Resumo
Introdução Poucos são os estudos que descrevem as adap-tações de crescimento relacionadas à postura corporal até a adolescência, talvez pela inexistência de valores de referência para esse público.
Objetivo Descrever valores de referência para o método fotogramétrico da postura corporal estática no plano sagital, para crianças e adolescentes saudáveis, para os segmentos cabeça, ombro, coluna vertebral pelve e joelho.
Métodos Foram avaliados 492 escolares gaúchos de ambos os sexos, entre 7 e 17 anos, por anamnese e avaliação postural estática. As fotografias foram analisadas no software DIPA©, que forneceu as variáveis posturais (em graus): postura da ca-beça, postura do ombro, ângulo das curvaturas cervical, torácica e lombar, postura da pelve e do joelho. Realizou-se es- tatística descritiva e ANOVA com delineamento fatorial independente para multivariáveis.
Resultados O nível de matura-ção biológica não influenciou nenhuma das variáveis postu-rais. Para a postura da cabeça e da coluna cervical, os valores de referência são 43,7º - 56,6º e 30,8º - 50,6º, respectivamente, abrangendo todas as faixas etárias. As demais variáveis pos-turais foram diferentemente influenciadas pelo sexo e faixa etária.
Conclusão O estudo apresenta valores de referência para a postura no plano sagital de crianças e adolescentes a partir da média e desvio-padrão (nos percentis 15% e 85%) das variáveis posturais, os quais poderão subsidiar futuras avaliações com o método fotogrametria nesse público.
Postura; Fotogrametria; Valores de referência; Estudantes
Thumbnail
