Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do square stepping exercise em pacientes com sequelas de acidente vascular encefálico

Introdução

O Acidente vascular encefálico (AVE) é a interrupção do fluxo de sangue para o cérebro e pode ser classificado em hemorrágico e isquêmico, podendo resultar em graves complicações do equilíbrio corporal e cognição. A cinesioterapia constitui-se em meio privilegiado de reabilitação.

Objetivo

Verificar os efeitos do Square Stepping Exercise (SSE) nas funções cognitivas, nos sintomas depressivos e no equilíbrio de pacientes com sequelas de AVE.

Métodos

Treze pacientes com sequelas de AVE foram alocados em dois grupos: grupo SSE (GSSE n = 8) e grupo fisioterapia convencional (GF n = 5). O GSSE participou apenas do protocolo de treinamento do SSE, o GF participou apenas de sua rotina de fisioterapia realizada em grupo, ambos pelo período de 4 meses e avaliados por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC), da Escala de Depressão Geriátrica (GDS), da Escala de Equilíbrio Funcional de Berg (EEFB) e do Timed Up and Go (TUG).

Resultados

O teste U Mann Whitney não apontou diferenças significantes intergrupos. Na análise intragrupo, o teste de Wilcoxon mostrou melhora significativa no GF (p < 0,042) no estado cognitivo global, e no GSSE quanto à fluência verbal (p < 0,04) e no TUG tanto para número de passos (p < 0,04) quanto para tempo o (p < 0,02).

Conclusão

O SSE parece beneficiar o equilíbrio dinâmico, fazendo com que os pacientes com sequela de AVE apresentem marcha mais ágil, a cognição no tocante à fluência verbal, bem como pode ter contribuído para a manutenção de outras funções cognitivas.

Acidente Vascular Encefálico; Funções cognitivas; Equilíbrio


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br