Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Guillain-Barré associada à arboviroses no estado de Pernambuco em 2016

Resumo

Introdução:

No Brasil, em 2016, houve aumento das notificações relacionadas às síndromes neurológicas com registro anterior de doença febril compatível com infecção por arboviroses, dentre elas a Síndrome de Guillain- Barré (SGB). Trata-se da ocorrência mais frequente de paralisia flácida no mundo, causa fraqueza muscular bilateral ascendente e pode atingir as vias respiratórias.

Objetivo:

Analisar a incidência da Síndrome de Guillain- Barré associada à arboviroses em Pernambuco no ano de 2016 e descrever os casos confirmados/prováveis.

Método:

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo dos casos de SGB com histórico de infecção prévia por dengue, chikungunya ou vírus Zika, notificados à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Foram incluídos casos notificados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016 considerados suspeitos de SGB no momento da notificação. Os casos suspeitos foram investigados e classificados como confirmados/prováveis através de resultado de exame laboratorial positivo, excluída a possibilidade de infecção.

Resultados:

Foram notificados 43 casos suspeitos de SGB após infecção prévia por arbovírus. Destes, 23 foram classificados como confirmados/prováveis para os agentes etiológicos chikungunya e/ou dengue, sendo a média de idade igual a 37,22 ± 21,29 anos e maioria do sexo feminino (56,5%). A incidência anual de SGB após infecção por arbovírus foi de 0,24 casos por 100 mil habitantes no estado. O quadro neurológico foi caracterizado prioritariamente pela presença de alterações motoras (91,3%) e na marcha (78,3%).

Conclusão:

Os achados da presente pesquisa acrescentam ao conjunto de evidências sobre a possibilidade de a SGB se apresentar como uma grave complicação neurológica dessas arboviroses.

Palavras-chave:
Síndrome de Guillain-Barré; Dengue; Vírus Chikungunya; Zika Vírus.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br