Accessibility / Report Error

Exercícios multissensoriais e de cadeia cinética fechada sobre a capacidade funcional e o equilíbrio em idosas: ensaio clínico randomizado cego

Luiz Gustavo Padovini Ferreira Caio Vitor dos Santos Genebra Nicoly Machado Maciel Eduardo Aguilar Arca Alexandre Fiorelli Alberto De Vitta Sobre os autores

Resumo

Introdução:

O processo de envelhecimento provoca perdas que levam à diminuição do equilíbrio, da velocidade da marcha e capacidade funcional e, portanto, há necessidade de protocolos específicos para trabalhar preventivamente essas variáveis, que contribuirão para a diminuição na freqüência de quedas nesta população.

Objetivo:

verificar o efeito de um programa de exercícios multissensoriais e de cadeia cinética fechada sobre a capacidade funcional e o equilíbrio em idosas.

Métodos:

Tratou-se de um ensaio clínico randomizado mascarado (cego). Participaram 32 idosas de Centro de Convivência da Secretaria de Bem-estar social de Bauru, distribuídas em dois grupos: controle (GC = n15) e experimental (GE = 17) avaliadas em dois momentos: inicial (M1 = antes da intervenção) e final (M2 = após intervenção), por meio da capacidade funcional (Timed Up and Go - TUG e velocidade de marcha - TC10) e o equilíbrio pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). O programa de exercícios multissensoriais e de cadeia cinética fechada foi aplicado uma vez por semana, por uma hora, durante 10 semanas.

Resultados:

Em relação à comparação entre os momentos M1 e M2 do GE após a intervenção, houve um aumento significativo da capacidade funcional (p = 0,00006), velocidade da marcha (p = 0,0008) e do equilíbrio (p = 0,0006).

Conclusão:

O programa de treinamento multissensorial e de cadeia cinética fechada sinalizou efeito favorável na melhora do equilíbrio e do desempenho funcional de idosas.

Palavras-chave:
Exercício; Saúde do Idoso; Equilíbrio Postural; Acidentes por Quedas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br