Acessibilidade / Reportar erro

Lócus de controle no tratamento fisioterapêutico ativo para dor lombar crônica inespecífica

Resumo

Introdução

O lócus de controle de saúde é definido como a percepção do indivíduo quanto a quem ele acredita ser responsável por sua condição de saúde, incluindo a dor lombar.

Objetivo

Identificar se indivíduos com dor lombar crônica em tratamento fisioterapêutico ativo acreditam que eles são responsáveis pela própria condição.

Materiais e métodos

Estudo transversal que envolveu 28 pacientes em tratamento fisioterapêutico ativo para dor lombar crônica inespecífica. Características sociodemográficas e do quadro de dor lombar, incluindo incapacidade e severidade da dor, foram coletadas. O Questionário Multidimensional de Lócus de Controle da Saúde (QLCS) avaliou o lócus de controle da saúde.

Resultados

Os participantes em tratamento ativo para dor lombar apresentaram em média (SD) 26 pontos (11,40) em uma escala de 0–100 pontos para incapacidade e 6,39 pontos (2,24) em uma escala de 0–10 pontos para dor. Com relação ao lócus de controle da saúde, a média (SD) para as subescalas interna, externa e acaso foram respectivamente: 29,32 (3,98), 24,75 (3,58), 13,71 (6,67). Entre os participantes, 82,1% apresentaram maiores índices para lócus de controle interno.

Conclusão

Pacientes realizando tratamento ativo para dor lombar crônica acreditam que eles são responsáveis pela própria condição. Futuros estudos longitudinais podem determinar se tratamentos ativos influenciam na crença dos pacientes com dor lombar.

Dor lombar crônica; Lócus de controle; Dor

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br