Acessibilidade / Reportar erro

Força muscular de quadríceps após treino com cicloergômetro em pacientes hemodialíticos

Resumo

Introdução:

A incapacidade funcional é comum em pacientes com doença renal crônica, especialmente naqueles em hemodiálise. A força muscular pode ser avaliada pelo dinamômetro, porém não localizamos na literatura estudo dessa técnica em quadríceps de pacientes em hemodiálise.

Objetivo:

Analisar os efeitos do treinamento com o cicloergômetro na força muscular do quadríceps de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.

Método:

Este estudo foi prospectivo e randomizado com inclusão de 46 pacientes, acima de 18 anos, de ambos os gêneros que realizavam hemodiálise há mais de seis meses e assinassem o termo de consentimento livre e esclarecido. Os pacientes foram alocados em dois grupos: intervenção (n = 22) e controle (n = 20). O grupo de intervenção realizou dois meses de treinamento intradialítico de um protocolo fisioterápico com o cicloergômetro, já o grupo controle foi somente reavaliado após dois meses da avaliação inicial. Todos foram avaliados quanto a dados demográficos e força muscular do quadríceps no início e no fim do estudo por dinamometria com padronização da técnica, e uso de cinto rígido e ventosas.

Resultados:

Houve aumento significante da força muscular de quadríceps em membro inferior direito e esquerdo no grupo intervenção quando comparado ao controle.

Conclusão:

Houve melhora da força muscular após o treinamento realizado com o cicloergômetro na força muscular do quadríceps de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.

Palavras-chave:
Força muscular; Insuficiência renal crônica; Exercício; Modalidades de Fisioterapia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br