Acessibilidade / Reportar erro

Os efeitos crônicos do treinamento de resistência muscular na pressão arterial de idosos hipertensos: uma metanálise

Resumo

Introdução:

Pouca pesquisa foi realizada sobre os efeitos do treinamento de resistência muscular (TR) em adultos idosos hipertensos.

Objetivo:

O objetivo da presente metanálise foi verificar a eficácia da TR, de forma crônica, na pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) de idosos com hipertensão controlada.

Método:

Várias bases de dados da literatura foram exploradas para encontrar estudos que examinaram ensaios clínicos controlados e randomizados que avaliaram os efeitos do TR em idosos hipertensos por um período de mais de 10 semanas. Foi analisado o perfil dos participantes, o tamanho da amostra, o protocolo de intervenção e os resultados da PAS e PAD. A Escala PEDro e a ferramenta Cochrane foram utilizadas para analisar a qualidade metodológica dos estudos e o risco de viés, respectivamente. O programa RevMan5.3 foi usado para analisar os resultados na PAS e PAD após a intervenção TR e nos grupos de controle.

Resultados:

A metanálise de cinco estudos incluiu que, considerando os 96 indivíduos hipertensos submetidos à TR e 104 sujeitos de controle hipertensos, a prática regular de TR por 12 a 16 semanas, três vezes por semana, com três séries de 8 a 12 repetições em uma intensidade de 60% a 80% do teste de uma repetição máxima (1-RM), reduziram significativamente a PAS em 7,26 mmHg (IC 95% = -9,16 - 5,37) e PAD por 4,84 mmHg (IC 95% = -5,89 - 3,79).

Conclusão:

O treinamento resistido muscular foi eficaz na redução crônica da pressão arterial de idosos hipertensos controlados, podendo diminuir a necessidade de medicação anti-hipertensiva. Estes resultados implicam uma maior sobrevivência para esta população, bem como uma possível diminuição da necessidade de medicamentos inerentes à hipertensão.

Palavras-chave:
Treinamento de Resistência; Idosos; Hipertensão

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br