Conhecimento sobre a prevenção da Doença Renal Crônica em hipertensos e diabéticos: estudo transversal

Resumo

Introdução:

A hipertensão arterial (HAS) e o diabetes mellitus (DM) ocasionam alterações funcionais e estruturais de órgãos alvo como os rins, caracterizando a necessidade de ações preventivas para evitar a Doença Renal Crônica (DRC).

Objetivo:

Verificar o conhecimento, indicação e prática de condutas dos cardiologistas e endocrinologistas quanto a prevenção de DRC em pacientes com HAS e DM.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 14 cardiologistas e 5 endocrinologistas, através de questionário referente a conduta desses profissionais quanto a prevenção da DRC entre hipertensos e diabéticos.

Resultados:

Cem por cento dos cardiologistas e endocrinologistas não solicitam os exames específicos para o rastreamento da DRC (albuminúria e estimativa da taxa de filtração glomerular - TGF), embora 92,9% dos cardiologistas e 60,0% dos endocrinologistas relatem encaminhar pacientes hipertensos e diabéticos com comprometimento da função renal ao nefrologista. Cem por cento dos entrevistados reconhecem a importância do exercício físico para seus pacientes, no entanto, apenas 68,6% dos cardiologistas e 60% dos endocrinologistas indicam o fisioterapeuta e ou educador físico para a realização dos mesmos.

Conclusão:

Os profissionais avaliados neste estudo não solicitam exames microalbuminúria e de TFG para pacientes hipertensos e diabéticos como rotina de acompanhamento, embora tenham encontrado casos de comprometimento da função renal nesses pacientes, diferentemente do proposto nas diretrizes para hipertensão arterial e diabetes mellitus. Reconhecem a importância do exercício físico e referem indicar seus pacientes ao fisioterapeuta e ou educador físico. Sugerimos continuidade do estudo a fim de averiguar as razões para o não cumprimento das respectivas diretrizes.

Palavras-chave:
Prevenção de Doenças; Integralidade em Saúde; Doença Crônica; Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br