Resumo
Introdução: O conceito e as práticas da integralidade na aten-ção à saúde, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), constituem importantes norteadores da formação do profissional de saúde.
Objetivo: Analisar como se processa o ensino da integralidade da atenção à saúde da criança na graduação em fisioterapia.
Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, que incluiu cursos de graduação em fisioterapia da Região Nordeste do Brasil. Os dados foram obtidos por meio de análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos e entrevista semiestruturada aplicada a docentes envolvidos no ensino da saúde da criança.
Resultados: A pesquisa foi conduzida em três cursos de graduação em fisioterapia de instituições públicas da região Nordeste, envolvendo entrevistas com nove docentes do sexo feminino, atuantes no ensino da saúde da criança. Os conteúdos dos documentos voltados ao ensino da saúde da criança contemplaram ações em diferentes níveis de atenção, favorecendo a abordagem do tema integralidade. Verificou-se, com base nas entrevistas com as docentes, que a integralidade é valorizada e identificada como princípio do SUS, com ênfase na atuação profissional, que considera o indivíduo na sua totalidade e na articulação dos serviços.
Conclusão: Nos cursos analisados, o ensino da saúde da criança abordou a integralidade na formação do fisioterapeuta, conceito valori-zado e reconhecido pelos docentes.
Palavras-chave:
Ensino superior; Saúde da criança; Sistema Único de Saúde