Resumo
Contextualização:
Este estudo foi motivado pela necessidade de compreender como a relação da formação dos profissionais com o sistema nacional de saúde é tratada, tanto na esfera dos serviços de saúde quanto no espaço acadêmico. Almeja contribuir para o debate sobre a inserção do fisioterapeuta no SUS ao apontar questões que precisam ser aprofundadas em estudos futuros.
Objetivo:
Analisar a produção bibliográfica nacional sobre a relação entre a formação de fisioterapeutas e sua atuação no SUS, no período de 1996 a 2010.
Métodos:
Pesquisa descritiva, com levantamento bibliográfico nas bases: LILACS, SCIELO e Banco de teses CAPES.
Resultados:
Foram encontradas 13 publicações, classificadas por: ano, tipo de publicação, região em que foi publicada e pelas categorias "diretrizes curriculares nacionais", "responsabilidade do profissional", "integralidade em saúde" e "concepções dos docentes na formação em Fisioterapia". Não houve publicação desde 1996 até 2005, ocorrendo aumento progressivo a partir deste ano. Identificou-se maior quantidade de artigos em relação aos outros tipos de publicações; importante diferença entre as regiões brasileiras, com maior prevalência de estudos no Sul (53,8%); e um maior número de publicações referentes à categoria "diretrizes curriculares nacionais".
Conclusão:
Foi possível levantar questões que giram em torno da aplicabilidade das Diretrizes Curriculares Nacionais nos projetos pedagógicos dos cursos; adequação dos docentes à realidade do SUS; investigação dos modelos de atenção à saúde abordados nos ambientes formadores; e a carência de contribuição das Instituições de Ensino Superior de cunho particular na articulação ensino-pesquisa e ensino-serviço público, contribuindo para formar uma importante agenda de estudo.
Palavras-chave:
Fisioterapia; Sistema Único de Saúde; Formação de recursos humanos.