Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da distribuição das pressões plantares em crianças com síndrome de down entre 2 e 5 anos

Resumo

Introdução:

Algumas características peculiares da Síndrome de Down (SD), como a frouxidão ligamentar, hipotonia, atraso na aquisição da marcha, dentre outras, podem gerar alterações na distribuição das pressões plantares, modificando o apoio plantar.

Objetivo:

Verificar se existem diferenças na avaliação da distribuição das pressões plantares, na postura de pé, entre os instrumentos de mensuração Baropôdometro, SAPO e Radiografia.

Método:

Estudo transversal que avaliou dez crianças com SD e dez crianças com desenvolvimento normal (DN), com idade entre dois e cinco anos. Para avaliação da distribuição das pressões plantares foram utilizados a biofotogrametria, baropodometria e radiografia dos pés. Foi utilizado a análise Kappa para avaliar o índice de concordância entre os diferentes instrumentos.

Resultados:

As crianças com SD e DN apresentaram maior prevalência de pés pronados nos três instrumentos, havendo concordância de pobre a substancial entre os instrumentos.

Conclusão:

Houve maior prevalência de pés pronados nos dois grupos de acordo com os instrumentos utilizados neste estudo. Foram encontradas diferenças na avaliação da distribuição das pressões plantares na postura de pé entre o Baropôdometro, SAPO e Radiografia, devendo estes instrumentos serem usados de forma complementar, já que se propõem a avaliar aspectos distintos do alinhamento dos pés.

Palavras-chave:
Síndrome de Down; Pé Chato; Pré-escolares

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br