Acessibilidade / Reportar erro

A CIF nos projetos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia do Centro-Oeste brasileiro

Resumo

Introdução:

Os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia (PPCs) no Brasil são concebidos à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia (DCNF) e aos princípios do SUS. Assim, os PPCs que norteiam a formação profissional tendem a incluir uma proposta de familiarização dos graduandos com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) com uma abordagem biopsicossocial, portanto os PPCs deveriam contemplar o uso da CIF.

Objetivo:

Verificar, por meio da análise exploratória dos PPCs, se existem propostas de ensino e uso da CIF na formação dos alunos.

Método:

Estudo quali-quantitativo, realizado por meio da análise documental exploratória dos PPCs dos cursos de Fisioterapia do Centro Oeste Brasileiro, dos quais foram extraídas informações de interesse relacionadas à CIF.

Resultados:

O modelo biopsicossocial e o delineamento das DCNF foram identificados nos 10 PPCs analisados e a CIF foi encontrada na matriz curricular de 6 PPCs, o que aponta positivamente para incorporação da CIF no processo formativo do aluno. Entretanto, somente em 4 PPCs foi possível identificá-la nos objetivos do curso e nas referências bibliográficas de disciplinas obrigatórias, a CIF foi encontrada em apenas 2 PPCs, o que pode indicar nesses documentos, uma possível fragilidade da abordagem da CIF.

Conclusão:

A presença da CIF em alguns PPCs indica mudanças e favorece o entendimento da funcionalidade, o que não anula a necessidade de uma maior abordagem quanto ao ensino da CIF nos demais PPCs, visando a formação do aluno dentro de um contexto biopsicossocial.

Palavras-chave:
CIF; Fisioterapia; Currículo; Ensino

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br