Acessibilidade / Reportar erro

Características multidimensionais da dor em indivíduos com cervicalgia crônica

Resumo

Introdução:

A cervicalgia crônica está associada a importantes gastos em saúde e à perda de produtividade no trabalho.

Objetivo:

Avaliar aspectos de dor e incapacidade de indivíduos com cervicalgia crônica.

Métodos:

Trinta e um voluntários com cervicalgia crônica, com média de idade de 29, 65 anos, foram avaliados por meio do questionário de dor de McGill em versão brasileira-Br-MPQ (Br-MPQ) e pelo Índice de Incapacidade Relacionada ao Pescoço (NDI). A análise do Br-MPQ foi realizada baseando-se nos valores numéricos associados com as palavras de descrição da experiência da dor (Pain Rating Index - PRI), e na intensidade da dor presente (Present Pain Index - PPI). O NDI foi utilizado para avaliar a interferência da cervicalgia pelos participantes no desempenho de tarefas cotidianas. Finalmente, foi investigada a associação entre o PPI e o NDI.

Resultados:

A dimensão mais significativa de dor no PRI foi sensorial (70%), e número de descritores escolhidos para descrevê-la foi 10 (2,62) em 20. O valor médio do PPI de 1,23 (0,76) em cinco pontos; 40% dos participantes descreveram a intensidade de dor como moderada. A pontuação do NDI foi de 9,77 (3,34), indicando incapacidade leve. Houve associação positiva entre intensidade de dor e incapacidade (r=0,36; p=0,046); mas não entre intensidade e duração da dor.

Conclusão:

Os resultados identificaram características importantes diante da experiência de pacientes com cervicalgia crônica e, além disso, a associação entre incapacidade e dor observada reforça a importância da abordagem destes itens de maneira complementar destes fatores para favorecer a funcionalidade destes pacientes.

Palavras-chave:
Cervicalgia; Questionários; Dor Crônica; Medição da Dor

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br