Acessibilidade / Reportar erro

Postura, resistência muscular e ADM em indivíduos com e sem dor cervical

Resumo

Introdução:

Fatores como alterações posturais, redução da resistência muscular do pescoço e redução da amplitude de movimento (ADM) da cervical são características comuns atribuídas a pessoas com dor cervical.

Objetivo:

(a) Identificar diferenças existentes em relação às características posturais, de resistência muscular e de ADM entre indivíduos com e sem dor na região cervical e (b) relacionar a presença e intensidade da dor cervical com as características da postura estática, da resistência muscular e da ADM cervical.

Método:

Estudo transversal em que 60 indivíduos foram divididos igualmente em dois grupos quanto à presença de dor cervical. Foram realizados: (1) avaliação postural estática pela fotogrametria digital; (2) teste de resistência dos flexores do pescoço; e (3) avaliação da ADM cervical, por meio do flexímetro. Os dados foram analisados com: testes t independentes, U de Mann-Whitney, correlação de Spearman e Tau de Kendall (α < 0,05).

Resultados:

Não houve diferença estatística quanto às características posturais, de resistência muscular e de ADM da cervical entre os indivíduos com e sem dor cervical. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a dor e a postura, a resistência muscular e a ADM da cervical.

Conclusão:

Indivíduos com dor cervical parecem não apresentar diferenças relacionadas às características posturais, de resistência muscular do flexores do pescoço e de ADM da cervical quando comparados a indivíduos sem dor cervical, bem como a dor cervical parece não ter relação com essas variáveis.

Palavras-chave:
Cervicalgia; Avaliação em Saúde; Postura; Resistência Física; Amplitude de Movimento Articular

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br