Resumo
Objetivo
Verificar o comportamento de variáveis antropométricas, cardiovasculares e funcionais como indicadores de aptidão física relacionada à saúde em professores universitários, bem como realizar a comparação dessas variáveis entre os sexos.
Materiais e métodos
Realizou-se um estudo epidemiológico observacional de corte transversal em 145 professores (45,86 ± 9,7 anos), sendo 103 homens (71,03%), que foram avaliados, por meio de medidas de frequência cardíaca (FCR) e pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) de repouso, massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal (%GC), força de preensão manual (FPM), flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória (ACR). Procedeu-se à análise descritiva dos dados, teste t de Student para comparação entre sexos e análise de regressão múltipla para verificar a associação entre as variáveis analisadas. Adotou-se nível de significância de p < 0,05.
Resultados
O sexo influenciou todas as variáveis. As mulheres apresentaram níveis melhores de IMC, flexibilidade, PAS e PAD. O %GC e a ACR associaram-se à PAS e ao IMC em ambos os sexos.
Conclusão
O comportamento de variáveis antropométricas, cardiovasculares e funcionais indicou valores insatisfatórios para flexibilidade, FPM e IMC, com níveis piores nos homens. Além disso, as variáveis que melhor se associaram à AFRS foram o %GC e a ACR.
Saúde; Estilo de vida; Testes de aptidão; Adiposidade; Antropometria