Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 quanto a força muscular respiratória, o índice de massa corpórea e a glicemia em jejum avaliados no pré e no pós-operatório de cirurgia metabólica

Resumo

Introdução:

O pulmão é considerado um dos órgãos-alvo do diabetes mellitus, como consequência das alterações secundárias à hiperglicemia crônica, comprometendo a força muscular respiratória. A cirurgia metabólica para a melhora do diabetes mellitus exerce efeitos benéficos na perda de peso e no metabolismo da glicose.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil da força muscular respiratória, avaliada por PImáx e PEmáx, o índice de massa corporal (IMC) e a glicemia em jejum de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 antes e após a cirurgia metabólica sem ressecção gástrica.

Método:

Dezessete pacientes com diabetes mellitus tipo 2 participaram do estudo. Os participantes tinham idade média de 44,8±11,81 anos.

Resultados:

Os resultados mostraram uma diminuição significativa dos valores da PEmáx no pós-operatório imediato, quando comparado ao pré-operatório (p = 0,001), enquanto não foram obtidos resultados significativos para a PImáx. Em relação ao IMC e à glicemia em jejum, observou-se perda significativa de peso e redução significativa dos níveis de glicemia de jejum no pós-operatório tardio (p = 0,006; p= 0,007, respectivamente).

Conclusão:

A PImáx e a PEmáx foram restabelecidas e resultados satisfatórios foram obtidos para IMC e glicemia de jejum no pós-operatório tardio. Mais estudos são necessários para monitorar pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia metabólica, identificando complicações e atuando no cuidado e recuperação desses pacientes.

Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Cirurgia; Força Muscular Respiratória; Índice de Massa Corporal; Glicemia em Jejum

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br