Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar e incapacidade em policiais militares: um estudo epidemiológico

Resumo

Introdução:

A dor na região lombar é um importante problema de saúde pública nas sociedades industrializadas, acometendo comumente a população adulta. A ocupação é considerada como um fator de risco, principalmente aquelas funções que requerem esforço físico, temos como exemplo a ocupação do policial militar, que se encontram expostos a vários fatores de risco, tanto os que realizam atividades administrativas, quanto àqueles que realizam o policiamento ostensivo.

Objetivo:

Avaliar a prevalência de dor lombar entre policiais militares, bem como a presença de incapacidade e seus fatores associados.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal de caráter analítico. Foi avaliado o nível de incapacidade, dor antes e depois do turno de trabalho, flexibilidade, alterações posturais e medidas antropométricas. Utilizou-se a análise de regressão linear múltipla, considerando o IC 95% e p < 0,05. Foram entrevistados 97 policiais militares com média de idade de 39,30 (± 5,33), sendo todos do sexo masculino.

Resultados:

A queixa de dor lombar foi significativamente maior após o turno de trabalho e, 82,5% dos indivíduos relataram prejuízo na realização das atividades da vida diária decorrente de lombalgia.

Conclusão:

Há uma alta prevalência de dor lombar e prejuízo nas atividades da vida diária em sua decorrência entre os policiais militares. Os dados apresentados reforçam a necessidade de considerar a lombalgia como problema de saúde pública que afeta toda a população, em especial os policiais militares.

Palavras-chave:
Dor Lombar; Epidemiologia; Saúde do Trabalhador; Militares

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br