Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do treinamento de força no tratamento da síndrome da dor femoropatelar - uma metanálise de ensaios clínicos randomizados

Resumo

Introdução:

A síndrome da dor femoropatelar (SDF) é uma patologia da região anterior do joelho que atinge cerca de 25% da população em algum momento da vida. Dentre os fatores causais relacionados com a SDF, destaca-se o enfraquecimento muscular.

Objetivo:

Realizar uma análise quantitativa da eficácia do exercício de força na redução da dor em portadores de SDF.

Métodos:

Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, Pubmed, EMBASE, Lilacs e Scielo, limitada entre o período de janeiro de 2005 e setembro de 2014. Os seguintes descritores foram usados, em língua inglesa: “patellofemoral pain syndrome”, “patellofemoral pain”, “retropatellar pain”, “exercise”, “exercise therapy”, “strength”, “rehabilitation”. Apenas ensaios clínicos randomizados que comparassem os efeitos do treinamento de força ao não exercício na redução da dor de portadores de SDF foram incluídos. A extração de dados foi realizada por dois autores de forma independente, utilizando indicadores de qualidade pré-definidos.

Resultados:

Total de 39 ECR’s foi identificado inicialmente na pesquisa. No entanto, apenas cinco estudos contemplaram os critérios de inclusão. O treinamento de força apresentou efeito positivo sobre a SDF (SMD = 0,85, IC: 0,45-1,25). Contudo, foi encontrada alta heterogeneidade entre os estudos (p < 0,05; I 2 = 68,3%).

Conclusão:

Evidenciou-se resposta estatisticamente positiva do treinamento de força no tratamento da SDF.

Palavras-chave:
Joelho; Treinamento de Resistência; Patela

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br