Acessibilidade / Reportar erro

Gasto energético e resposta cardiovascular da marcha de amputados traumáticos de membros inferiores

Introdução

As amputações provocam alterações funcionais, musculoesqueléticas e cardiovasculares e, quanto mais proximal o nível da amputação, maiores essas alterações.

Objetivos

Observar o efeito do uso de próteses de membros inferiores e da velocidade de marcha sobre a frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), consumo de oxigênio (VO2) e custo energético (CE) durante a marcha de amputados traumáticos de membros inferiores.

Materiais e métodos

Foram estudados 30 indivíduos do sexo masculino, 20 possuíam amputações unilaterais traumáticas, sendo 10 transfemorais e 10 transtibiais, que foram comparados a 10 indivíduos sem amputações. Todos selecionaram uma velocidade de marcha agradável (VMA) na esteira rolante e foram calculadas e testadas outras duas, 20% acima e 20% abaixo da selecionada. Os indivíduos andaram por 10 minutos em cada velocidade e, nos três minutos finais, foram avaliados o VO2, a FC e a PA. Para comparação das variáveis entre os grupos foi realizada análise de variância (ANOVA), seguida do teste Post Hoc de Sheffé (p < 0,05).

Resultados

Os amputados selecionaram menores valores de VMA e apresentaram maior FC, PA, VO2 e CE durante a marcha ao serem comparados aos indivíduos não amputados. Os transfemorais apresentaram maior VO2 e CE quando comparados aos transtibiais. Ao analisar o efeito velocidade, observou-se que, apesar do VO2 não ter aumentado com aumento da velocidade, houve aumento da resposta cardiovascular e redução do CE.

Conclusões

Os amputados traumáticos de membros inferiores apresentam maior gasto energético e resposta cardiovascular durante a marcha e, em maiores velocidades, eles tornam-se mais econômicos, reduzindo o CE.

Amputados; Marcha; Metabolismo energético; Pressão arterial; Frequência cardíaca


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br