Resumo
Introdução:
A prematuridade é um problema de saúde pública. Apesar dos muitos estudos que buscam caracterizar os efeitos do nascimento prematuro sobre as várias dimensões do desenvolvimento infantil ainda são escassas as evidências sistematizadas sobre a dimensão funcional.
Objetivo:
Caracterizar o desenvolvimento funcional de crianças nascidas prematuras na primeira infância.
Métodos:
Foram realizadas buscas nas bases PubMED, Science Direct, Scopus, Cochrane, Joana Briggs, Embase, Scielo e Lilacs, com os seguintes descritores em língua inglesa e portuguesa e suas combinações: preterm, functional performance, functional outcomes, functional limitations, functional skills, activities of daily living e disability. Os critérios de inclusão foram artigos completos, publicados nos últimos sete anos, sobre a temática investigada.
Resultados:
Os cinco artigos que compuseram a amostra foram organizados, analisados e categorizados, chegando-se a três categorias empíricas de análise: Desempenho Funcional de Prematuros; Efeitos Cumulativos sobre o Desenvolvimento Funcional; Contexto Ambiental e Atitudes de Cuidado.
Conclusão:
Concluiu-se que menores de 6 anos, nascidos prematuros, apresentam atrasos no desenvolvimento funcional nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. O desenvolvimento funcional sofre efeitos cumulativos de vários fatores diferentes e pode estar relacionado às práticas de cuidado e ao contexto.
Palavras-chave:
Prematuro; Desenvolvimento Infantil; Atividades Cotidianas; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Desempenho