Acessibilidade / Reportar erro

O uso da fotogrametria na avaliação da caixa torácica após artrodese em pacientes com Escoliose Idiopática do Adolescente

Resumo

Introdução:

A escoliose idiopática do adolescente (EIA) é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral que gera alterações na biomecânica da caixa torácica.

Objetivo:

Avaliar as alterações da caixa torácica, a qualidade de vida e função pulmonar no pré e no pós-operatório de artrodese em pacientes com EIA.

Métodos:

Foram avaliados 18 pacientes com indicação cirúrgica para a correção de EIA de ambos os sexos com idade entre 11 e 18 anos. A avaliação da caixa torácica foi feita pela fotogrametria utilizando o Software de Avaliação Postural (SAPO). Foram criados marcadores torácicos em forma de ângulos (A) e distâncias (D): A1(acrômios bilateral/manúbrio), A2 (acrômios bilateral/processo xifoide), A3 (últimas costelas bilateral/processo xifoide), A5 (acrômio/ângulo inferior da escápula/inframamilar), A6 (C7/acrômio/T3), A7 (desnivelamento das escápulas) e D3 (processo xifoide-espinha ilíaca ântero-superior). Foi realizada a espirometria e avaliação do Questionário de Qualidade de Vida (SRS-30). Os pacientes foram avaliados no pré-operatório (PRE), pós-operatório de dois meses (PO1) e no pós-operatório tardio de um ano (POT). Foi realizada análise de variância com medidas repetidas e o método de comparações de Bonferroni. Resultados: Os marcadores torácicos A1, A2, A3, A5, A6, A7 e D3 apresentaram diferença significante no POT. Todos os domínios e a pontuação total do questionário SRS-30 apresentaram aumento significante nos períodos PO1 e POT. A e o VEF1 apresentaram aumento significante no POT.

Conclusão:

Após artrodese os pacientes com EIA apresentaram alterações na caixa torácica, associada com a melhora na qualidade de vida e função pulmonar, principalmente no pós-operatório tardio.

Palavras-chave:
Escoliose; Tórax; Fotogrametria; Qualidade de Vida; Período Pós-Operatório.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br