Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados à dor na coluna vertebral em adultos do noroeste de São Paulo, Brasil: estudo de base populacional

Resumo

Introdução:

As dores na coluna vertebral tornaram-se um grave problema de saúde pública.

Objetivo:

Verificar a prevalência de dor na coluna vertebral em uma amostra de base populacional de indivíduos com idade superior a 20 anos residentes na cidade de Bauru (São Paulo, Brasil) e analisar as associações as variáveis sociodemográficas, ergonômicas, relacionadas ao estilo de vida e a morbidade referida.

Métodos:

Estudo transversal que avaliou 600 adultos com idade superior a 20 anos, de ambos os sexos, moradores da zona urbana do município. Utilizou-se um protocolo estruturado e o questionário Nórdico. Realizou-se uma análise descritiva, bivariada e multivariada por regressão logística binária.

Resultados:

A prevalência de dor nas costas foi 50,3% (IC95% 46,3 a 54,3), sendo que, 42,3% (IC95% 36,9 a 48,0) nos homens e 57,6% (IC95% 51,9 a 63,0) nas mulheres com diferença estatisticamente significativa (p = 0,001). Diferentes variáveis permaneceram nos modelos finais ao se considerarem, em separado, o sexo masculino e o feminino. Ser viúvo e separado e tabagismo para o sexo masculino e, para o feminino, ser viúva e separada, trabalho na postura sentada e exercer atividades ocupacionais que exigem transporte e carregamento de peso.

Conclusão:

Verificou uma prevalência alta de dor na coluna vertebral na população de Bauru e marcante associação com marcante associação com os viúvos/separados, em ambos os sexos, com as mulheres que exercem suas atividades ocupacionais, geralmente ou sempre, na postura sentada, naqueles que transportam e carregam pesos regulamente no trabalho e nos homens tabagistas.

Palavras-chave:
Epidemiologia; Coluna Vertebral; Dor Lombar; Dor Cervical; Fatores de Risco

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br