Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do treinamento de resistência muscular nos sintomas osteomusculares de professoras

Resumo

Introdução

A prática de exercício físico é indicada para reduzir a incidência de sintomas osteomusculares em professores.

Objetivo

Avaliar os efeitos do treinamento de resistência muscular na força muscular e nos sintomas osteomusculares relacionados aos membros inferiores de professoras do ensino público fundamental.

Materiais e métodos

Trinta e uma professoras foram divididas em dois grupos: controle (GC, n = 15) e treinamento de resistência muscular (GT, n = 16). O treinamento consistiu em 2 séries de 15 repetições de exercícios para quadríceps e isquiotibiais, 2 vezes por semana, durante 7 semanas, sendo realizados com 50% de 10 Repetições Máximas (10RM) (1a-4a semanas) e com 60% de 10RM (5a-7a semanas). Os sintomas osteomusculares (Questionário Nórdico), o pico de torque isométrico (célula de carga) e a força muscular (10 RM) foram avaliados antes e após a intervenção. Para a análise estatística foi realizado ANOVA para medidas repetidas, com acompanhamento do teste de Tukey post hoc para força e pico torque de quadriceps e isquiotibiais e o teste de Qui quadrado com bondade de ajuste para a frequência dos sintomas osteomusculares.

Resultados

A maior incidência de sintomas foi na região lombar em ambos os grupos. O treinamento promoveu aumento da força muscular de quadríceps e isquiotibiais, porém não houve diferenças significativas tanto no pico de torque isométrico de quadríceps e isquiotibiais quanto na diminuição dos sintomas osteomusculares.

Conclusão

O programa de exercícios realizado aumentou a força muscular dinâmica no GT em relação ao GC, porém não alterou a incidência dos sintomas na região lombar e nos membros inferiores em ambos os grupos. Assim, sugere-se que a duração da intervenção pode não ter sido suficiente para gerar o aumento de torque e reduzir os sintomas osteomusculares.

Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho; Professoras; Exercícios

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br