Acessibilidade / Reportar erro

Dupla tarefa durante a marcha entre idosos com comprometimento cognitivo leve e Alzheimer: revisão sistemática

Resumo

Introdução:

Estudos relatam que alterações da mobilidade podem estar presentes em fases iniciais da doença de Alzheimer (DA) ou mesmo em estágios prévios como o comprometimento cognitivo leve (CCL). O uso de testes motores, envolvendo dupla tarefa, pode facilitar o rastreio e a diferenciação entre idosos com CCL de DA.

Objetivo:

verificar se testes de marcha associada a tarefas secundárias conseguiriam diferenciar idosos com CCL de DA.

Métodos:

Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Medline e Scielo. Dos artigos incluídos, foram coletados informações quanto ao ano do estudo, dados da amostra avaliada e teste de dupla tarefa utilizada.

Resultados:

As bases de dados foram acessadas durante novembro de 2014 e agosto de 2015, sendo obtidos ao todo 198 textos científicos. Após a leitura primeiramente dos resumos, posteriormente dos textos completos, foram inseridos cinco artigos para a revisão. Dos artigos inseridos, observou-se redução da velocidade da marcha e comprimento do passo em idosos com DA, utilizando funções executivas e contagem recressiva como tarefas cognitivas secundárias. O tipo de CCL parece influenciar na diferenciação com DA.

Conclusão:

A revisão mostrou que há testes de marcha associada a uma tarefa que diferenciam idosos com CCL de DA. Enfatiza-se a realização de novos estudos envolvendo essa temática com o intuito de obter notas de corte e facilitar medidas de prevenção, diagnóstico precoce e observação da evolução da alteração cognitiva na prática clínica de idosos.

Palavras-chave:
Cognição; Demência; Idoso; Marcha

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br