Acessibilidade / Reportar erro

Perfil oxidativo de pacientes com osteoartrose submetidos à artroplastia total de joelho

Introdução

A artroplastia total de joelho pode ser o método de tratamento mais indicado em casos severos de osteoartrose. No organismo a consequência dessa patologia implica em danos teciduais e estes tem uma ligação direta com a produção de radicais livres, que podem gerar o estresse oxidativo e dano lipídico. Devido a isso, o organismo possui vários sistemas de defesa antioxidante que atuam na detoxificação (antioxidantes).

Objetivo

Partindo destas informações o objetivo do trabalho foi estabelecer o perfil oxidativo sistêmico e local de indivíduos com osteoartrose submetidos à artroplastia total de joelho.

Materiais e métodos

A amostra foi constituída de 4 indivíduos do gênero feminino (65,5 ± 0,7 anos), com osteoartrose do joelho. Amostras de sangue e liquido sinovial dos pacientes foram coletadas 15 minutos antes da cirurgia. Procedeu-se a quantificação bioquímica de flavonóides, catalase e a medida de peroxidação lipídica (TBARS).

Resultados

A análise dos resultados aponta uma maior atividade catalase no líquido sinovial (LS) quando comparado com o soro (S), (LS = 14,3 ± 1 S = 3,1 ± 0,8). Ao analisar a concentração de TBARS, essa se mostrou maior no líquido sinovial (LS = 0,29 ± 0,02 S = 0,09 ± 0,05), já a concentração de polifenóis foi maior no soro (LS = 3,2 ± 0,2 S = 5,2 ± 0,6).

Conclusão

Os dados obtidos apontam que a osteoartrose é uma doença que aumenta os marcadores de estresse oxidativo (EO) no sangue e no líquido sinovial.

Osteoartrite; Joelho; Estresse oxidativo; Antioxidantes; Radicais livres


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br