Efeitos da obesidade no equilíbrio postural e ocorrência de quedas em adultos assintomáticos

Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin Bárbara de Barros Gonze Matheus Oliveira de Jesus Rodolfo Leite Arantes Evandro Fornias Sperandio Victor Zuniga Dourado Sobre os autores

Resumo

Introdução:

Estudos prévios sugerem que o peso corporal é forte preditor do equilíbrio postural. Índice de Massa Corporal (IMC) apresenta associação com oscilação corporal aumentada. Contudo, isto é controverso já que estudos reportaram que não há diferença entre obesos e grupo controle em relação ao deslocamento do centro de pressão no equilíbrio postural (EP) estático. Além disso, a literatura é escassa sobre o impacto da obesidade sem o efeito confundidor do risco cardiometabólico.

Objetivo:

Avaliar os efeitos da obesidade no EP estático e na ocorrência de quedas em adultos assintomáticos acima de 40 anos.

Método:

O EP estático dos 624 indivíduos divididos segundo os quartis de IMC, relação cintura-quadril e cintura-altura e gordura corporal em porcentagem (% GC) foi avaliado com olhos abertos e fechados usando uma plataforma de força. As diferenças entre os quartis foram determinadas por meio de uma MANOVA e o papel da obesidade na ocorrência de quedas foi analisado por meio de regressão logística ajustada pelos principais confundidores.

Resultados:

Obtivemos correlações bivariadas fracas a moderadas entre a obesidade e o EP estático, que, após ajuste, não foram estatisticamente significativas. Observamos diferenças significativas entre primeiro e quarto quartis, sobretudo para quartis de %GC. A obesidade não se associou à ocorrência de quedas já que os valores de odds ratio perderam significância para todos os índices d e obesidade após o ajuste pelos confundidores.

Conclusão:

Obesidade apresenta pouca ou nenhuma influência na manutenção do EP estático e parece não determinar a ocorrência de quedas em indivíduos acima de 40 anos.

Palavras-chave:
Quedas; Equilíbrio Postural; Obesidade

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br