de lesões mais comuns de jogadores de futebol de ambos os sexos.

Objetivo

Verificar, por meio de revisão de literatura, a eficácia do programa de aquecimento “The 11+” para prevenir lesões em atletas de futebol.

Método

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando as palavras-chave “Injury”, “prevention” e “warm-up”, em cruzamento, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, SciELO, ScienceDirect e SPORTDiscus.

Resultados

Foram selecionados após processo de filtragem cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em quatro estudos os autores concluem que o programa de aquecimento “The 11+” é eficiente para prevenir lesões em atletas de futebol e em um estudo não observou-se o efeito protetor.

Conclusão

Tendo em vista os estudos analisados, o programa de aquecimento voltado para prevenção de lesões esportivas “The 11+” apresenta indícios positivos de que pode reduzir a taxa de incidência de lesões em meninas na faixa etária de 13 a 17 anos. Em uma população de meninos os resultados não são conclusivos, sendo necessários mais estudos.

Futebol; Atletas; Lesões em atletas; Técnicas de exercício e de movimento


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br