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Efeitos do treinamento com exergames na promoção da saúde de adultos jovens

Resumo

Introdução:

O treinamento com exergames tem sido prescrito para prevenção em saúde, no entanto, pouco se sabe sobre sua influência na autopercepção da condição física e nas capacidades físico-motoras.

Objetivo:

Investigar os efeitos dos exergames (EXG) sobre a autopercepção da condição física, nível de atividade física (AF) e capacidades físico-motoras (CFM) de adultos jovens saudáveis.

Métodos:

Quarenta adultos jovens, de ambos os sexos, foram distribuídos por conveniência em Grupo Controle (GC, n = 20, 21,85 ± 0,62 anos) que não realizou treinamento físico e Grupo Intervenção (GI, n = 20, 23,10 ± 0,61 anos) que realizou treinamento físico com videogame (XBOX360 Kinect®), em duplas, 2 vezes por semana, durante 12 semanas. A avaliação consistiu na verificação das medidas antropométricas; auto-percepção da condição física (International Fitness Scale-IFIS); nível de Atividade Física (AF, questionário IPAQ) e CFM (flexibilidade, resistência abdominal, força e resistência dos membros superiores agilidade e velocidade).

Resultados:

O GI apresentou melhora na autopercepção da condição física; aumento no nível de AF no domínio lazer e melhora nas CFM após 12 semanas de intervenção, em comparação com o grupo controle.

Conclusão:

O EXG foi eficaz para incrementar a função musculoesquelética, favorecer a aderência ao exercício físico e promover a saúde física em adultos jovens ativos.

Palavras-chave:
Videogame; Promoção da Saúde; Exercício

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