Acessibilidade / Reportar erro

Atuação do fisioterapeuta no contexto dos núcleos de apoio a saúde da família

Resumo

Introdução:

Desde 2008 com a implantação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), o fisioterapeuta foi relacionado como profissional a ser incluído na equipe. São inúmeras as atribuições do profissional no NASF, as quais são realizadas por meio de atendimentos em grupo, no domicilio, com práticas integrativas e complementares, palestras e encaminhamentos para serviços de referência.

Objetivo:

Analisar a atuação do fisioterapeuta e os entraves para a realização do seu trabalho no NASF.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, sob a orientação do método estudo de caso. A população de estudo foi composta por oito fisioterapeutas em atuação no NASF. Para coleta de dados foi utilizada a observação-participante e entrevista semiestruturada com os fisioterapeutas.

Resultados:

As ações realizadas pelos fisioterapeutas consistem de atendimentos em grupos, visitas domiciliares, auriculoterapia e oxigenoterapia e atividades de educação em saúde e prevenção de enfermidades. Quanto aos entraves, observou-se falta de capacitação para trabalhar no NASF, impedimentos estruturais e organizacionais, carga horária insuficiente e fragilidade na formação quanto à saúde pública.

Conclusão:

A atuação do fisioterapeuta atende, em parte, o preconizado pelas Diretrizes do NASF, porém, alguns princípios como o apoio matricial e a pactuação coletiva precisam ser fortalecidos.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Fisioterapia; Saúde da Família

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br