Acessibilidade / Reportar erro

Inserção do fisioterapeuta na equipe Estratégia Saúde da Família: olhar do usuário

Resumo

Introdução

A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada com o objetivo de fortalecer a atenção básica por meio de práticas multiprofissionais e com foco da atenção à saúde na família e comunidade. Nessa direção, a incorporação de outros profissionais, além daqueles previstos na composição mínima, como o fisioterapeuta, pode contribuir para ampliar a integralidade do cuidado.

Objetivo

Conhecer como o usuário percebe a necessidade do fisioterapeuta na ESF.

Metodologia

Pesquisa qualitativa com uma população de 60 usuários de um centro de saúde da família de um município do oeste catarinense. A coleta de dados foi realizada nos domicílios dos usuários por meio de uma entrevista com questões quanto ao conhecimento do usuário sobre a fisioterapia e a necessidade de inclusão de profissional dessa área na equipe da ESF. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo temática.

Resultados

Quanto ao conhecimento dos usuários sobre o fisioterapeuta pode-se observar que os usuários percebem esse profissional como aquele que atua na reabilitação. Já quanto à necessidade de inserção do fisioterapeuta na equipe da ESF, os usuários destacaram ser importante para facilitar o acesso aos serviços de fisioterapia e para a ampliação da integralidade do cuidado ao usuário.

Considerações finais

Evidencia-se que os usuários reconhecem o papel da fisioterapia na atenção básica, percebendo a necessidade de sua inserção na ESF. Esse fato revela que é necessário (re)pensar o processo de formação do profissional dessa área, aproximando teoria e prática das diretrizes da ESF e princípios do Sistema Único de Saúde.

Fisioterapia; Atenção primária à saúde; Saúde da família

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br