Open-access Efeitos dos métodos fisioterapêuticos em mulheres pós-operatórias com câncer de mama: revisão sistemática com meta-análise

Resumo

Introdução  O câncer de mama é caracterizado pela proliferação anormal, desordenada e rápida de células do tecido mamário; no entanto, o diagnóstico precoce e avanços no tratamento permitem maiores chances de um bom tratamento.

Objetivo  Apresentar os efeitos da fisioterapia em pacientes pós-operatórias de câncer de mama.

Métodos  Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com seleção de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Cochrane, Web of Science e SciELO.

Resultados  Foram encontradas 1.380 publicações na busca nas bases de dados seguindo a metodologia de pesquisa proposta. Após a utilização dos critérios de seleção, seis estudos (quatro ensaios clínicos randomizados e dois ensaios clínicos) foram incluídos na presente revisão sistemática. Destes estudos, três forneceram dados para a meta-análise. Os resultados desta metanálise mostraram que a variável abdução não diferiu significativamente (p = 0,11; diferença média padronizada [DMP] = 1,48; IC 95% [-0,35 a 3,3]), da mesma forma que a variável flexão não apresentou diferenças (p = 0,14; DMP = 1,21; IC 95% [0,41 a 2,82]).

Conclusão  De acordo com esta meta-análise, não foram obtidos resultados que demonstrassem melhoras nas intervenções fisioterapêuticas em mulheres após cirurgia de câncer de mama na amplitude de movimento dos membros superiores.

Câncer de mama; Fisioterapia; Pós-operatório

location_on
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro