Características socioeconômicas e de saúde de idosos assistidos pela estratégia saúde da família e por uma equipe de residência multiprofissional

Tatiana Silveira Marzola Maycon Sousa Pegorari Lislei Jorge Patrizzi Suraya Gomes Novais-Shimano Sobre os autores

Resumo

Introdução:

O envelhecimento populacional pode conferir maior carga de doenças, incapacidades e uso dos serviços de saúde, aspectos que sugerem a necessidade de investigações a partir do contexto populacional observado; e a equipe de saúde e os programas de residências constituem estratégia no monitoramento das condições de saúde do idoso.

Objetivo:

Analisar o perfil socioeconômico e condições de saúde de idosos assistidos pela estratégia saúde da família e por uma equipe residência multiprofissional em diferentes faixas etárias.

Métodos:

Estudo transversal e quantitativo, conduzido com 249 idosos cadastrados numa ESF em Uberaba, MG. Foram realizadas entrevistas domiciliares a partir de questionário estruturado com informações socioeconômicas e de saúde. Procedeu-se às análises descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado (p < 0,05).

Resultados:

A maior proporção de idosos na faixa etária de 60 a 70 anos eram independentes funcionalmente, casados e com renda de 1 a 3 salários mínimos. Idosos com 70 a 79 anos apresentaram uso de 1 a 3 medicamentos e morbidades como depressão, catarata e glaucoma; enquanto naqueles com 80 anos e mais, maior proporção de analfabetos.

Conclusão:

As condições econômicas e de saúde foram associadas às faixas etárias, com destaque para a maior proporção de idosos entre 70 a 79 anos no que se refere ao uso de medicamentos e presença de morbidades. Essas características permitem à equipe implementar estratégias e intervenções, mais precisas e pontuais, buscando atender os idosos de forma mais efetiva e eficaz; além de proporcionar ao residente aprendizagem e experiência no trabalho interdisciplinar.

Palavras-chave:
Idoso; Perfil de Saúde; Saúde da Família; Competência Profissional

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br