Acessibilidade / Reportar erro

Influência da cirrose hepática na potência aeróbia e força muscular: uma revisão

Resumo

Introdução

A cirrose hepática acarreta uma série de alterações fisiológicas, dentre as quais se destacam as alterações cardiorrespiratórias e neuromusculares. Estas determinam um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes, induzindo a inatividade física.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi revisar, na literatura científica, a influência que a cirrose hepática tem na potência aeróbia e na força muscular esquelética, bem como o efeito do exercício físico aplicado nessa situação.

Materiais e métodos

Foram investigadas as principais revistas que compõem as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) (acessada via PubMed), Scopus e Web of Science publicados entre 1990 e 2015. Para serem incluídos, os estudos deveriam preencher os seguintes critérios: a) ser oriundo de artigos originais; b) avaliar potência aeróbia ou força muscular; e c) apresentar resultados relevantes.

Resultados e discussão

A maioria dos estudos concluiu que a potência aeróbia e a força muscular encontram-se diminuídas em indivíduos com cirrose quando comparadas com as de sujeitos não portadores da doença.

Considerações finais

A cirrose hepática tem efeito negativo nas capacidades cardiorrespiratórias e neuromusculares durante o exercício físico em indivíduos acometidos pela doença.

Cirrose; Exercício físico; Potência aeróbia; Força muscular

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br