Acessibilidade / Reportar erro

Validação de conteúdo de instrumento para a avaliação motora de jovens com autismo

Resumo

Introdução

Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam alterações motoras que têm sido foco de intervenções fisioterapêuticas. Contudo as avaliações motoras padronizadas disponíveis na literatura possuem lacunas importantes, entre elas a complexidade das tarefas avaliadas e a ausência de informação qualitativa sobre o desempenho dos sujeitos.

Objetivo

Desenvolver e avaliar a validade de conteúdo do instrumento “Avaliação Motora Grossa de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista” (GMA-AUT).

Métodos

A versão inicial do instrumento GMA-AUT foi enviada a um comitê de especialistas no tema para a validação de conteúdo através de um questionário. Para avaliar o grau de concordância entre os especialistas, utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), sendo IVC de 0,80 o mínimo aceitável.

Resultados

A partir das sugestões dos especialistas na primeira rodada de avaliação, o GMA-AUT foi reformulado e a partir da segunda, originou-se a versão final. Na versão final do instrumento apenas dois itens apresentaram IVC de 0.88, enquanto todos os demais apresentaram IVC de 1.00.

Conclusão

O instrumento GMA-AUT apresenta validade de conteúdo adequada para a avaliação motora grossa em crianças e adolescentes com TEA segundo especialistas na área.

Transtorno do espectro autista; Fisioterapia; Validação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br