Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da equoterapia na postura de indivíduos com Síndrome de Down

Resumo

Introdução:

Indivíduos com síndrome de Down (SD) apresentam alterações que afetam o sistema musculoesquelético, provocando padrões anormais e alterando os eixos anatômicos morfológicos e mecânicos que proporcionam uma estabilidade intrínseca ao esqueleto, podendo desencadear desalinhamentos e alterações ortopédicas na vida adulta.

Objetivo:

O objetivo desse estudo foi avaliar a o alinhamento postural antes e após o tratamento equoterapêutico em indivíduos com SD.

Métodos:

Foram avaliados cinco indivíduos com SD por meio do aplicativo SAPO de avaliação postural, antes e após vinte e sete sessões. Realizou-se a análise qualitativa descritiva por meio do Cluster e análise estatística utilizando o programa Sigma Stat 2.0, considerando estatisticamente significativas as diferenças em que o valor p foi menor que 5%.

Resultados:

Foi possível verificar melhoras no alinhamento de ombro, de cabeça, de quadril e membros inferiores, bem como diminuição da cifose e da protrusão de cabeça.

Conclusão:

Os indivíduos com SD apresentaram mudanças satisfatórias no comportamento motor que refletiram em uma melhora da postura estática após o tratamento na equoterapia.

Palavras-chave:
Terapia assistida por cavalos; Fotogrametria; Postura; Síndrome de Down

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br