Acessibilidade / Reportar erro

Modalidades terapêuticas e equilíbrio postural de pacientes com osteoartrite: revisão sistemática

Resumo

Objetivo

O objetivo desta revisão foi fornecer evidências da influência das modalidades terapêuticas no equilíbrio postural em pacientes com osteoartrite de joelho.

Métodos

A busca de publicações sobre as modalidades terapêuticas foi realizada nas bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs e SciELO. Foram utilizadas como estratégia de busca as palavras-chave “knee” e “balance”, em combinação com “osteoarthritis”. Foram selecionados ensaios clínicos aleatórios e controlados dos últimos dez anos, em língua inglesa e portuguesa. Para verificar a qualidade dos ensaios clínicos selecionados, foi aplicada a Escala PEDro.

Resultados

Foram encontrados 46 estudos com pacientes com OA de joelho, sendo que, 7 estudos foram analisados na integra e 39 estudos foram excluídos por não se adequarem ao tema proposto. Dos sete estudos avaliados, seis foram considerados de alta qualidade metodológica na Escala de PEDro. Foram encontradas diversas modalidades terapêuticas (exercício físico, hidroterapia, eletroterapia e terapias manuais), porém em apenas três estudos houve melhora no equilíbrio postural.

Conclusão

Tendo em vista que os estudos incluídos na presente revisão sistemática têm uma alta qualidade metodológica, pode-se concluir que as modalidades terapêuticas utilizadas pelos estudos melhoraram o equilíbrio postural de pacientes com OA de joelho.

Osteoartrite; Reabilitação; Equilíbrio; Joelho

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br