Acessibilidade / Reportar erro

Desafios nas orientações posturais para trabalhadores afastados do trabalho com lombalgia

Resumo

Introdução:

Orientações posturais são necessárias em casos de dor lombar, e desafios surgem em casos crônicos.

Objetivo:

Investigar sobre os desafios nas orientações posturais de trabalhadores em situação de afastamento do trabalho e com dor lombar crônica.

Métodos:

O estudo teve duas etapas. Na primeira etapa foram convidados fisioterapeutas que atuavam no “Projeto Lombalgia” no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santos-SP, e utilizou-se um roteiro para a realização de entrevistas individuais que foram gravadas para análise de conteúdo temática. Na segunda etapa houve a seleção de pacientes trabalhadores atendidos pela Fisioterapia, com dor lombar crônica e em situação de afastamento do trabalho, e realizado um Grupo de Discussão com os pacientes e fisioterapeutas, que foi também gravado para análise de conteúdo.

Resultados:

Participaram da etapa 1 três fisioterapeutas com idade entre 26 e 33 anos. Surgiram nos depoimentos: demandas intensas de trabalho, pouca compreensão acerca das dificuldades dos pacientes, “estigmas” junto à situação de afastamento do trabalho, entre outros. Na etapa 2, participaram quatorze trabalhadores, com idade entre 47 e 50 anos, de ambos os sexos e diferentes profissões, e os três fisioterapeutas. Evidenciaram-se no grupo: dificuldades nas atividades de vida diária fora do ambiente terapêutico, desrespeito às restrições físicas no trabalho, medo do retorno ao trabalho, entre outros.

Conclusões:

Surgiram desafios relacionados aos aspectos da organização do trabalho e psicossociais, sendo necessário avançar nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
Idosos; Treinamento Físico; Propriocepção; Equilíbrio Postural

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br