Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos profissionais do Programa Saúde da Família sobre a necessidade de inserção do fisioterapeuta na equipe

Introdução

Embora o fisioterapeuta esteja previsto no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ainda não está previsto na equipe da Estratégia Saúde da Família e, para que essa inclusão ocorra há necessidade de reformulação no processo de formação nessa área.

Objetivo

Conhecer a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre a necessidade de inserção do fisioterapeuta na equipe.

Materiais e métodos

Estudo qualitativo em que a coleta de dados foi realizada com entrevistas e diário de campo com posterior análise de conteúdo.

Resultados e discussões

A equipe afirma a necessidade de inserção do profissional fisioterapeuta na estratégia, no entanto a percepção destes é de que o fisioterapeuta atua nas atenções secundárias e terciárias.

Considerações finais

Diante disso, ressalta-se a necessidade de reestruturação dos projetos pedagógicos para gerar novos conhecimentos que aproximem o ensino-serviço, priorizando um modelo de atenção focado na atenção integral à saúde do indivíduo e da coletividade, melhorando a formação do profissional fisioterapeuta para o SUS.

Saúde da Família; Fisioterapia; Inserção


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br